A solução tem as funcionalidades de painel digital, prontuários eletrônicos, classificação de atendimento de acordo com a gravidade de cada caso e identificação dos pacientes por biometria. Também facilita a interação entre unidade de saúde e paciente, a partir do envio de mensagens via SMS.
Com os serviços automatizados, o cidadão conta com autoatendimento pela Internet, não precisando deslocar-se até o órgão público. O IPM Saúde permite marcar consultas, verificar resultados de exames e disponibilidade de medicamentos na rede pública, entre outros serviços, tudo on-line. Ao mesmo tempo, gera um Prontuário Eletrônico que pode ser consultado pelos profissionais da área da saúde remotamente de qualquer unidade de atendimento. Ainda, o sistema garante transparência à Gestão Pública, uma vez que os gastos com materiais e contratações ficam disponíveis para consultas da população. E os indicadores são atualizados em tempo real.
O IPM Saúde oferece diversas soluções contemplando e-SUS, Controle de Zoonoses, Agente Comunitário de Saúde (ACS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Sistemas de Informação Ambulatorial (SIA), Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde (RAAS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Sistema de Cadastramento de Usuários do SUS (CadSUS) e Base Nacional de Dados de Ações e Serviços de Assistência Farmacêutica (BNDASAF).
Entre as facilidades oferecidas pelo IPM Saúde estão: serviço via app, autoatendimento, videoatendimento, processos judiciais, ações programáticas, validação via QR Code, controle de pandemias, identificação biométrica, Portal da Transparência, leitor de código de barras, assinatura digital (ICP-Brasil), prontuário multiprofissional (SOAP), prontuário eletrônico do paciente (PEP), integração com sistemas terceiros (PACS), entre outros.
O IPM Saúde permite o gerenciamento completo dos processos da saúde do município de forma intuitiva. Os Servidores compartilham o mesmo banco de dados, assim, facilitam e agilizam os atendimentos. A solução permite, com poucos cliques, acessar informações de Unidades de Saúde, UPAs, atenção básica, laboratórios, farmácias e transportes.