IstoÉ e Austin Rating destacam clientes IPM em ranking nacional de políticas digitais

IstoÉ e Austin Rating destacam clientes IPM em ranking nacional de políticas digitais

Cases
28 out 2022

O desenvolvimento socioeconômico de um município é influenciado diretamente pela qualidade da gestão e suas políticas públicas, o que inclui projetos digitais. Então, para verificar em que nível estão as cidades brasileiras, a Austin Rating e a IstoÉ elaboraram o Ranking Melhores Cidades do Brasil. Para isso, analisaram dados dos 5.565 municípios em quatro eixos: Indicadores Fiscais, Econômicos, Sociais e Digitais. Para a elaboração do ranking 2022 deste último eixo, foi avaliada a Mobilidade Digital e o Acesso Digital ao Conhecimento, e 16 clientes IPM se destacam.

São municípios que utilizam a tecnologia cloud computing Atende.Net para gestão pública com cadastro único, o que proporciona cruzamento de informações e geração de relatórios em tempo real, possibilitando uma administração baseada em dados. Ou seja, mais ágil, eficiente e transparente.

É o caso de Brusque (SC) e Timbó (SC), que entraram no seleto Top 05 Nacional Geral Consolidado Médio e Pequeno Porte em políticas digitais, respectivamente, além de receberem destaque também nos subgrupos analisados. A seguir, destacamos as conquistas dessas duas administrações no Ranking Melhores Cidades do Brasil 2022 – Indicadores Digitais:

  • BRUSQUE (SC) conquistou 6 menções: 30º lugar no Top 50 Nacional Geral Consolidado (quando todas as cidades são analisadas juntas), ficando em 5º lugar nacional geral consolidado médio porte; 16º lugar no Top 50 Nacional Consolidado – Mobilidade Digital, sendo o 3º colocado entre as de médio porte; e 40º lugar no Top 50 Nacional Consolidado – Acesso Digital ao Conhecimento, sendo o 9º colocado entre as de médio porte. 
  • TIMBÓ (SC) obteve 5 menções: 47º lugar no Top 50 Nacional Geral do Eixo Digital Consolidado, sendo o 5º classificado nacional geral consolidado pequeno porte; 11º lugar no Top 50 Nacional Consolidado – Mobilidade Digital, sendo o 2º colocado entre as de pequeno porte; e 19º lugar do subgrupo Acesso Digital ao Conhecimento entre os municípios de pequeno porte.

A seguir, confira os destaques do ranking nacional geral consolidado do eixo Digital, quando todas as cidades são analisadas juntas, independentemente de seu porte:

Clientes IPM no TOP 50 dos Indicadores Digitais

Geral Nacional Consolidado

  • 30º Brusque (SC)
  • 47º Timbó (SC)

Geral Grande Porte

  • 48º Cascavel (PR)

Geral Médio Porte

  • 5º Brusque (SC)
  • 17º Pinhais (PR)
  • 24º Bento Gonçalves (RS)
  • 25º Rio do Sul (SC)
  • 39º Palhoça (SC)

Geral Pequeno Porte

  • 5º Timbó (SC)
  • 15º Pomerode (SC)
  • 23º Pinhalzinho (SC)
  • 24º Treze Tílias (SC)
  • 39º Porto Belo (SC)
  • 41º Itapiranga (SC)

Agora, veja quem são os destaques nacionais por subgrupo:

Clientes IPM no TOP 50 Subgrupo Mobilidade Digital

Geral Nacional consolidado (cidades de todos os portes juntas)

  • 11º Timbó (SC)
  • 16º Brusque (SC)

Grande Porte

  • 45º Sumaré (SP)

Médio Porte

  • 3º Brusque (SC)
  • 29º Pinhais (PR)
  • 30º Rio do Sul (SC)
  • 36º Bento Gonçalves (RS)
  • 39º Palhoça (SC)

Pequeno Porte

  • 2º Timbó (SC)
  • 8º Pomerode (SC)
  • 33º Treze Tílias (SC)
  • 37º Pinhalzinho (SC)
  • 47º Porto Belo (SC)

Clientes IPM no TOP 50 Subgrupo Acesso Digital ao Conhecimento

Geral Nacional Consolidado (cidades de todos os portes juntas)

  • 40º Brusque (SC)

Médio Porte

  • 9º Brusque (SC)
  • 11º Pinhais (PR)
  • 18º Bento Gonçalves (RS)
  • 24º Rio do Sul (SC)
  • 38º Palhoça (SC)
  • 41º Cachoeirinha (RS)
  • 50º Marechal Cândido Rondon (PR)

Pequeno Porte

  • 11º Pinhalzinho (SC)
  • 16º Treze Tílias (SC)
  • 19º Timbó (SC)
  • 25º Pomerode (SC)
  • 35º Porto Belo (SC)
  • 43º Horizontina (RS)
  • 46º São João do Polêsine (RS)

Uso de tecnologia na gestão municipal impulsiona o desenvolvimento socioeconômico

Adotando o que há de mais moderno em tecnologia para gestão pública, os municípios conseguem qualificar a tomada de decisão. Como resultado disso, obtém-se melhor destinação dos recursos públicos, aumento da arrecadação e também mais agilidade e transparência. Ou seja, toda a sociedade ganha, pois “sobra” mais verba para aplicação em saúde, educação, segurança, mobilidade, infraestrutura, lazer, políticas digitais, etc. É assim a gestão nas smart cities. 

As prefeituras das cidades inteligentes usam tecnologia para reduzir a burocracia, incentivar o empreendedorismo e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. Por exemplo, as prefeituras que operam com o Atende.Net (desenvolvido pela IPM com tecnologia nativa web – sem emuladores), têm a possibilidade de oferecer cerca de 400 serviços públicos para autoatendimento pela Internet.

Dessa forma, seja de casa ou do escritório, e sem usar papel, os cidadãos podem emitir e pagar guias de IPTU, abrir e acompanhar processos digitais, abrir empresas em até 10 minutos, participar de licitações, agendar consultas médicas, verificar disponibilidade de remédios na farmácia municipal, registrar demandas na ouvidoria, etc, 24h por dia, inclusive por celular.

“Com uso do Atende.Net, os dados são armazenados em nuvem, o trâmite de processos ocorre em tempo real e a aprovação é via assinatura digital. E o próprio sistema que tramita os processos também realiza os lançamentos em contabilidade, RH, arrecadação, compras e em outras áreas, sem uso de papel. O resultado é mais agilidade e eficácia, além de redução de custos com CPD local, manutenções, impressoras, papel, arquivo morto e Correios”, explica Sedi Zanella, gerente de Relações Institucionais da IPM.

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