O autoatendimento na gestão pública - IPM
IPM - Blog
Governo Digital Governo Digital

Em tempos de avanço tecnológico, a demanda por serviços públicos mais eficientes cresce e o autoatendimento na gestão pública é uma saída para criar agilidade sem onerar servidores.

Essa modalidade de atendimento se tornou possível graças à evolução da tecnologia, que possibilitou a criação de plataformas digitais acessíveis e fáceis de usar.

Neste artigo, explicamos quais os benefícios do autoatendimento para a administração pública.

O que é o autoatendimento?

Esse modelo de atendimento é caracterizado pela oferta de serviços públicos em canais online de forma autônoma, ou seja, sem a necessidade de servidores públicos.

Na prática, o autoatendimento pode ser realizado por canais como plataformas online, aplicativos mobile, totens de autoatendimento ou por atendimento telefônico.

Dependendo do sistema, é possível consultar informações e realizar transações como emissão de documentos, pagamento de taxas, agendamento de serviços, consultas a informações, entre outros.

10 benefícios do autoatendimento na gestão pública

Autoatendimento na gestão pública: entenda o conceito e quais os benefícios que a autonomia no atendimento pode proporcionar aos cidadãos.

Imagem: Freepik.

O autoatendimento na gestão pública oferece benefícios para os cidadãos, servidores públicos e para a própria administração pública como um todo.

Abaixo listamos os 10 principais benefícios.

Para a gestão pública

  1. Otimização do tempo e aumento da produtividade: os servidores podem dedicar mais tempo a atividades estratégicas.
  2. Redução de trabalho manual repetitivo: tarefas como emissão de documentos e agendamento de serviços, são automatizadas, liberando tempo e servidores.
  3. Redução da inadimplência: com o autoatendimento pela internet, os procedimentos ficam mais simples e o cidadão pode ficar em dia com o município em poucos cliques.
  4. Melhoria da qualidade do atendimento ao cidadão: os servidores podem oferecer um atendimento personalizado e humanizado aos cidadãos, quando for necessário.
  5. Segurança no armazenamento de dados: no autoatendimento pela internet, os dados ficam armazenados na nuvem e não correm o risco de ficarem perdidos ou serem encaminhados ao setor errado.

Para o cidadão

6. Maior comodidade e acessibilidade aos serviços públicos: os cidadãos podem acessar de onde estiverem e a qualquer hora, sem precisar se deslocar até órgãos públicos ou enfrentar filas.

7. Redução do tempo de espera: o autoatendimento permite que os cidadãos resolvam suas demandas de forma rápida e eficiente, sem precisar esperar por atendimento presencial.

8. Agilidade: os cidadãos podem realizar diversas operações de forma autônoma, sem a necessidade de intermediários.

9. Controle sobre suas solicitações: os cidadãos podem acompanhar o andamento de suas solicitações e obter informações sobre seus serviços públicos a qualquer momento.

10. Mais satisfação: o autoatendimento contribui para uma experiência mais positiva e satisfatória para os cidadãos, que se sentem melhor atendidos e autônomos.

Como começar a oferecer o autoatendimento?

Para iniciar a oferta do autoatendimento no seu município, é importante considerar alguns fatores para se ter sucesso durante e após a implantação.

Primeiramente, é importante realizar um mapeamento detalhado dos processos e serviços oferecidos pelo município, para identificar os que podem ser automatizados por autoatendimento.

De maneira idêntica, é importante avaliar a viabilidade técnica do autoatendimento para cada processo ou serviço, considerando fatores como infraestrutura tecnológica disponível e integração com outros sistemas.

Em segundo lugar, escolher o sistema adequado é fundamental para o eficiência no autoatendimento.

É importante contar com uma plataforma que atenda às necessidades específicas do município, além de garantir facilidade de uso, escalabilidade e segurança de dados.

Analisar diferentes opções disponíveis no mercado, com pesquisas e comparações de recursos e custos é uma etapa crucial.

Uma plataforma integrada ao sistema da prefeitura pode fazer a diferença para o sucesso do autoatendimento, pois os processos se integram com mais facilidade.

Em seguida da implantação do autoatendimento, após considerar todos esses fatores, é importante treinar os servidores públicos sobre a utilização da plataforma.

Além de criar materiais informativos para os cidadãos, divulgando os canais de autoatendimento disponíveis e os benefícios da sua utilização.

O monitoramento contínuo garantirá que a plataforma está cumprindo seu papel, que os cidadãos conseguem utilizá-la com facilidade e estão satisfeitos.

Criada no Brasil pelo time IPM Sistemas, Dara é a primeira Inteligência Artificial para gestão pública

Desenvolvida no Brasil, Dara é a primeira Inteligência Artificial abrangente para gestão pública

A Inteligência Artificial no autoatendimento

Ao integrar a Inteligência Artificial no autoatendimento, os governos têm a chance de proporcionar uma experiência dinâmica aos cidadãos, ao mesmo tempo em que aprimoram os processos internos.

Assistentes virtuais inteligentes, como a Dara, da IPM Sistemas, têm a capacidade de atender diversas solicitações, 24 horas por dia. Isso resulta em economia de recursos e prestação de serviço ágil.

Outra vantagem é a personalização do autoatendimento. De acordo com uma pesquisa da Gartner, até 2023, 70% dos governos planejam adotar tecnologias de personalização para aprimorar o atendimento aos cidadãos.

A IA é capaz de analisar grandes conjuntos de dados para identificar padrões e preferências dos usuários, permitindo um suporte mais adaptado às necessidades individuais.

Se você quer conhecer mais sobre a Inteligência Artificial no autoatendimento, leia um artigo completo no nosso blog clicando aqui.


A evolução contínua do autoatendimento ao cidadão promete existe para tornar os serviços públicos mais eficazes, acessíveis, econômicos e personalizados.

No centro dessa mudança está a adoção de tecnologias, em particular aquelas impulsionadas pela IA, que abre novos horizontes para a interação entre os cidadãos e a administração pública.

Veja como é simples utilizar a Dara no atendimento digital

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página