Por que as prefeituras devem investir no Cadastro Único?

13/09/2018 por IPM

Considere o seguinte cenário: uma prefeitura, de uma cidade que possui mais de 100 mil habitantes, desenvolve ações relacionadas a diferentes áreas. No cadastro feito para retirada do carnê do IPTU são fornecidas informações como nome, endereço e documentação do cidadão. O mesmo munícipe que retirou o carnê também possui pendências no pagamento de impostos e terá de ser notificado pela área de procuradoria da prefeitura.…

veja mais →

3 passos para o sucesso na migração do sistema de gestão pública

06/09/2018 por IPM

Fazer a migração do sistema de gestão pública e adotar uma solução em cloud é um importante passo para o município. Pode ser o caminho para uma administração mais moderna, um melhor atendimento ao cidadão e até um aumento no recolhimento de receita municipal, como o ITBI e o IPTU, como já mencionamos em nosso blog. Mas qualquer tipo de mudança tende a provocar muito…

veja mais →

BI em prefeituras: é possível?

30/08/2018 por IPM

Cada vez mais se exige alta capacidade de gestão do poder público. Neste sentido, a aplicabilidade de soluções de BI em prefeituras pode ser considerada importante para definir estratégias que utilizem menos recursos e conquistem resultados efetivos. O atual cenário de recessão econômica intensificou a necessidade de empresas e organizações se adequarem à essa realidade, otimizando processos e recursos – o que permitiu a popularização…

veja mais →

Setor de Tecnologia da Informação representa 5,6% da economia do estado de Santa Catarina

17/07/2018 por IPM

Estudo da Acate revela os destaques do setor de Tecnologia da Informação em nível nacional Há cerca de 30 anos o setor de Tecnologia da Informação (TI) está em constante crescimento em Santa Catarina. Os investimentos das últimas décadas deram certo e hoje ele já representa 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Esses e outros dados importantes para o mercado de TI foram…

veja mais →

Digitalização de processos é o caminho para diminuir a burocracia, segundo estudo do BID

21/06/2018 por IPM

Brasil está entre os países com procedimentos administrativos públicos mais lentos da América Latina A burocracia já virou sinônimo de procedimento administrativo no setor público. Essa fama faz com que a maioria da população veja com maus olhos qualquer trâmite que envolva prefeituras e secretarias. Filas de espera, ligações que não resolvem o problema e pilhas de papéis são algumas das características da gestão. Mas…

veja mais →

Cidade Digital: muito além da internet gratuita

27/04/2018 por IPM

Você já deve ter ouvido falar no conceito de Cidade Digital. Quando surgiu, referia-se principalmente aos municípios que implantaram infraestutura de conectividade, como pontos de acesso para a distribuição gratuita de internet à população, seja por wi-fi ou outro mecanismo. Com a evolução tecnológica o conceito sofreu mudanças e atualizações, mas continua sendo uma estratégia indispensável para a boa gestão em prefeituras. Para entender melhor…

veja mais →

6 benefícios da Gestão Eletrônica de Documentos (GED) para a gestão pública

06/04/2018 por IPM

A Gestão de Documentos faz parte da área de Administração e tem o objetivo de oferecer economia e eficácia na produção e uso dos documentos de uma instituição. Por meio dela que se assegura o acesso às informações necessárias para os procedimentos diários de um setor. A Gestão Eletrônica de Documentos, conhecida como GED, portanto, é uma forma de facilitar o armazenamento de documentos e…

veja mais →

Como prevenir os sistemas de prefeituras das invasões cibernéticas

23/03/2018 por IPM

Invasões cibernéticas e sequestro de dados a sistemas de prefeituras podem causar muita dor de cabeça ao gestor público municipal. Além de bloquear o acesso aos computadores e softwares, impedir o atendimento aos cidadãos e comprometer dados importantes da rotina administrativa, é comum os hackers pedirem um valor abusivo pelo resgate das informações. Confira neste post como funcionam esses ataques e como se prevenir de…

veja mais →

Quais as principais diferenças entre sistema desktop e sistema em nuvem?

09/03/2018 por IPM

Os sistemas de informação computadorizados são utilizados pelos órgãos municipais para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representem informação para o usuário. Estes sistemas podem ser baseados em aplicações como desktop e nuvem. Confira neste post as principais diferenças entre estes dois tipos de sistemas. Diferenças entre sistema desktop e sistema em nuvem Segurança Uma das principais diferenças do sistema desktop (também chamado de…

veja mais →

Tecnologia ultrapassada: um obstáculo à evolução

21/11/2017 por IPM

Desde a pré-história o homem tenta criar mecanismos que facilitem o dia a dia e tornem as suas atividades mais produtivas: foi assim com o surgimento das ferramentas e da roda. Hoje pode-se dizer que a maior parte da evolução da sociedade se deve aos avanços tecnológicos, principalmente o que foi conquistado após a revolução industrial. Mas todo tipo de crescimento acelerado ou mudança de…

veja mais →

Newsletter IPM

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos sistemas.

© 2018 IPM Sistemas de Gestão Pública. Todos os direitos reservados.