Inteligência Artificial Dara ajuda no combate à evasão escolar
IPM - Blog
Inteligência Artificial Inteligência Artificial

Imagine que você mora em um Município onde não faltam vagas em creches, as escolas têm infraestrutura planejada, o transporte escolar é eficiente e a evasão escolar é identificada e prevenida antes de acontecer. Pois essa é exatamente a proposta de Dara, a primeira Inteligência Artificial aplicada à gestão pública abrangente, e 100% nacional.

Lançada em maio de 2023 pela GovTech brasileira IPM Sistemas, Dara foi desenvolvida e treinada com milhões de parâmetros para ser capaz de orientar os gestores públicos a obterem as melhores soluções para dúvidas como:

  • “Qual é o ponto ideal do Município para a implantação de uma nova creche?”
  • “Quantas vagas de creches serão necessárias daqui a três anos?”
  • “O que mudar na infraestrutura para reduzir o tempo de deslocamento dos estudantes?”
  • “O que pode estar causando a evasão escolar para esse grupo de alunos?”

Desenvolvida com apoio de professores, técnicos e gestores públicos, Dara “vê” o Município como um todo e indica em quais unidades de ensino é mais importante investir na ampliação de vagas, por exemplo. Afinal, os bairros crescem em ritmos diferentes, apresentando mudanças significativas em pouco tempo e de difícil identificação. 

“Com as projeções da Dara, que vão muito além da capacidade humana, conseguimos antecipar essa mudança e apoiar o gestor público nas decisões de investimento. A IA tem foco em qualidade de vida, praticidade, mobilidade urbana, e impulsionamento dos serviços públicos essenciais, para uma gestão pública proativa das filas para vagas na educação e em outras áreas, permitindo estruturação prévia. E queremos que os gestores consigam tomar decisões hoje que vão impactar positivamente no futuro, e não viver decidindo olhando pelo retrovisor”, explica a líder de IA da IPM, Ana Mees, que é formada em Engenharia Biomédica e Eletrônica pela Duke, uma das mais prestigiadas do mundo.

IPM lança inteligência artificial Dara para guiar ações de governo

Exemplo de tela da IA Dara, que tem a capacidade de apresentar os motivos da evasão escolar, reconhecendo e identificando a realidade de cada Município, escola, turma, e aluno. Imagem: IPM/Reprodução.

Por que é importante combater a evasão escolar?

A evasão escolar causa, todos os anos, perdas estimadas em R$ 220 bilhões no Brasil, um número alarmante que foi revelado pelo estudo “Consequências da Violação do Direito à Educação”, elaborado pelo Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa e a Fundação Roberto Marinho. Um problema que precisa de soluções urgentes por parte dos gestores públicos, até porque não se trata apenas de dinheiro, e sim de vidas, dignidade, e desenvolvimento econômico.

Conforme outro levantamento, feito por Firjan, Sesi e PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, apenas 46% dos jovens mais pobres concluem o ensino básico. Como consequência, os outros 54% que abandonam o ensino básico encontram dificuldade para conseguir emprego, e quando conseguem têm remuneração entre 20% e 25% inferior, além de terem sua qualidade de vida seriamente comprometida e de ficarem mais expostos à violência. Ou seja, tanto a economia municipal quanto o bem-estar social são diretamente afetados.

A estimativa dos pesquisadores é que, para cada ponto percentual que for reduzido da evasão, teríamos 550 homicídios a menos a cada ano. Dessa forma, diminuir em 17% o abandono escolar da educação básica significaria cerca de 11 mil homicídios a menos por ano no Brasil. 

>> 8 vantagens de usar software cloud IPM de gestão escolar municipal

>> IPM lança inteligência artificial Dara para guiar ações de governo

>> São José tem 76 bancos de dados migrados para o Atende.Net em 8 dias

>> IPM Saúde é eleita a melhor solução do Brasil para Smart Cities

E como os gestores públicos podem evitar o abandono escolar? 

Para a IPM, pioneira em sistemas cloud e inteligência artificial para gestão pública, o caminho é um só: utilizar o que há de mais moderno em tecnologia para gestão. Foi pensando assim que desenvolveu Dara, uma ferramenta que é totalmente integrada ao já consolidado Atende.Net, a solução de plataforma única para gestão pública de ponta a ponta e 100% em nuvem.

Dentre suas habilidades iniciais, Dara consegue antecipar processos como a evasão escolar, assim como apoiar no planejamento da infraestrutura das cidades e mobilidade urbana, que são áreas diretamente relacionadas à qualidade e sucesso da educação básica.

Conforme explica Ana Mees, Dara é uma inteligência artificial proprietária, que usa machine learning para antecipar problemas, apresentar soluções e otimizar gastos públicos. Ou seja, ela considera a realidade única de cada aluno, turma, e município, além de aprender e melhorar ainda mais com o tempo. E foi treinada para atuar no combate à evasão escolar considerando cada aluno de forma holística, em uma análise 360º dos dados já disponíveis no sistema de gestão, o Atende.Net.

Dessa forma, é capaz de prever o abandono de forma que a gestão possa atuar em ações preventivas. Ou seja, aponta como melhorar as instituições de ensino, indicando exatamente quais fatores influenciam, e de que forma, além de fornecer um panorama completo da educação municipal. E vem apresentando resultados com acurácia superior a 95%

Essa nova tecnologia IPM não só aponta cenários ideais como também inclui explicações sobre as razões para cada escolha. “A decisão final sempre será do gestor, mas ele não vai ter que escolher entre um caminho ou outro às cegas”, reforça a engenheira Ana.

>> Vídeo: Dara, a primeira Inteligência Artificial da IPM

Leia também:

>> IPM eComunica simplifica a comunicação pública 

>> Gestão de Obras e Posturas: 7 benefícios do uso da tecnologia 

>> Gestão de cemitérios: tecnologia facilita o trabalho das Prefeituras

>> Vigilância em Saúde: como a tecnologia melhora a gestão municipal

>> Gestão municipal da água: 6 vantagens do uso da tecnologia 

>> Gestão ambiental municipal: 4 benefícios do uso da tecnologia IPM

Fale com um consultor e conheça Dara

Siga a IPM no LinkedIn, Facebook, Twitter, Instagram e YouTube

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página