Prefeitura de Cascavel (PR) moderniza atendimento da Ouvidoria com App

Prefeitura de Cascavel (PR) moderniza atendimento da Ouvidoria com App da IPM

Governo Digital
05 ago 2021

A Prefeitura de Cascavel (PR), município do Oeste paranaense com cerca de 332 mil habitantes, está sempre se atualizando para qualificar tanto a gestão pública quanto o atendimento à população. Por isso, acaba de modernizar o atendimento da Ouvidoria Geral. Agora, os cascavelenses contam com mais facilidade para registrar suas demandas via aplicativo Atende.Net, desenvolvido pela IPM Sistemas.

Na aba Ouvidoria, são recebidos elogios, solicitações de informação, reclamações, denúncias e sugestões. Na opção Particity, são solicitados serviços como manutenção de iluminação pública, desobstrução de boca de lobo, coleta de volumosos, bem como informados casos de árvore com risco de queda, calha irregular, entre vários outros.

“O aplicativo vem como mais uma ferramenta para facilitar o acesso dos cidadãos cascavelenses ao poder público municipal, podendo participar ativamente da administração com suas sugestões e apontamentos, que vão auxiliar a gestão pública”, destaca o coordenador da Ouvidoria Geral, Valdir dos Anjos.

A Prefeitura já contava com um aplicativo para agilizar esses atendimentos desde 2017, mas veio a necessidade de qualificar essa prestação de serviço. “Nós vimos a necessidade de mudar a plataforma para que ela fosse mais otimizada, mais ágil, interativa e intuitiva”, salienta Valdir. 

Tudo para acelerar o processo. Afinal, conforme divulgado em seus canais de comunicação, a Prefeitura recebe uma média de 300 ligações por dia pelo 156. Apenas no primeiro semestre de 2021, a Ouvidoria atendeu quase 7 mil solicitações. As principais ocorrências foram de pedidos para troca de lâmpadas na iluminação pública, denúncias de maus-tratos a animais, mato alto e lixo em terrenos, desobstrução em bocas de lobo e pavimentação.

Cascavel (PR) moderniza atendimento da Ouvidoria com App da IPM Sistemas

Funcionamento do App Atende.Net é simples e intuitivo, com o propósito de incentivar a participação do cidadão cascavelense

Aplicativo dá autonomia e aumenta a participação dos cidadãos

O aplicativo garante autonomia para os cidadãos registarem suas demandas, em qualquer dia e horário, com uso de smartphone. E o processo é muito simples. “Basta baixar o aplicativo no smartphone, realizar o cadastro e incluir a demanda. Tudo a partir do local em que o contribuinte está, sem necessitar se deslocar à Prefeitura ou ligar para o 156”, explica o coordenador da Ouvidoria, Valdir dos Anjos. Além disso, o App Atende.Net está disponível para Android e IOS. 

Valdir explica que, na solicitação de serviços na aba Particity, é possível enviar fotos do problema a ser solucionado, bem como indicar a localização no mapa. “Assim fica mais nítida a observação pelos técnicos responsáveis”, salienta.

A partir do momento em que a demanda é incluída no sistema, automaticamente fica à disposição da equipe de atendimento da Ouvidoria Geral, que então faz os encaminhamentos aos departamentos responsáveis, agilizando a tramitação. Outra vantagem é que o solicitante pode acompanhar a tramitação do seu pedido também pelo aplicativo, sem precisar ligar ou ir até a Prefeitura.

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Confira os canais de atendimento da Ouvidoria de Cascavel

  • Aplicativo Atende.Net: funciona a qualquer hora do dia
  • Portal do Município: acesse https://cascavel.atende.net/cidadao
  • Telefone 156: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
  • WhatsApp (45) 99101-8177: apenas mensagens, a qualquer hora do dia

 

Sistema de gestão pública da IPM é 100% em nuvem

Com o sistema de gestão pública Atende.Net, desenvolvido pela IPM Sistemas, a Prefeitura de Cascavel conta com uma plataforma única e 100% em nuvem. Dessa forma, pode realizar todos os seus procedimentos de maneira on-line, com acesso 24h por dia, bastando utilizar um dispositivo com Internet.

E sem fazer uso de papel, ou seja, procedimentos de contabilidade, pagamentos, arrecadação, fiscalização, pessoal, compras, licitações, procuradoria, vigilância em saúde, e muitos outros, podem ser tramitados e assinados virtualmente

Além disso, os setores “conversam” entre si dentro do cadastro único, permitindo cruzar dados e gerar gráficos e indicadores em tempo real. Uma facilidade que qualifica a administração municipal, proporcionando tomada de decisão baseada em dados. Como resultado, há uma gestão mais transparente, econômica e célere.

Essa tecnologia trabalha com fluxos digitais via workflow, com automatização dos processos, portanto, otimiza e acelera a rotina interna com qualificação do atendimento ao cidadão. Por exemplo, o software mostra todas as etapas a serem cumpridas de um processo, indicando pendências e enviando alerta da sua evolução.

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