5 motivos para ter sistema de gestão pública com Inteligência Artificial
IPM - Blog
Inteligência Artificial Inteligência Artificial

Aproveitar toda a potencialidade oferecida pela tecnologia de Inteligência Artificial é fundamental para a eficiência e resultados da gestão pública. E foi pensando nisso que a GovTech IPM Sistemas criou Dara, a primeira inteligência artificial especializada em gestão pública abrangente do mundo, e 100% brasileira. Um marco para a administração pública, que entra em uma nova era com o uso dessa tecnologia inovadora. Mas, por que usar um sistema de gestão pública com Inteligência Artificial? 

Existem inúmeras razões para fazer isso o quanto antes. Abaixo, listamos 5 dos principais motivos:
  1. Um sistema de gestão pública com Inteligência Artificial possibilita que o Município aproveite as quantidades massivas de dados que já produz diariamente, mas que hoje tem seu potencial em grande parte inexplorado. Com a IA dentro do sistema de gestão, você pode aproveitar essas informações que já estão sendo geradas naturalmente para tomar decisões melhores e mais assertivas, com o apoio de tecnologia de ponta;
  2. Só se tem eficiência de verdade na gestão com integração, em que todas as áreas da administração pública ficam em um sistema único. Então, se esse sistema de gestão pública tiver Inteligência Artificial própria, eleva-se o nível da tomada de decisões de forma abrangente e 360°. É melhor para o gestor, para a cidade, e para as pessoas; 
  3. As IAs presentes no mercado não são especializadas em gestão pública. Ou são chatbots simples, ou modelos de linguagem para conversas e textos, ou soluções que de IA não têm nada. Utilizando um sistema com IA própria e integrada ao sistema de gestão, especializada como a Dara, é possível entender profundamente as especificidades da gestão pública, o que resulta em eficiência;
  4. Toda IA começa com bons dados. Ao ser integrada ao sistema de gestão, ela utilizará informações que já são validadas e usadas no dia a dia, além de contar com recursos robustos de checagem. Assim, entrega alta confiabilidade em suas recomendações;
  5. Economia de tempo e dinheiro. Com uma IA dentro do sistema de gestão, não é preciso integrar novos sistemas ou bases, pois ela utiliza informações que já estão sendo geradas de forma natural, elevando o patamar da gestão. Além de poupar retrabalho, oferece dados ainda mais confiáveis, pois é treinada em gestão pública.
IPM lança inteligência artificial Dara para guiar ações de governo - integrada ao sistema de gestão pública

A IA Dara tem a capacidade de apresentar os motivos da evasão escolar, reconhecendo e identificando a realidade de cada Município, escola, turma, e aluno, o que permite uma gestão preditiva da Educação Municipal. Imagem: IPM/Reprodução.

Nós mudamos a forma como se faz gestão pública com o lançamento da Dara, a primeira inteligência artificial especializada em gestão pública. Até poderíamos simplesmente ter incorporado, no ecossistema IPM, uma inteligência artificial já existente, mas nós sabemos que, para resolver os problemas da gestão pública, que são específicos, precisamos também de uma IA específica, que entenda esses problemas e apresente uma solução que faça sentido nesse contexto. Por isso, criamos a Dara”, explica a Líder de Inteligência Artificial da IPM, engenheira biomédica Ana Luiza Mees.

Uso de tecnologia ainda é desafio para Prefeituras

Embora os Municípios gerem milhares de dados diariamente, essas informações não são utilizadas em toda a sua potencialidade. E o principal impeditivo disso é não terem uma visão integral da gestão (360º), devido ao uso de planilhas e sistemas antigos e separados.

Conforme o Estudo TIC Governo Eletrônico, divulgado em 2022 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), apenas 42% das prefeituras brasileiras utilizam sistemas de gestão integrada e, ainda assim, são raros os que possuem plataforma única de dados. E só 2 em cada 10 utilizam algum sistema de apoio à tomada de decisão. 

A solução para desbloquear todo o potencial de dados do Município é utilizar um sistema de gestão pública integrado e com Inteligência Artificial. E essa tecnologia já existe. O primeiro – e ainda único – sistema cloud (sem emuladores) completo e especializado em gestão pública integrada chama-se Atende.Net e foi lançado em 2012, também pela IPM.

Por ser uma plataforma única, o Atende.Net reúne todas as informações (Contabilidade, Fiscal, Suprimentos, RH, Social, Educação, Saúde, Tributário, Cemitérios, Procuradoria, etc.) em um só banco de dados, garantindo uma visão 360º do Município. Isso gera uma jornada única, além de permitir estratégias mais robustas e a colaboração em tempo real. E, agora, conta também com a IA Dara.

“Dara utiliza algoritmos de machine learning, que analisam altos altos volumes de dados complexos com taxa de confiabilidade acima de 95%, considerando milhões de parâmetros e gerando centenas – ou milhares – de cenários possíveis para cada decisão. Além de já apresentar resultados com profundidade e complexidade de decisão superiores à capacidade humana, Dara ainda aprende e evolui ainda mais com o tempo. E é especializada em gestão pública, porque foi treinada com diversos parâmetros aplicados especificamente para esse fim”, salienta Ana Luiza Mees.

> Vídeo: Por que a IPM criou a IA Dara, especializada em gestão pública?

Inteligência artificial vem para melhorar a experiência de cidadãos e gestores

Com uma grande expertise em tecnologia para gestão pública, a IPM tem inovado diariamente para qualificar tanto a gestão pública em si, quanto para melhorar a experiência de cidadãos e gestores. E esse fundamento está presente na criação da IA Dara, que desde a sua concepção tem como foco agir como guia na tomada de decisões, tanto no presente como no futuro. Dara funciona como um cérebro digital que consegue dizer onde é preciso melhorar a estrutura de atendimento à população, como e o porquê, proporcionando uma gestão mais inteligente e otimizada.

Por exemplo, ela consegue descobrir se é preciso construir uma nova UPA ou creche, e definir onde, com anos de antecedência. Além disso, compreende a realidade de cada aluno e consegue prever a evasão escolar antes que ela aconteça e, ainda, entende as condições de cada paciente para que haja atendimento no tempo certo.

“Dara entende todas as complexidades de cada uma das áreas em que atua. Então, temos uma IA que, de fato, entende o contexto de um gestor ou de um cidadão. Ela trabalha com as informações já preenchidas no Atende.Net, portanto fidedignas. E já está fazendo história e impactando diariamente a gestão de cidades cada vez mais inteligentes, porque ela veio para transformar vidas”, enfatiza Ana Mees.

Leia também:

>> IPM lança Inteligência Artificial para guiar ações de governo

>> Gestão preditiva facilita planejamento urbano e reduz filas de espera

>> Inteligência Artificial Dara ajuda a combater a evasão escolar

>> Governo Digital: o que é e sua importância na gestão pública

>> Entenda a diferença entre Data Science, Machine Learning, Assistente Virtual, Chatbot e Inteligência Artificial

Fale com um consultor e conheça Dara

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e YouTube

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página