Você sabe o que é uma Fintech?
IPM - Blog
Tecnologia IPM Tecnologia IPM

O nome já é bem conhecido pela maioria das pessoas, no entanto, são poucas as que sabem o que significa. Em resumo, Fintech vem da junção dos termos em inglês financial (financeiro) e technology (tecnologia), o que é uma forma simples de definir as empresas desenvolvedoras de soluções inovadoras e totalmente digitais dentro do ramo financeiro. Ou seja, promovem inovações com uso do que há de mais moderno em tecnologia, inclusive criando novos modelos de negócios. 

No Brasil, as fintechs estão regulamentadas desde abril de 2018 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), por meio das Resoluções n° 4.656 e n° 4.657 (confira um resumo mais abaixo).

Conforme o Banco Central do Brasil, há várias categorias de fintechs no País: de crédito, de pagamento, gestão financeira, empréstimo, investimento, financiamento, seguro, negociação de dívidas, câmbio, e multisserviços. A maioria delas permite que os clientes controlem os produtos inteiramente através de smartphones, sem nunca precisar pisar em uma agência ou corretora. 

*Resumo das resoluções:

  • Resolução CMN n° 4.656, de 26/4/2018, publicada no DOU (Diário Oficial da União) de 30/04/2018, Seção 1, p. 24-26. Dispõe sobre a sociedade de crédito direto e a sociedade de empréstimo entre pessoas, disciplina a realização de operações de empréstimo e de financiamento entre pessoas por meio de plataforma eletrônica e estabelece os requisitos e os procedimentos para autorização para funcionamento, transferência de controle societário, reorganização societária e cancelamento da autorização dessas instituições. Confira o texto original e as atualizações da Resolução n° 4.656 aqui.
  • Resolução CMN n° 4.657, de 26/4/2018, publicada no DOU de 30/04/2018, Seção 1, p. 26. Altera a Resolução nº 4.606, de 19 de outubro de 2017. Leia o texto original da resolução 4.657 aqui.

Tem fintech possibilitando até o parcelamento de tributos municipais

Provavelmente, o cartão de crédito é um grande facilitador da sua vida, permitindo manter todos os seus pagamentos em dia, divididos em várias parcelas, certo? Aliás, quase todos, pois são raros os Municípios que já oferecem essa possibilidade de pagamento para impostos e taxas públicas, como o IPTU e ITBI.

Para promover essa facilidade aos cidadãos, entram em ação as fintechs voltadas à gestão pública. Como exemplo, pode-se citar a Fintech Soluções Financeiras By IPM, que é uma empresa de tecnologia cloud computing para gestão pública, que atua no mercado nacional há quase 30 anos. 

Agora, a IPM une tecnologia financeira de ponta ao seu software Atende.Net 100% em nuvem nativo, oferecendo alternativas para o cidadão pagar seus tributos municipais à vista ou de forma parcelada por meio de transações rápidas e seguras via web.

“Nós oferecemos a solução digital necessária para que Prefeituras possibilitem aos munícipes parcelarem o pagamento dos seus tributos, como guias de arrecadação, contribuições, multas, tarifas, honorários e quaisquer outras receitas públicas. Assim, os contribuintes pessoa física ou jurídica passam a contar com a opção de parcelamento via cartão de crédito, conforme a adesão de cada Município, em até 12 vezes”, explica o gerente da Fintech By IPM, Fábio Cunha.

>> Importe dados do Simples Nacional e aumente a arrecadação municipal

>> Conheça o Starter IPM e facilite a abertura de empresas no seu Município

>> 8 razões para usar tecnologia IPM na contabilidade pública

Entenda as vantagens oferecidas pela Fintech Soluções Financeiras By IPM®

* Para a gestão municipal: a oferta de pagamento parcelado em até 12x no cartão de crédito resulta em eficiência, rapidez na arrecadação dos tributos, gestão transparente, inclusão digital do cidadão, redução de custos por não haver gastos com implantação e operacionalização para o município, além de aumento da arrecadação sem aumentar qualquer tributo. O pagamento do tributo entra integralmente em D+1 para a Prefeitura, sem qualquer ônus à administração municipal.

* Ao cidadão: pode pagar IPTU, ITBI e outras taxas e impostos municipais com o cartão de crédito à vista ou em até 12x, o que significa comodidade, agilidade e segurança. De casa, do trabalho ou de dentro do ônibus, em qualquer horário e em poucos minutos, consegue pagar seus tributos, bastando usar um celular com Internet. Mas, caso queira ir até a Prefeitura, também pode, pois lá terá um leitor de cartão para que possa efetuar seu pagamento diretamente no departamento municipal. Também significa o fim das filas e o aproveitamento de oportunidades, já que somam pontos/benefícios.

Como exemplo, pode-se citar o caso de IPTU que ofereça cota única com 30% de desconto. Se a Prefeitura utiliza as soluções Atende.Net e Fintech By IPM, o munícipe consegue aproveitar esse descontão, mesmo se não tiver o valor integral. Isso porque o valor entra inteiro para a Prefeitura, mas de forma parcelada no cartão do cidadão. Então, mesmo pagando uma taxa mínima de juros no seu cartão, esse custo será muito menor do que o desconto oferecido pela Prefeitura, ou seja, torna-se vantajoso.

>> Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

Fale com um consultor IPM, peça uma demonstração

 

Leia também:

>> Memorando digital simplifica a comunicação pública 

>> Gestão municipal da água: 6 vantagens do uso da tecnologia

>> Gestão de Obras e Posturas: 7 benefícios do uso da tecnologia 

>> 12 motivos para usar IPM na gestão da Segurança e Medicina do Trabalho

>> 6 motivos para usar IPM na gestão municipal da Vigilância Sanitária

>> Tempo recorde: São José migra 76 bancos de dados para cadastro único

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página