Com a tecnologia da IPM, a população pode se autoatender de forma simples e intuitiva. São mais de 300 serviços disponíveis em qualquer lugar e hora, inclusive pelo smartphone com o Aplicativo Atende.Net. O software oferece ainda recurso de Videoatendimento, que permite munícipes, fornecedores e credores, por exemplo, conversarem em tempo real com o servidor com segurança e qualidade, sem deslocamentos.
O Atende.Net oferece serviço de ouvidoria completo e simples, que facilita e agiliza o acolhimento das demandas dos cidadãos, ampliando a qualidade dos serviços prestados. O munícipe pode apresentar sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias sobre a prestação de serviços públicos, em qualquer hora e dia, por ser 100% em nuvem. Ainda, a funcionalidade otimiza o trabalho dos responsáveis pela apuração, garantindo celeridade ao encaminhamento às áreas competentes.
O Portal da Transparência possibilita acompanhar a gestão pública de perto, acessando informações sobre receitas, gastos na manutenção dos serviços e investimentos. Ainda, oferece informações detalhadas sobre os pagamentos para fornecedores, pagamentos de diárias aos servidores, convênios e repasses ao órgão, subvenções sociais, além de outras informações de interesse da sociedade. Assim, aumenta a transparência acerca da gestão pública, permitindo ao cidadão participar e fiscalizar a utilização dos recursos.
O aplicativo Atende.Net é uma extensão do sistema de gestão pública municipal Atende.Net, sendo o App mais baixado e mais bem avaliado do segmento no Google Play. Seu acesso pode ser realizado por meio do Login Único da plataforma Gov.Br, oferecendo inúmeras facilidades tanto para prefeitos, secretários e demais gestores públicos, quanto para Servidores públicos e Munícipes. Por exemplo, por ele é possível tramitar processos e assinar documentos digitalmente, acessar indicadores e relatórios em tempo real, registrar e conferir registro de ponto, consultar holerite, agendar consultas médicas, acessar resultados de exames médicos, realizar teleconsultas, parcelar ou pagar taxas e impostos como IPTU, ITBI e ISS, abrir empresas, emitir Nota Fiscal Eletrônica, registrar demandas na Ouvidoria, etc.
O Atende.Net também oferece à gestão municipal a possibilidade de habilitar um Website personalizado. Desta forma, o cidadão acessa o site da Prefeitura e encontra uma primeira tela com todos os serviços, como autoatendimento, Portal do Cidadão, Portal da Transparência, links úteis e notícias, por exemplo.