10 usos da tecnologia cloud que facilitam a abertura de empresas
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Um comércio forte é fundamental para o desenvolvimento de qualquer comunidade, cabendo à administração municipal criar esse ambiente atraente ao empreendedorismo e à inovação. E uma forma de fazer isso é simplificando o processo de abertura de empresas, o que pode ser conseguido com o uso de tecnologia de gestão pública. Como faz o software Starter, que possibilita abrir uma empresa com um processo inteligente, fácil e realizado em poucos minutos.

Essa solução de governo digital desenvolvida com tecnologia cloud computing pela IPM permite automatizar funções como deferimento e/ou indeferimento, seguindo as leis específicas de cada Município, assim como a legislação nacional. Além de o processo ficar mais simples e ágil, o empreendedor pode fazer sua solicitação e acompanhar todas as fases pela Internet, direto de casa, sem uso de papel, deslocamentos ou filas.

“Nós criamos um mecanismo que, entre várias outras aplicações, importa o Plano Diretor do Município, de forma que os processos de solicitação de viabilidade das empresas ficam automatizados. Além disso, os pedidos de alterações e baixas de empresas também são 100% integrados”, explica o engenheiro especializado em gestão pública Marcelo Alvin Kiefer, que é o coordenador de Desenvolvimento de Soluções de Tributação da IPM Sistemas.

Dessa forma, as Prefeituras que utilizam o sistema de gestão pública Atende.Net IPM podem fazer sua adesão à RedeSim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, Lei Nº 11.598/2007) por meio do módulo Starter, passando a se comunicar de forma automática com a Junta Comercial do Estado. Assim, além de reduzir a burocracia, estão promovendo transparência e incentivando a regularização de diversos negócios.

tecnologia de gestão pública starter tela de analise de viabilidade

Mesmo com funções como deferimento e/ou indeferimento automatizadas, a qualquer instante o Servidor público pode consultar e analisar os pedidos. Imagem: Reprodução.

Solução permite abrir uma empresa no mesmo dia

Com a implantação de um software de gestão pública como o Starter, a Prefeitura possibilita que os empreendedores abram uma empresa em poucos minutos, inclusive com CNPJ, Inscrição Municipal e Inscrição Estadual se aplicável. Tudo realizado pelo autoatendimento do Portal do Cidadão Atende.Net, com acesso em qualquer momento (24h/7), inclusive pelo celular.

Além de facilitar o trabalho da Administração Municipal, o software Starter também dá agilidade ao trâmite como um todo, permitindo que o empreendedor receba resposta imediata para o seu pedido de viabilidade e, no mesmo dia, constitua sua empresa com emissão das licenças necessárias, tudo dentro dos critérios estabelecidos pelo Município.

Ou seja, o uso dessa tecnologia de gestão pública inovadora incentiva e regulariza o empreendedorismo. Fomentando o mercado local e gerando aumento da arrecadação, ao mesmo tempo em que reduz a carga de trabalho para os Servidores municipais. Portanto, toda comunidade ganha.

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10 razões para o seu Município usar a tecnologia de gestão pública Starter:

  1. Controle total das empresas “cadastros econômicos” estabelecidas no Município (MEI, LTDA, EPP, EIRELI, etc.), com base cadastral fiel à da Receita Federal, desde inserção de novos estabelecimentos como também alterações cadastrais diversas, como alteração de atividade, baixa de empresas, quadro societário, contadores, regime tributário, etc; com geração em tempo real de inúmeros dados estatísticos.
  2. Automatização completa dos processos, possibilitando a consulta de viabilidade conforme normas, leis e planos diretores municipais sem intervenção de Servidores.
  3. Adequação à Lei da Liberdade Econômica (nº 13.874/2019). Além de integração com plano diretor e os cadastros imobiliário e de zoneamento, possibilitando definir os usos conforme critérios de cada administração municipal.
  4. Todos os processos são vinculados às atividades padrão CNAE, com a inscrição imobiliária relacionando dados do imóvel e do zoneamento em cada pedido.
  5. Definição de setores responsáveis para cada tipo de processo, e padronização de integração conforme normas e layout definidos pelas Juntas Comerciais de cada Estado.
  6. Automatização de Atividades X Zoneamento, cadastrando na própria ferramenta todos os zoneamentos e aplicando milhares de regras de atividades. Dessa forma, possibilitando aplicar várias regras para cada tipo de integração: atualização de cadastro, legalização, viabilidade, bem como legalização e viabilidade de MEI, entre outras.
  7. Permite definir e configurar mensagens e respostas padrões para cada tipo de processo, de forma que sejam entregues de maneira automática ao solicitante.
  8. Geração automática de taxas e impostos conforme as leis de cada Município, com criação de usuário automático e liberação da emissão de NFS-E.
  9. Controle eficiente de regiões com maior número de novas empresas classificando-as por atividades dentro do software Starter.
  10. Segurança de dados com todas as informações salvas na nuvem e seguindo as determinações da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018).

São José abriu 3 mil novas empresas em 30 dias:

Com o surgimento do Programa São José Digital, um projeto para criar uma gestão eficiente, moderna, econômica e transparente, a Prefeitura realizou licitação pública e contratou a IPM Sistemas.

Após o processo de implantação, a Prefeitura concluiu em junho de 2023 a modernização digital de todos os processos necessários para abertura de empresas. O processo iniciou após mudar sua plataforma de gestão em setembro de 2022.

Com a nova plataforma única de dados, o município abriu 3 mil novas empresas — 2 mil delas com aprovação de documentos automatizada e praticamente instantânea, com tecnologias de inteligência artificial. Há quatro anos, a criação de um CNPJ no município demorava até 90 dias.

Desde a entrada em funcionamento da nova tecnologia, a Prefeitura recebeu 9.288 pedidos de abertura de empresas inseridos de forma digital e integrada no sistema. Esse número deve-se às facilidades que o Starter, da IPM Sistemas, traz para a rotina da gestão pública. Com ele é possível automatizar processos de abertura de empresas, resultando em economia de tempo tanto de trabalho dos Servidores quanto para resposta aos empreendedores.

Solução cloud para cidades inteligentes

A IPM é pioneira e trabalha, desde 2012, inteiramente com a cloud computing. A tecnologia é o motor da inovação completa que uma administração pública eficiente necessita, pois permite a integração de dados em um único sistema web para gestão pública, garantindo disponibilidade em 99,9% do tempo, alta segurança e acesso unificado.

Além disso, as soluções da IPM otimizam processos, diminuem a burocracia com gestão de empenhos, ordens de compra, folha de pagamentos, memorandos, saúde, social, meio ambiente, cemitérios e demais áreas em um ambiente único, com acesso único via aplicativo ou navegador.

Prefeituras interessadas em construir governos verdadeiramente digitais, com soluções inovadoras, podem oferecer centenas serviços públicos digitais. Dessa maneira, os cidadãos têm acesso a atendimento de qualidade sem precisar se deslocar, enfrentar filas ou gastos com papel.

O Atende.Net incentiva a transformação digital, apoia a gestão inteligente e descomplica a vida das pessoas enquanto gera economia e qualifica a gestão municipal.

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