IPM Saúde é eleita melhor solução do Brasil para Cidades Inteligentes

IPM Saúde é eleita a melhor solução do Brasil para Cidades Inteligentes

Cases
06 out 2022

A melhor solução brasileira para Cidades Inteligentes é o sistema de gestão da saúde pública IPM Saúde, da IPM Sistemas, que conquistou o 1º lugar no 8º Prêmio Connected Smart Cities – categoria Negócios em Operação. Os 2° e 3° lugares ficaram, respectivamente, com a CUBi Energia e a Claro Geodata – Embratel.

O anúncio foi realizado em 05/10/2022, durante o maior evento de cidades inteligentes e mobilidade urbana do país, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). A conferência Connected Smart Cities reuniu mais de 350 palestrantes e 12 áreas de conteúdos simultâneos. 

“Através desta conquista, somos reconhecidos oficialmente como a solução que mais está contribuindo para a construção de cidades inteligentes, concorrendo com soluções de todas as áreas de aplicação, como energia elétrica, poluição sonora, mobilidade, fiscalização de alteração da área urbana e ambiental, dentre muitas outras. Essa é mais uma comprovação de que estamos atingindo o nosso propósito, que é o de transformar o futuro das cidades e das pessoas com a aplicação do melhor da tecnologia na gestão pública”, destaca a Eng. Lúcia Mees, Gerente de Tecnologia, Inovação, e Gente & Gestão da IPM.

O IPM Saúde é um sistema de gestão da saúde pública completo na modalidade SaaS (Software as a Service) que foi pensado, desde a sua concepção, para abranger o Brasil como um todo, sem restrições regionais. Por isso, conta com a dedicação de um time com mais de 65 profissionais especialistas. Atualmente, mais de 90 cidades brasileiras já operam o IPM Saúde, qualificando os serviços em saúde nas cidades e tornando a saúde pública mais inteligente.

IPM Saúde é a melhor solução do Brasil para Cidades Inteligentes

Lúcia Mees – Gerente de Tecnologia e Inovação, Cássio Andersen – Coordenador de Desenvolvimento do IPM Saúde e Vagner Alves – Coordenador de Atendimento Nacional do IPM Saúde receberam o troféu em nome de todo o time IPM. Foto: Divulgação.

Solução IPM impulsiona o alcance da saúde pública

O IPM Saúde é uma solução única, no modelo SaaS e em cloud computing, que permite a gestão completa da saúde pública e parcerias público-privadas nas cidades. A solução surgiu da visão de impulsionar o alcance da saúde pública, democratizar seu acesso, e promover uma gestão holística e data-driven da saúde nas cidades, ou seja, fazer com que a saúde seja vista de forma completa, preventiva, e que alcance a todos. 

“Temos a missão ambiciosa de transformar a saúde pública no Brasil através do uso inteligente dos dados, promovendo a conexão entre cidades, pessoas, serviços, e infraestrutura. Hoje, o IPM Saúde impacta mais de 6 milhões de brasileiros, com mais de 2 milhões de brasileiros passando por algum ponto do sistema por mês, em uma solução completa para saúde integrada a um sistema completo para gestão pública municipal”, salienta Lúcia Mees.

A inovadora tecnologia da IPM promove a gestão da saúde de forma integrada, em uma única plataforma, englobando gestão de SAMU, Vigilância, SIA, Farmácias, Laboratórios, Vacinação, Ações Programáticas, UBS, UPA, CAPS, Atenção Primária, Pandemias, Consultórios Multiprofissionais, Ambulatório, Hospitais, ACS, Internações, Equipamentos laboratoriais, entre outras. Ou seja, de ponta a ponta. 

Tecnologia qualifica o atendimento aos cidadãos

Por ser data-driven e operar 100% em nuvem, com atualização em tempo real, a tecnologia IPM garante que as cidades não tenham limites para o crescimento e conectividade, com soluções acessíveis 24h por dia, de qualquer dispositivo com Internet, e com recursos como autoatendimento, telemedicina, aplicativo, e integrações de IoT que transformam a saúde nas cidades.  

“Com o IPM Saúde, os gestores públicos passam a gerir a saúde de forma integrada e inteligente, em vez de alimentar dezenas de sistemas separados. Em alguns municípios, antes da implantação do IPM Saúde, existiam mais de 300 ferramentas e planilhas coexistindo na administração da saúde, o que impedia o cruzamento de dados e a tomada inteligente de decisões. Assim, ofertamos uma plataforma única e integrada com as demais áreas da administração municipal, o que permite aumentar os repasses de verbas da saúde através de melhor controle dos serviços realizados, priorizar áreas estratégicas, otimizar o desempenho, e promover a conexão do cidadão com a saúde”, destaca Cássio Andersen.

São diversos os benefícios. Por exemplo, só em 2021, estima-se que mais de 72 milhões de folhas de papel foram poupadas devido à digitalização promovida pelo IPM Saúde. Outro exemplo é a diminuição drástica das filas de espera do SUS, como foi constatado em Cachoeirinha (RS), onde as filas de espera em UBS caíram 80% com a implantação do IPM Saúde. 

Mas os benefícios vão além da sustentabilidade em um governo sem papel e da redução do tempo de espera para atendimento, favorecendo também a economia local. Nos municípios que utilizam o IPM Saúde, só em 2021, estima-se que os cidadãos economizaram cerca de R$ 1,7 bilhão que seriam gastos em deslocamentos para exames clínicos, que se tornaram mais eficientes com a oferta do atendimento via Internet.

Premiação da IPM é destaque na imprensa nacional

Diversos jornais e portais do Brasil estão destacando a premiação conquistada pelo IPM Saúde. Entre eles, podemos citar Revista Exame, portal G1, jornal Hora de SC e portal NSC Total, InforChannel, Jornal Tribuna, Meio e Negócio, RCN Online, Noticenter, Blog do Prisco, CBN Cascavel, rede de rádios Acaert (SC), entre vários outros canais de mídia.

IPM Saúde é a melhor solução do Brasil para Cidades Inteligentes é destaque na imprensa nacional

Leia também:

> Gestão da saúde pública: 16 clientes IPM ganham Selo APS do Previne Brasil

Clientes IPM são destaque no Ranking Melhores Cidades do Brasil 2022

E-book gratuito tem tudo sobre Governo Verdadeiramente Digital

E-book gratuito explica o Novo Siafic e o Decreto 10.540/2020

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube 

Quero falar com um consultor IPM e ter uma demonstração

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página