O IPM Social oferece solução completa para encaminhamentos gerais, programas assistenciais e benefícios, atendimento de vulnerabilidades, abordagem social, medidas socioeducativas, atendimento individual e coletivo, acolhimento de famílias e instituições, ações grupos e oficinas. Tudo na web, sendo acessível por qualquer dispositivo conectado à internet. Totalmente on-line, funciona 24h por dia, sete dias por semana.
O prontuário individual e familiar traz ganhos não apenas às equipes multiprofissionais que trabalham nas unidades públicas, mas também às próprias famílias, que passam a ter sigilo e segurança das suas informações, além de históricos de atendimentos, que facilita e agiliza o acompanhamento nos serviços socioassistenciais. O banco de dados e as informações da entidade pública ficam hospedados em ambiente seguro, com diversos servidores, robot de backup, firewall, com fluxo de informações de forma criptografada. As informações mantidas em data center IPM somente são manuseadas com softwares IPM.
Todos os servidores municipais da assistência social compartilham um mesmo e único banco de dados, facilitando e agilizando os atendimentos. Isso porque as informações ficam disponíveis a qualquer momento e local, propiciando maior rapidez nos serviços prestados. O gestor da assistência social passa a ter em mãos informações confiáveis referentes aos serviços prestados. Ainda, o IPM Social é integrado ao cadastro único da Caixa Econômica Federal.
O Sistema IPM Social disponibiliza indicadores para auxiliar a gestão na tomada de decisões sobre onde aplicar os investimentos e recursos do município, melhorando a qualidade do atendimento ao cidadão. Ou seja, qualifica a distribuição dos recursos físicos e financeiros, auxilia na gestão do planejamento, execução e controle dos serviços prestados ao cidadão, como a distribuição de benefícios, encaminhamentos e atendimentos realizados nas unidades do CRAS, CREAS e Centro POP.