Modernidade na administração pública: favor ou obrigação?

21/03/2017 por IPM

Burocracia, morosidade, filas e ineficiência nos serviços. Em muitas cidades, essas palavras andam lado a lado com o serviço público. Vou solicitar algum serviço? Devo me preparar para enfrentar algumas horas de fila. Necessito de um alvará? Aguardarei por meses. Preciso de um documento? Passarei por um processo burocrático e desgastante para conseguir, muitas vezes, apenas uma assinatura. Qual contribuinte nunca se deparou com algumas…

Leia Mais →

[E-book] Cloud computing em prefeituras: os primeiros passos para adotar sistemas em nuvem

09/03/2017 por IPM

A adoção de sistemas em nuvem nas prefeituras é fundamental para promover a inovação no setor público. Essa medida contribui para desburocratizar e otimizar os processos, além de reduzir a complexidade da gestão. A computação em nuvem (cloud computing) – tecnologia capaz de armazenar e tornar acessível uma grande quantidade de dados de forma remota, também via dispositivos móveis – possibilitou a modernização das principais rotinas…

Leia Mais →

Portal da Transparência: ferramenta para aproximar gestão, entidades e cidadãos

07/03/2017 por IPM

Gastos com folha de pagamento, valor de contratos e processos licitatórios. O Portal da Transparência é muito mais que um compromisso das administrações. É um repositório das principais informações de gestão e uma forma de prestar contas com o cidadão. O que muitos gestores não percebem é que, muito mais que manter um espaço para registrar as tramitações feitas pelo governo, o Portal da Transparência…

Leia Mais →

Ferramentas para mapeamento e integração de processos: como aplicar

21/02/2017 por IPM

Em nosso post anterior, abordamos os primeiros passos para mapear os processos administrativos. Como já exposto, é fundamental a participação ativa da gestão no momento de realizar o mapeamento e fazer a escolha das ferramentas de controle e gerenciamento das demandas. Mas, na hora de optar pelos recursos, alguns pontos devem ser considerados. Pretende controlar os prazos?  Para que as atividades sejam desempenhadas dentro do…

Leia Mais →

Primeiros passos para mapear processos na gestão pública

16/02/2017 por IPM

Você já deve ter ouvido falar na importância do mapeamento de processos para otimizar qualquer rotina de trabalho. Saber exatamente o que deve ser feito, analisar a necessidade de cada etapa de trabalho, estimar um tempo de execução e atribuir a responsabilidade dessas execuções são alguns dos procedimentos adotados ao incorporar a gestão de processos em seu negócio. Mas quando falamos em ferramentas modernas de…

Leia Mais →

Tecnologia X produtividade: como equilibrá-las e usá-las como aliadas

03/02/2017 por IPM

Os últimos anos foram marcados pela evolução tecnológica. As novas tecnologias chegaram para contribuir em muitos âmbitos, mudando a sociedade como um todo. O consumo das informações foi alterado, assim como a forma de compartilhá-las. Essas mudanças passaram a nortear muitas tendências e auxiliar no dia a dia das pessoas – inclusive no mercado de trabalho. Mas muitos gestores acreditam que, ao mesmo tempo que…

Leia Mais →

Por que as prefeituras devem investir no Cadastro Único?

25/01/2017 por IPM

Considere o seguinte cenário: uma prefeitura, de uma cidade que possui mais de 100 mil habitantes, desenvolve ações relacionadas à diferentes áreas. No cadastro feito para retirada do carnê do IPTU são fornecidas informações como nome, endereço e documentação do cidadão. O mesmo munícipe que retirou o carnê também possui pendências no pagamento de impostos, e terá de ser notificado pela área de procuradoria da…

Leia Mais →

A importância de um sistema de gestão de processos eficiente

11/01/2017 por IPM

A última edição do Índice de Cidades Empreendedoras, estudo criado pela Endeavor e que chega à sua terceira edição em 2016, apresenta um dado importantíssimo e, para alguns, surpreendente: o maior potencial de desenvolvimento das cidades brasileiras está no interior, e não nas capitais. Basta observar que entre as dez melhores para empreender apontadas pelo documento, seis não estão em regiões próximas a grandes centros…

Leia Mais →

Quais são os gastos da prefeitura com softwares tradicionais e como eliminá-los

22/12/2016 por IPM

Uma das maiores preocupações dos prefeitos que vão iniciar seus mandatos em 2017, e também dos reeleitos, consiste em como utilizar os recursos dos quais dispõem de forma eficiente. Em tempos de crise econômica, os gastos da prefeitura serão observados de maneira detalhada pelos gestores públicos, que estarão preocupados em entregar serviços de qualidade aos cidadãos pelo menor custo possível. O dinheiro gasto com tecnologia…

Leia Mais →

Gestão de prefeituras: sistemas de gestão tradicionais X cloud computing

22/12/2016 por IPM

A rotina da gestão de prefeituras é uma combinação diária de pequenas e grandes decisões. Das escolhas políticas às técnicas, o administrador público precisa constantemente decidir qual caminho seguir para que seu trabalho seja satisfatório para os cidadãos. Para atingir os objetivos traçados, é fundamental que cada setor contribua entregando o melhor em termos de resultados, sejam eles econômicos ou produtivos. Ainda mais importante é…

Leia Mais →

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2017 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.