O desenvolvimento socioeconômico de um município é influenciado diretamente pela qualidade da gestão e suas políticas públicas, o que inclui projetos digitais. Então, para verificar em que nível estão as cidades brasileiras, a Austin Rating e a IstoÉ elaboraram o Ranking Melhores Cidades do Brasil. Para isso, analisaram dados dos 5.565 municípios em quatro eixos: Indicadores Fiscais, Econômicos, Sociais e Digitais. Para a elaboração do ranking 2022 deste último eixo, foi avaliada a Mobilidade Digital e o Acesso Digital ao Conhecimento, e 16 clientes IPM se destacam.
São municípios que utilizam a tecnologia cloud computing Atende.Net para gestão pública com cadastro único, o que proporciona cruzamento de informações e geração de relatórios em tempo real, possibilitando uma administração baseada em dados. Ou seja, mais ágil, eficiente e transparente.
É o caso de Brusque (SC) e Timbó (SC), que entraram no seleto Top 05 Nacional Geral Consolidado Médio e Pequeno Porte em políticas digitais, respectivamente, além de receberem destaque também nos subgrupos analisados. A seguir, destacamos as conquistas dessas duas administrações no Ranking Melhores Cidades do Brasil 2022 – Indicadores Digitais:
A seguir, confira os destaques do ranking nacional geral consolidado do eixo Digital, quando todas as cidades são analisadas juntas, independentemente de seu porte:
Geral Nacional Consolidado
Geral Grande Porte
Geral Médio Porte
Geral Pequeno Porte
Agora, veja quem são os destaques nacionais por subgrupo:
Geral Nacional consolidado (cidades de todos os portes juntas)
Grande Porte
Médio Porte
Pequeno Porte
Geral Nacional Consolidado (cidades de todos os portes juntas)
Médio Porte
Pequeno Porte
Adotando o que há de mais moderno em tecnologia para gestão pública, os municípios conseguem qualificar a tomada de decisão. Como resultado disso, obtém-se melhor destinação dos recursos públicos, aumento da arrecadação e também mais agilidade e transparência. Ou seja, toda a sociedade ganha, pois “sobra” mais verba para aplicação em saúde, educação, segurança, mobilidade, infraestrutura, lazer, políticas digitais, etc. É assim a gestão nas smart cities.
As prefeituras das cidades inteligentes usam tecnologia para reduzir a burocracia, incentivar o empreendedorismo e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. Por exemplo, as prefeituras que operam com o Atende.Net (desenvolvido pela IPM com tecnologia nativa web – sem emuladores), têm a possibilidade de oferecer cerca de 400 serviços públicos para autoatendimento pela Internet.
Dessa forma, seja de casa ou do escritório, e sem usar papel, os cidadãos podem emitir e pagar guias de IPTU, abrir e acompanhar processos digitais, abrir empresas em até 10 minutos, participar de licitações, agendar consultas médicas, verificar disponibilidade de remédios na farmácia municipal, registrar demandas na ouvidoria, etc, 24h por dia, inclusive por celular.
“Com uso do Atende.Net, os dados são armazenados em nuvem, o trâmite de processos ocorre em tempo real e a aprovação é via assinatura digital. E o próprio sistema que tramita os processos também realiza os lançamentos em contabilidade, RH, arrecadação, compras e em outras áreas, sem uso de papel. O resultado é mais agilidade e eficácia, além de redução de custos com CPD local, manutenções, impressoras, papel, arquivo morto e Correios”, explica Sedi Zanella, gerente de Relações Institucionais da IPM.
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