Cidades com tecnologia nuvem são destaque em ranking de gestão fiscal

40 clientes IPM são destaque em ranking de gestão fiscal da Austin Rating e Revista IstoÉ

Cases
26 set 2022

Fazendo uso de tecnologia de última geração para gestão pública mais inteligente, as Prefeituras conseguem reduzir gastos e aumentar a receita sem criar impostos. Com relatórios gerados em tempo real, os gestores podem tomar decisões baseadas em dados, obtendo uma gestão mais eficiente, ágil e transparente. É o caso de Sapucaia do Sul (RS), que acaba de conquistar três pódios nacionais em ranking de gestão fiscal.

Assim como Sapucaia, outras 39 cidades que utilizam a tecnologia 100% em nuvem Atende.Net para gestão pública da IPM Sistemas se destacaram no eixo Indicadores Fiscais do Ranking Melhores Cidades do Brasil 2022. O levantamento elaborado pela Austin Rating e a Revista IstoÉ (Editora Três) analisou 5.565 municípios brasileiros, elaborando os rankings:

  • Top 50 eixo Indicadores Fiscais – Consolidado e por Porte;
  • Top 50 por Temática;
  • Top 50 Grande Porte (acima de 200 mil habitantes);
  • Top 50 Médio Porte (de 50 mil a 200 mil habitantes);
  • Top 50 Pequeno Porte (até 50 mil habitantes). 

Para formar os rankings do eixo Indicadores Fiscais, foram avaliadas: Capacidade de Arrecadação, Execução do Orçamento, Aplicação na Saúde e Educação, e Capacidade de Pagamento. E 6 clientes IPM são destaque no Top 50 Geral Consolidado – que considerou todas as cidades do Brasil juntas (veja mais abaixo). 

Entretanto, olhando-se os rankings das subcategorias e portes, são citados 40 usuários de tecnologia IPM. Inclusive, a maioria deles é destaque em mais de um ranking. É o caso de Sapucaia do Sul (RS), que obteve três pódios: 1º lugar consolidado geral de médio porte, 1º lugar consolidado do subgrupo Capacidade de Pagamento e 1º lugar de médio porte em Capacidade de Pagamento, além de figurar em 12º lugar no ranking Consolidado Geral Nacional.

Confira os destaques abaixo:

Clientes IPM no ranking Consolidado – TOP 50 eixo Indicadores Fiscais

Geral Nacional (cidades de todos os portes juntas)

  • 10º Sumaré (SP)
  • 12º Sapucaia do Sul (RS)
  • 13º Gravataí (RS)
  • 22º Rio do Sul (SC)
  • 41º Araucária (PR)
  • 45º Alvorada (RS)

Grande Porte

  • 10º Sumaré (SP)
  • 12º Gravataí (RS)
  • 32º Alvorada (RS)

Médio Porte

  • 1º Sapucaia do Sul (RS)
  • 6º Rio do Sul (SC)
  • 12º Araucária (PR)
  • 18º São Bento do Sul (SC)
  • 24º Guarapuava (PR)
  • 40º Pinhais (PR)
  • 42º Palhoça (SC)
  • 43º Cachoeirinha (RS)
  • 46º Brusque (SC)
  • 47º Bento Gonçalves (RS)

Pequeno Porte

  • 6º Panambi (RS)
  • 9º Araquari (SC)
  • 14º Osório (RS)
  • 17º Palmeira das Missões (RS)
  • 20º Nova Santa Rita (RS)
  • 26º Pomerode (SC)
  • 28º Rio Negrinho (SC)
  • 35º Timbó (SC)
  • 48º Igrejinha (RS)

Clientes IPM no TOP 50 Subgrupo Capacidade de Arrecadação

Médio Porte

  • 4º Palhoça (SC)
  • 13º Paranaguá (PR)
  • 14º Brusque (SC)
  • 16º Guarapuava (PR)
  • 17º Bento Gonçalves (RS)
  • 20º Cachoeirinha (RS)
  • 21º Pinhais (PR)
  • 24º Campo Largo (PR)
  • 29º Araucária (PR)
  • 36º Arapongas (PR)
  • 48º Guaíba (RS)

Pequeno Porte

  • 6º Araquari (SC)
  • 8º Osório (RS)
  • 9º Timbó (SC)
  • 11º Pomerode (SC)
  • 18º Nova Santa Rita (RS)
  • 19º Guaramirim (SC)
  • 29º Panambi (RS)
  • 33º Dois Vizinhos (PR)
  • 50º Rio Negrinho (SC)

Clientes IPM no TOP 50 Subgrupo Execução do Orçamento

Geral Nacional (cidades de todos os portes juntas)

  • 2º Araucária (PR)

Médio Porte

  • 2º Araucária (PR)
  • 27º Bento Gonçalves (RS)
  • 38º Sapucaia do Sul (RS)
  • 46º São Francisco do Sul (SC)
  • 50º Pouso Alegre (MG)

Pequeno Porte

  • 23º Santa Helena (PR)
  • 33º Osório (RS)
  • 40º Timbó (SC)

Clientes IPM no TOP 50 Subgrupo Aplicação na Saúde e Educação

Geral Nacional (cidades de todos os portes juntas)

  • 37º Balneário Piçarras (SC)
  • 47º Osório (RS)

Grande Porte

  • 14º Cascavel (PR)
  • 50º Novo Hamburgo (RS)

Médio Porte

  • 18º Santa Rosa (RS)
  • 41º Indaial (SC)
  • 42º Brusque (SC)
  • 46º Rio do Sul (SC)
  • 50º Palhoça (SC)

Pequeno Porte

  • 22º Balneário Piçarras (SC)
  • 27º Osório (RS)
  • 30º Porto Belo (SC)
  • 43º Araquari (SC)
  • 46º Itapoá (SC)

Clientes IPM no TOP 50 Subgrupo Capacidade de Pagamento

Geral Nacional (cidades de todos os portes juntas)

  • 1º Sapucaia do Sul (RS)
  • 15º Rio do Sul (SC)
  • 24º Sumaré (SP)
  • 27º Alvorada (RS)
  • 37º Palmeira das Missões (RS)

Grande Porte

  • 3º Sumaré (SP)
  • 6º Alvorada (RS)
  • 10º Gravataí (RS)
  • 41º Novo Hamburgo (RS)

Médio Porte

  • 1º Sapucaia do Sul (RS)
  • 9º Rio do Sul (SC)
  • 37º Parobé (RS)

Pequeno Porte

  • 25º Panambi (RS)
  • 48º Piracaia (SP)

Tecnologia nativa web garante eficiência da gestão

Todas essas cidades citadas acima utilizam tecnologia IPM para gestão pública 100% em nuvem. Por ser nativa web (não usar emuladores), oferecer acesso 24h e possibilitar gestão baseada em dados, as soluções IPM garantem mais eficiência e uso mais inteligente dos recursos. Como resultado, esses municípios conseguem ampliar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos nas mais variadas áreas.

E quando se fala da tecnologia IPM para gestão fiscal, pode-se destacar que as ações de cobrança e fiscalização de tributos são realizadas sem uso de papel, operadas a partir de um computador, tablet ou celular com Internet. Existe emprego de inteligência fiscal, com processos digitais, fluxos automatizados, atualização de dados e geração de relatórios em tempo real, assinatura virtual de documentos, entre muitas outras facilidades.

“Há uma alta disponibilidade de informações, que garantem maior controle e uma tomada de decisão baseada em dados reais, com indicadores apurados em tempo real. Com isso, os recursos são aplicados de forma mais inteligente e eficiente”, explica Sedi Zanella, gerente de Relações Institucionais da IPM. 

> Vídeo: confira 5 passos para ter uma Cidade Inteligente

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