A Prefeitura de Paranaguá (PR) segue implementando tecnologias digitais de qualificação da gestão pública municipal incluindo, agora, a oferta do serviço de revisão do Cadastro Imobiliário pelo Aplicativo Atende.Net. Assim, a maior cidade do litoral paranaense, com cerca de 157 mil habitantes (IBGE/2021), facilita e agiliza o trabalho dos agentes de campo, além de melhorar a prestação de serviços.
O secretário de Urbanismo, Koiti Takiguti, salienta que o uso do aplicativo está trazendo muitas facilidades para o trabalho de revisão dos cadastros imobiliários.
“Estamos em fase final de implantação dessa solução que permite fazer as atualizações cadastrais dos imóveis, do IPTU e das taxas em tempo real no sistema via App, mas já percebemos agilidade no atendimento dos munícipes e no trabalho de fiscalização. Parabenizo a equipe IPM pela tecnologia”, destaca o secretário Takiguti.
O fiscal de Urbanismo Cristiano Cunha está usando a ferramenta em campo, e aprova a novidade. Ele relata que o App agilizou o trabalho dos fiscais da Prefeitura que são responsáveis pela atualização do cadastro imobiliário.
“Estamos conseguindo atender com mais rapidez a grande demanda de processos administrativos, e a atualização em tempo real agiliza e facilita todo o processo. A carga de trabalho diminui, melhorando a capacidade de execução de mais atualizações no sistema, gerando mais arrecadação para o município”, salienta Cristiano.
Conforme explica o fiscal, a ferramenta também reduz a possibilidade de erro, por ser on-line e realizar a atualização automática dos dados.
“A atualização em tempo real proporciona rapidez e precisão dos dados cadastrais no sistema. O formulário impresso deixa de existir, o que contribui na economia dos gastos do município e tem uma relevante contribuição para o meio ambiente. Quero, aqui, agradecer ao Prefeito e ao Secretário de Urbanismo por dar essa grande autonomia aos Servidores ao participarem do planejamento e implantação de novas tecnologias de trabalho”, finaliza Cristiano.
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Os fiscais de Urbanismo Eduardo da Costa Demétrio e Cristiano Cunha, da Prefeitura de Paranaguá, aprovaram a novidade no trabalho de campo do cadastro imobiliário. Foto: Milton Cezar Honório/Divulgação.
A IPM oferece solução completa para gestão pública municipal, abrangendo contabilidade, tributos, dívida ativa, social, saúde, educação, meio ambiente, frotas, memorando, entre várias outras. Tudo na plataforma única de dados cloud computing Atende.Net, o que permite gerar indicadores com informações atualizadas em tempo real, bem como eliminar duplicação de cadastros.
A inovação que está sendo implantada em Paranaguá é uma das diversas facilidades oferecidas pelo módulo Arrecadação do Atende.Net IPM, que é utilizado na Prefeitura. Com isso, fica simples e fácil cruzar dados, gerar relatórios e indicadores, inclusive disponibilizar dados em tempo real para outras pastas, como Fiscal, Vigilância Sanitária e Portal da Transparência, por exemplo.
Conforme salienta Marcelo Alvin Kiefer, coordenador de Desenvolvimento Tributário IPM, Paranaguá está se modernizando constantemente, obtendo uma gestão pública cada vez mais ágil, eficiente e, principalmente, inteligente.
“O caso do Boletim de Cadastro Imobiliário (BCI) é um ótimo exemplo. De forma geral, os municípios realizam o serviço de revisão do Cadastro Imobiliário indo a campo com uma prancheta, para preenchimento manual. Quando retornam à Prefeitura, então, precisam atualizar esses dados no sistema de gestão, o que consome muito tempo e pode resultar em erros de digitação. Mas, em Paranaguá, esse trabalho agora é realizado com tablets, e os dados são atualizados em tempo real no software Atende.Net via uso do App”, explica Kiefer.
Ou seja, em Paranaguá, agora recadastramento imobiliário, vistoria do imóvel, revisão de área construída e dados cadastrais de topografia e pedologia, assim como fotos atualizadas do imóvel, entre várias outras informações, são realizados de forma muito mais simples e rápida.
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