8 razões para usar tecnologia IPM na contabilidade pública
IPM - Blog
Contabilidade Contabilidade

Se a Prefeitura da sua cidade usa planilhas em papel, tabelas em Excel, sistema desktop e, ainda, precisa ir de setor em setor para cobrar informações e/ou pegar assinaturas e carimbos, lamento dizer, mas ela está ultrapassada! Especialmente quando se fala de uma área vital e complexa como a contabilidade pública, que exige um sistema de gestão muito apurado. Por isso, a modernização com aplicação de tecnologia cloud computing é fundamental.

E o motivo é simples: ela permite que os governos sejam verdadeiramente digitais, dispensando o uso de papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras, departamento pessoal, etc. As assinaturas são inseridas eletronicamente em qualquer momento, inclusive pelo smartphone. Tudo é feito pela Internet, em uma plataforma web única, como o Atende.Net IPM, que também realiza todos os trâmites desses processos, fazendo os devidos lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas da gestão pública. 

Ou seja, utilizando a tecnologia certa, a Administração Municipal obtém celeridade, confiabilidade e transparência, com expressiva redução de gastos com papéis, impressões, correios, arquivo morto, além do tempo de Servidores municipais. Como resultado, vem a eficiência e a qualificação da prestação dos serviços aos cidadãos.

A seguir, listamos 8 das principais razões de se implantar a tecnologia cloud computing Atende.Net IPM como sistema de gestão da contabilidade pública municipal:
  • Gestão qualificada e ágil
  • Economia com aumento da segurança
  • Planejamento e Orçamento com indicadores gerados em tempo real
  • Gestão Patrimonial e Contábil sem redigitação
  • Gestão Financeira com movimentações automáticas
  • Prestação de Contas auditável e transparente
  • Controle interno com acesso a dados a qualquer momento
  • Contempla as determinações do Siafic

Use o sistema de tecnologia cloud computing Atende.Net da IPM na contabilidade pública municipal

Software de gestão pública Atende.Net, da IPM, é desenvolvido com tecnologia cloud computing e base única de dados para todos os departamentos da Prefeitura, com publicação automática no Portal da Transparência, podendo ser acessado 24h, em qualquer dia, via computador, tablet ou celular com Internet. Foto: IPM.

>> Importe dados do Simples Nacional e aumente a arrecadação municipal

>> Fintech para gestão pública permite pagamentos de tributos em até 12x

>> São José tem 76 bancos de dados migrados para Atende.Net em 8 dias

Agora, entenda melhor cada uma das 8 principais razões de se usar a solução tecnológica cloud computing Atende.Net IPM como sistema de contabilidade pública do seu Município:

1. Gestão qualificada e ágil 

A tecnologia IPM reduz a burocracia, com a utilização de ferramentas como workflow e processo digital, que permitem automatizar rotinas internas complexas e tornar a comunicação mais rápida e segura. Então, processos antes manuais ou que precisavam de importação de arquivos podem ser realizados de forma automatizada, dando grande agilidade a ações como empenhamento da folha de pagamento e contabilização de receitas, dentre muitas outras.

2. Economia com aumento da segurança 

Utilizando tecnologia de última geração cloud computing, não é mais preciso armazenar documentos físicos (nem realizar a sua impressão), pois os dados são armazenados de forma virtual. Sendo assim, todos os documentos legais (Livro Diário, Razão, Balancetes, Relatórios Legais) são gerados e armazenados em nuvem.

Por ser uma solução de base de dados única, as informações da gestão interagem entre as diferentes secretarias e instituições, evitando retrabalho e gerando mais segurança com uma gestão baseada em dados, sem falar que segue as determinações da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei Nº 13.709/2018).

3. Planejamento e Orçamento com indicadores gerados em tempo real

A partir de um software de gestão com cadastro único, integrado aos outros setores administrativos, é possível realizar o planejamento orçamentário e executá-lo com mais facilidade. Os dados do sistema de contabilidade pública ficam disponíveis em tempo real, permitindo acessar tudo sobre receitas e despesas atualizadas instantaneamente em nuvem. Portanto, o gestor tem controle efetivo do setor financeiro, com dados fidedignos, para uma gestão data-driven.

>> 5 motivos para ter um sistema de gestão pública com Inteligência Artificial

>> Inteligência Artificial da IPM ajuda a combater a evasão escolar

>> Gestão preditiva com IA facilita planejamento urbano e reduz filas de espera

4. Gestão Patrimonial e Contábil sem redigitação

Com o software Atende.Net, a gestão pública municipal tem controle das movimentações realizadas no setor de Patrimônio e Almoxarifado, incluindo lançamentos de depreciação e baixa de depreciação, de forma automática. Além de contar com empenhamento automático das ordens de compras emitidas pelo setor, sem necessidade de redigitação de dados – o que mitiga erros.

Ou seja, o Atende.Net conta com as funcionalidades Gerenciador de Empenhos, Restos e Liquidações, Reserva Dotação, Superávit Financeiro, Controle de Multa de Trânsito, Empenhos de Ordens de Compra e Folha de Pagamento, Requisição Contábil, Despesas a Apropriar, Cálculo Retenção de Terceiros, Cadastros, Consultas e Relatórios detalhados. 

E também envia dados e relatórios diretamente aos órgãos reguladores. Tudo pela Internet e sem necessidade de ficar digitando dados. E mais: as publicações necessárias no Portal da Transparência ocorrem de forma automática.

5. Gestão Financeira com movimentações automáticas

As movimentações do sistema tributário são automaticamente enviadas para o setor de contabilidade pública. Registros de Dívida Ativa, débitos do exercício e restituições de pagamentos são contabilizados e armazenados em nuvem. Ainda, as informações contábeis também podem ser acessadas pelo setor de Planejamento e Orçamento, que gerencia os detalhes relacionados a PPA, LDO e LOA. Veja as principais facilidades oferecidas pelo Atende.Net IPM – tudo feito pela Internet e com atualização em tempo real:

  • Plano Plurianual (PPA): Cadastros, Consultas, Relatórios, Plano de Contas, Previsão de Receita e Despesa, Transferência Financeira, Alteração Orçamentária.
  • Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO): Cadastros, Consultas, Relatórios, Alienação de Bens, Expansão da Despesa, Memórias de Cálculo, Renúncia de Receita, Riscos Fiscais, Obras e Conservação do Patrimônio.
  • Lei Orçamentária Anual (LOA): Cadastros, Consultas, Relatórios, Cronograma de Desembolso, Metas de Arrecadação, Programação Cotas de Despesa, Restos e Receita.

6. Prestação de Contas auditável e transparente

A partir do software unificado da IPM, todas as informações referentes a Despesas e Receitas são salvas na nuvem e, no momento de prestar contas, os arquivos são gerados em poucos cliques. Então bastará o usuário enviá-los diretamente para SIOPE; SIOPS; SICONFI; Lei de Responsabilidade Fiscal; Tribunal de Contas; Programação Financeira; entre outros.

Ainda, a plataforma disponibiliza outras funcionalidades, como Programação de Pagamentos, Conciliação Bancária, Gerenciador de Cheques, Controle de Diárias e Doações. Tudo auditável e com maior transparência.

>> IPM lança Inteligência Artificial para guiar ações de governo

>> IPM Saúde é eleita a melhor solução do Brasil para Smart Cities

>> Entenda o que é Data Science, Machine Learning, Assistente Virtual, Chatbot e Inteligência Artificial

7. Controle interno com acesso a dados a qualquer momento

O software de plataforma única 100% em nuvem Atende.Net (que é nativo WEB, sem emuladores) contribui para a transparência das contas públicas, devido à confiabilidade de seus dados contábeis.

Por ser uma tecnologia única que reúne as informações de todos os departamentos, facilita a organização e o controle dos processos internos, com cruzamento de dados e geração de gráficos e relatórios completos. Ainda, permite acessar dados de auditorias e instruções normativas ou emitir pareceres e notificações em qualquer momento e horário (24×7).

8. Contempla as determinações do Siafic

O sistema cloud computing para gestão da contabilidade pública da IPM está alinhado às determinações do novo Siafic – Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle, instituído pelo Decreto nº 10.540/2020

A normativa tornou-se obrigatória em 01/01/2023, trazendo como principal mudança o fato de que todas as instituições, órgãos e poderes de um mesmo ente federativo devem ter um único Siafic, ou seja, devem usar a mesma tecnologia, a qual precisa ter base compartilhada de dados. Além disso, deve ser integrada aos sistemas estruturantes (gestão de pessoas, patrimônio, controle, etc), unindo o registro de todos os atos e fatos da administração orçamentária, financeira e patrimonial. 

Ou seja, não são mais aceitos sistemas de fornecedores diferentes, tampouco integrações que usem rotinas de atualização (com digitação, carregamento de dados, Webservice, API, etc). Para garantia da transparência essa tecnologia deve atualizar e disponibilizar os dados em tempo real à população. 

O software Atende.Net, da IPM, trabalha justamente dessa forma há mais de uma década (desde 2012). No vídeo abaixo, veja como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes, transformando o futuro das pessoas.

Leia também:

>> 10 usos da tecnologia IPM Starter que facilitam a abertura de empresas no Município

>> Radar da Transparência Pública 2022 destaca 87 clientes IPM

>> IPM eComunica simplifica a comunicação pública 

>> Gestão de Obras e Posturas: 7 benefícios do uso da tecnologia 

>> Gestão municipal da água: 6 vantagens do uso da tecnologia 

 

Leve essa solução inovadora para o seu Município!

Peça aqui para falar com um consultor IPM

Siga a IPM no LinkedIn, Facebook, Twitter, Instagram e YouTube

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página