Rio do Sul é o mais rápido do Brasil em abertura de empresas

Mapa das Empresas: Rio do Sul é o mais rápido do Brasil em abertura de empresas

Cases
26 jan 2023

O Ministério da Economia divulgou o boletim do 3º quadrimestre de 2022 do Mapa das Empresas, neste mês de janeiro, revelando o tempo para abertura de empresas. Rio do Sul (SC) ficou em 1º lugar entre todos os municípios do Brasil, tendo o menor tempo de análise da consulta de viabilidade: 21 minutos. Conforme o levantamento, o tempo médio no País é de 1 dia. 

A administração municipal rio-sulense comemora o resultado, destacando a grande evolução da agilidade para que o empresário consiga um CNPJ. E destaca que, em 2019, o Painel Mapa de Empresas mostrava que o tempo de espera era de 14 dias. No 1º semestre de 2022, após implementação do novo módulo Starter da IPM e funcionalidades no sistema de gestão municipal Atende.Net, o prazo ficou abaixo de 14 horas.

“Implementamos ferramentas de gestão e tecnologia, além de políticas públicas de desburocratização, atendimento e melhorias para o ambiente de negócios. É um trabalho de equipe, com amplo estudo e aperfeiçoamento, e que sabíamos que seria questão de tempo até chegarmos a um tempo recorde”, diz o prefeito José Thomé.

Em maio de 2022, Rio do Sul aderiu à RedeSim via integração com o módulo Starter do software de gestão municipal Atende.Net, da IPM Sistemas. Com isso, transformou a dinâmica para abertura de empresas, que se tornou muito mais ágil e simples. Desde então, tudo é feito em questão de minutos, de forma on-line, sem uso de papel, deslocamentos ou filas. Inclusive, virou case de sucesso do Brasil Mais Simples – Etapa Santa Catarina, realizado pelo Sebrae em junho de 2022.

Rio do Sul é o mais rápido do Brasil em abertura de empresas

Rio do Sul (SC) utiliza a tecnologia cloud computing Starter, desenvolvida pela IPM, que permite abrir empresas em minutos. Imagem: Reprodução.

Confira outras conquistas recentes de Rio do Sul relacionadas ao fomento do empreendedorismo local:

> Rio do Sul recebe Selo Ouro do Sebrae como Referência em Atendimento 2022

> Rio do Sul vence prêmio nacional do Sebrae de Cidade Empreendedora 2022

> Rio do Sul recebe título de Prefeito Inovador 2022 ao qualificar gestão pública

> Rio do Sul é destaque nacional em ranking nacional do Sebrae 2021

Tecnologia com automação de rotinas acelerou processo

Rio do Sul bateu seu recorde de abertura de empresas em 2022, com mais 2 mil novos CNPJs, chegando à marca de 11 mil empresas ativas. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Fiamoncini, observa que a implantação de sistemas informatizados melhoraram a qualidade e a eficiência do atendimento ao empreendedor, e que, junto com a equipe da Casa do Empreendedor, os serviços de Rio do Sul são referência. 

“Trabalhamos muito para conquistar objetivos que eram ousados, mas viáveis. E a sociedade nos cobrava resultados também. E por isso obtivemos esta marca que é muito significativa”, salienta o secretário Paulo Fiamoncini.

Além da total adequação à legislação vigente, a implantação da tecnologia Starter IPM resultou em ganhos em questão de tempo, tanto de trabalho dos Servidores quanto para resposta aos empreendedores. O que se vê com o resultado do levantamento do Mapa das Empresas. Isso porque o processo agora está automatizado, não sendo necessária a intervenção humana para as análises. 

“Nós criamos um mecanismo no Atende.Net que importa o Plano Diretor do Município, de forma que os processos de solicitação de viabilidade de empresas ficam automatizados. Além disso, os pedidos de alterações e baixas de empresas também estão 100% integrados”, explica o engenheiro especializado em gestão pública Marcelo Alvin Kiefer, que é o coordenador de Desenvolvimento de Soluções de Tributação da IPM.

Resultado de Rio do Sul é destaque na imprensa

O colunista Renato Igor destacou, no portal NSC Total da empresa NSC Comunicação (afiliada Globo em SC), a conquista de Rio do Sul.

Mapa das Empresas: Rio do Sul é o mais rápido do Brasil em abertura de empresas

Leia também:

>> 5 motivos para ter um sistema de gestão pública com Inteligência Artificial

>> Inteligência Artificial da IPM ajuda a combater a evasão escolar

>> Gestão preditiva com IA facilita planejamento urbano e reduz filas de espera

>> 10 usos da tecnologia cloud Starter que facilitam a abertura de empresas

>> IPM eComunica simplifica a comunicação pública 

 

Peça uma demonstração aos consultores IPM

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página