Prefeitura de Paranaguá usa App para revisar Cadastro Imobiliário

Prefeitura de Paranaguá inova com revisão de Cadastro Imobiliário via App

Arrecadação
24 fev 2023

A Prefeitura de Paranaguá (PR) segue implementando tecnologias digitais de qualificação da gestão pública municipal incluindo, agora, a oferta do serviço de revisão do Cadastro Imobiliário pelo Aplicativo Atende.Net. Assim, a maior cidade do litoral paranaense, com cerca de 157 mil habitantes (IBGE/2021), facilita e agiliza o trabalho dos agentes de campo, além de melhorar a prestação de serviços.

O secretário de Urbanismo, Koiti Takiguti, salienta que o uso do aplicativo está trazendo muitas facilidades para o trabalho de revisão dos cadastros imobiliários.

“Estamos em fase final de implantação dessa solução que permite fazer as atualizações cadastrais dos imóveis, do IPTU e das taxas em tempo real no sistema via App, mas já percebemos agilidade no atendimento dos munícipes e no trabalho de fiscalização. Parabenizo a equipe IPM pela tecnologia”, destaca o secretário Takiguti.

O fiscal de Urbanismo Cristiano Cunha está usando a ferramenta em campo, e aprova a novidade. Ele relata que o App agilizou o trabalho dos fiscais da Prefeitura que são responsáveis pela atualização do cadastro imobiliário. 

“Estamos conseguindo atender com mais rapidez a grande demanda de processos administrativos, e a atualização em tempo real agiliza e facilita todo o processo. A carga de trabalho diminui, melhorando a capacidade de execução de mais atualizações no sistema, gerando mais arrecadação para o município”, salienta Cristiano. 

Conforme explica o fiscal, a ferramenta também reduz a possibilidade de erro, por ser on-line e realizar a atualização automática dos dados.

“A atualização em tempo real proporciona rapidez e precisão dos dados cadastrais no sistema. O formulário impresso deixa de existir, o que contribui na economia dos gastos do município e tem uma relevante contribuição para o meio ambiente. Quero, aqui, agradecer ao Prefeito e ao Secretário de Urbanismo por dar essa grande autonomia aos Servidores ao participarem do planejamento e implantação de novas tecnologias de trabalho”, finaliza Cristiano.

>> Tecnologia de inteligência fiscal melhora o controle e aumenta a arrecadação

>> Importe dados do Simples Nacional e aumente a arrecadação municipal

>> 5 motivos para ter um sistema de gestão pública com Inteligência Artificial

Eduardo da Costa Demétrio e Cristiano Cunha Cargo de ambos Fiscal de Urbanismo Foto Milton Cezar Honório Divulgação Paranagua

Os fiscais de Urbanismo Eduardo da Costa Demétrio e Cristiano Cunha, da Prefeitura de Paranaguá, aprovaram a novidade no trabalho de campo do cadastro imobiliário. Foto: Milton Cezar Honório/Divulgação.

Adeus às pranchetas e tabelas manuais

A IPM oferece solução completa para gestão pública municipal, abrangendo contabilidade, tributos, dívida ativa, social, saúde, educação, meio ambiente, frotas, memorando, entre várias outras. Tudo na plataforma única de dados cloud computing Atende.Net, o que permite gerar indicadores com informações atualizadas em tempo real, bem como eliminar duplicação de cadastros.

A inovação que está sendo implantada em Paranaguá é uma das diversas facilidades oferecidas pelo módulo Arrecadação do Atende.Net IPM, que é utilizado na Prefeitura. Com isso, fica simples e fácil cruzar dados, gerar relatórios e indicadores, inclusive disponibilizar dados em tempo real para outras pastas, como Fiscal, Vigilância Sanitária e Portal da Transparência, por exemplo.

Conforme salienta Marcelo Alvin Kiefer, coordenador de Desenvolvimento Tributário IPM, Paranaguá está se modernizando constantemente, obtendo uma gestão pública cada vez mais ágil, eficiente e, principalmente, inteligente. 

“O caso do Boletim de Cadastro Imobiliário (BCI) é um ótimo exemplo. De forma geral, os municípios realizam o serviço de revisão do Cadastro Imobiliário indo a campo com uma prancheta, para preenchimento manual. Quando retornam à Prefeitura, então, precisam atualizar esses dados no sistema de gestão, o que consome muito tempo e pode resultar em erros de digitação. Mas, em Paranaguá, esse trabalho agora é realizado com tablets, e os dados são atualizados em tempo real no software Atende.Net via uso do App”, explica Kiefer.

Ou seja, em Paranaguá, agora recadastramento imobiliário, vistoria do imóvel, revisão de área construída e dados cadastrais de topografia e pedologia, assim como fotos atualizadas do imóvel, entre várias outras informações, são realizados de forma muito mais simples e rápida.

>> Conheça o Starter IPM e facilite a abertura de empresas no seu Município

>> IPM Saúde é eleita a melhor solução do Brasil para Smart Cities

>> Fintech para gestão pública permite pagamentos de tributos em até 12x

Abaixo, confira algumas das diversas funcionalidades oferecidas pelo módulo Arrecadação IPM no que se refere ao Cadastro Imobiliário:

  • Replica cadastros imobiliários, exceto a inscrição imobiliária, facilitando e agilizando o trabalho dos Servidores públicos.
  • Fazer alterações em massa nos cadastros imobiliários, facilitando a atualização cadastral desses registros. 
  • Possibilita alterar cadastros específicos, aplicando filtros como bairro e/ou logradouro, assim como proprietário, de forma que todos os imóveis em nome dessa pessoa sejam alterados.
  • Se a Prefeitura utilizar o módulo Vigilância Sanitária IPM, poderá registrar dois tipos de cadastros imobiliários: Rural ou Terreno, inclusive, relacionando proprietário único ou pessoas que dividem a propriedade do imóvel, e indicando a porcentagem (%) de propriedade de cada um.
  • Permite gerar um arquivo com os dados dos cadastros imobiliários para a utilização de georreferenciamento.
  • Faz envio de avisos aos cidadãos, tanto por unidade quanto por grupos, a qual é exibida em todas as rotinas do sistema em que este cliente for informado, e para as unidades e grupos de usuário configurados.
  • Se a Prefeitura utilizar o módulo Procuradoria IPM, ficará fácil consultar informações do executado no processo, como o CPF, endereços, bairros, cidades e logradouros.
  • Possibilita importar arquivos do sistema CEDO – Controle Eletrônico de Devolução de Objetos do Correios. Assim, se a correspondência for destinada ao contribuinte, ela será exibida no histórico de averbação da rotina de consulta de pessoas. Mas se for destinada ao imóvel, como no caso de IPTU, o histórico será exibido na rotina de cadastro imobiliário.
  • Realiza a transferência do imóvel e também a emissão da taxa a ser paga pelo contribuinte.
  • Permite congelar juros e multas de massa falida.
  • Dependendo da legislação municipal, as solicitações de alteração cadastral podem ser configuradas para serem deferidas ou indeferidas automaticamente, ou para utilizar a análise manual dos fiscais em casos específicos.
  • Entre várias outras rotinas.

Leia também:

>> Inteligência Artificial da IPM ajuda a combater a evasão escolar

>> Gestão preditiva com IA facilita planejamento urbano e reduz filas de espera

>> Rio do Sul é o mais rápido do Brasil em abertura de empresas

>> Nova Lei de Contratos e Licitações será obrigatória em 01/04/2023

>> 8 razões para usar tecnologia IPM na contabilidade pública

>> Radar da Transparência Pública 2022 destaca 87 clientes IPM

 

Leve essa solução inovadora para o seu Município!

Fale com um consultor IPM, peça uma demonstração

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página