Tecnologia permite abrir uma empresa em 10 minutos
IPM - Blog
Arrecadação Arrecadação

Já imaginou como seria estimulante empreender se você pudesse abrir uma empresa em 10 minutos? E se o processo fosse digital, realizado de casa ou escritório, não seria ainda mais interessante? Então lá vai uma ótima notícia: isso já é possível em municípios que utilizam tecnologia de ponta aliada a uma gestão que incentiva o empreendedorismo reduzindo a burocracia.

Um sonho que está virando realidade para os moradores de Gravataí (RS), cidade de 285,5 mil habitantes da Região Metropolitana de Porto Alegre. No início de agosto de 2022, a Prefeitura integrou o seu sistema de gestão pública à plataforma Tudo Fácil Empresas, em parceria com o governo do Estado, a Junta Comercial e o Sebrae/RS, para facilitar a abertura de novos negócios

Como resultado, empresas individuais ou limitadas, de baixo risco ambiental, de incêndio ou sanitário, podem ser regularizadas com um único acesso on-line, sem custos e em poucos minutos. 

“Os empreendedores poderão fazer as solicitações e encaminhar permissões em tempo recorde, em no máximo 10 minutos, e o melhor de tudo, com custo zero”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), João Maria Lima de Campos.

Para facilitar o processo e incentivar o empreendedorismo local, a Prefeitura investiu em tecnologia e também reduziu a burocracia transformando dez etapas em uma única, além de zerar os custos aos cidadãos.

“Costumo dizer que ainda não inventaram nenhuma ferramenta social que seja melhor que o emprego. Com isso, queremos ser ainda mais ágeis na abertura de novas empresas e na geração de novos empregos”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon. 

Essa inovação ainda é novidade no RS, com Novo Hamburgo tendo sido o primeiro município além da capital gaúcha a realizar o processo, em maio de 2022. Desde então, os hamburguenses já abrem empresas em 10 minutos. Mas, ainda são poucos os municípios do RS que aderiram ao método.

Tecnologia permite abrir uma empresa em 10 minutos em Gravataí

Projeto que permite abrir uma empresa em 10 minutos em Gravataí (RS) foi anunciado em evento no início de agosto. Foto: Jéssica Beltrame/PMG Divulgação.

Paranaenses também incentivam o empreendedorismo

Em Pinhais (PR), cidade de 134 mil habitantes da região Metropolitana de Curitiba, essa facilidade para abrir empresas já está consolidada. Tanto que, em junho, o município se destacou com a análise de consulta de viabilidade mais rápida do Brasil. O dado foi apresentado no boletim do 1º quadrimestre de 2022 do Mapa das Empresas, do Ministério da Economia.

“O reconhecimento de sermos a cidade mais ágil do Brasil na análise de viabilidade da abertura de uma empresa nos trouxe muita alegria, pois gerar eficiência na gestão para o melhor atendimento do cidadão é o nosso objetivo principal”, destaca a prefeita Rosa Maria de Jesus Colombo.

Foram abertas 343 empresas em Pinhais no período avaliado, e o processo completo (da análise de viabilidade até a liberação do alvará) levou 8 horas, sendo que a média nacional foi de 1 dia e 16 horas. Para ter esse resultado, a Prefeitura investiu em tecnologia nativa web para facilitar os seus processos, assim como reduziu a burocracia para os empreendedores.

Foi o que também fez Cascavel (PR), de 336 mil habitantes no Oeste paranaense, ao integrar o seu sistema de gestão à RedeSim em novembro de 2021. 

“Na hora que o empresário busca a Prefeitura, ele consegue, de uma forma muito mais rápida, o Alvará e todas as necessidades de licenciamento para abertura da empresa. Por isso, quero ressaltar a ferramenta que estão usando em Cascavel, que é robusta, é avançada”, salientou o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta, sobre o uso de tecnologia 100% em nuvem no município.

Desde então, é possível abrir uma empresa em minutos em Cascavel, incluindo as solicitações de licenças do Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais. Tudo via Internet, sem uso de papel, deslocamentos ou filas.

“É uma ferramenta extraordinária, que dá impulso, rapidez, tira a burocracia, agiliza a vida dos empreendedores, das pessoas que querem produzir”, enfatizou o prefeito Leonaldo Paranhos.

Como reflexo, Cascavel registrou 6.918 novas empresas no primeiro semestre de 2022, contra 3.661 no mesmo período de 2021, ou seja, um aumento de 89%.

Tecnologia permite abrir uma empresa rapidamente

Cidade catarinense ganha prêmio nacional do Sebrae

Também é muito fácil abrir uma empresa em Rio do Sul (SC), município do Alto Vale com cerca de 73 mil habitantes. Em junho de 2022, o prefeito José Eduardo Rothbarth Thomé venceu o XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) na categoria Cidade Empreendedora – Região Sul com o projeto “Rio do Sul – Capital de Oportunidades”, sendo a única cidade sulista premiada na etapa nacional. Com essa premiação, o Sebrae reconhece os gestores públicos municipais que investem no empreendedorismo e na modernização da gestão pública local.

“Rio do Sul foi reconhecida nacionalmente por todas as políticas de desenvolvimento aplicadas, que geram resultados efetivos na vida das pessoas. Isso envolve a revisão e modernização da legislação e também a desburocratização de processos que, aliada à tecnologia oferecida pela IPM, nos possibilitou implantar todas as medidas necessárias, proporcionando mais praticidade e rapidez em todos os processos. Exemplo disso foi a adesão do município à RedeSim, que ocorreu graças à modernização dos sistemas de informação, que hoje possibilitam ao cidadão abrir uma empresa em minutos”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul, Paulo Fiamoncini.

Com a inovação, Rio do Sul foi case de sucesso no Brasil Mais Simples – Etapa SC, realizado pelo Sebrae em Florianópolis em junho. O destaque foi o projeto de adesão à RedeSim via integração com o sistema de gestão AtendeNet.

É devido a essa tecnologia que o processo de abertura de empresas ficou mais simples e ágil, sendo realizado de forma on-line e automatizada. E os números já refletem isso. No primeiro semestre de 2022, Rio do Sul registrou 1.426 novas empresas, contra 980 no mesmo período de 2021, ou seja, 45,5% a mais.

tecnologia facilita abrir uma empresa em Rio do Sul

Prefeito de Rio do Sul (SC), José Thomé, no momento de recebimento da premiação em nível nacional do Sebrae. Foto: Divulgação.

Uso de tecnologia IPM é ponto comum entre essas prefeituras

Além do incentivo ao empreendedorismo por meio de redução da burocracia, Gravataí (RS), Novo Hamburgo (RS), Pinhais (PR), Cascavel (PR) e Rio do Sul (SC) têm em comum o uso da tecnologia para gestão pública municipal AtendeNet, da IPM Sistemas. Desenvolvida em plataforma única de dados e nativa web, essa solução dispensa a utilização de papel e permite acesso 24h, com oferta de serviços de forma on-line para autoatendimento dos cidadãos e atualização em tempo real.

Pinhais (PR), que utiliza a tecnologia IPM desde 1999, conta com liberação automatizada de alvará para empresas com processos via workflow integrada à RedeSim. Basta o empreendedor cadastrar o seu pedido no site pinhais.atende.net usando o autoatendimento on-line, que o processo tramita automaticamente entre os órgãos competentes conforme os parâmetros definidos na legislação federal e municipal. Dessa forma, processos que antigamente levavam semanas, agora, são resolvidos rapidamente. 

Em Gravataí (RS), cliente IPM desde 2013, a integração é com o Balcão Único do RS. Basta o empreendedor entrar no site da Junta Comercial e preencher as informações que, caso atenda aos critérios (baixo risco ou MEI), terá o seu cadastro feito na hora, com os dados enviados automaticamente ao AtendeNet, na Prefeitura, para registro e liberação do Alvará. Ou seja, é uma grande facilidade ao cidadão, que interage apenas com o site da Junta, e também ao usuário da Prefeitura, que apenas monitora os registros efetuados automaticamente.

Para Rio do Sul (SC), cliente IPM há mais de 20 anos, junto com a adesão à RedeSim foi criado um mecanismo no AtendeNet que importa o Plano Diretor do Município, de forma que os processos de solicitação de viabilidade de empresas ficaram automatizados. Além disso, os pedidos de alterações e baixas de empresas também estão 100% integrados, deixando a dinâmica dentro da Prefeitura para abertura de empresas muito simples e rápida. 

> Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

Leia também:

> Atende.Net localiza MEIs registrados após a Resolução CGSIM 59/2020

> Governo Digital: Módulo Memorando simplifica a comunicação pública

> Arquivo morto: nova tecnologia facilita digitalização para clientes IPM

> E-book gratuito tem tudo sobre Governo Verdadeiramente Digital

> E-book gratuito explica o Novo Siafic e o Decreto 10.540/2020

> 82 novas entidades assinam contrato com a IPM no 1º semestre de 2022

Quero falar com um consultor IPM e ter uma demonstração

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página