Indaial vence Prêmio Cidades Empreendedoras do Ministério do Desenvolvimento e Enap

Indaial vence Prêmio Cidades Empreendedoras do Ministério do Desenvolvimento e Enap

Cases
28 mar 2023

Indaial (SC) venceu a primeira edição do Prêmio Cidades Empreendedoras, lançado em 2022, com a iniciativa “Cidade empreendedora – Criando oportunidades”, que tem como objetivo estimular a formalização de empresas, desburocratizando os processos e capacitando empreendedores de pequenos negócios. O Município conquistou o 1º lugar na Categoria 2, para cidades de 50.001 a 100.000 habitantes.

“É com orgulho que, novamente, Indaial é destaque nacional no estímulo ao empreendedorismo, estimulando a formalização de empresas, destravando a burocracia e capacitando os empreendedores da cidade. Nossa Sala do Empreendedor virou referência no Estado de Santa Catarina e no Brasil. Parabéns a toda a equipe pelo trabalho realizado”, destacou o prefeito André Moser nos canais da Prefeitura.

O prêmio contou, ainda, com outros dois usuários da tecnologia IPM no TOP 3: Apucarana (PR) e Guaíra (PR), que conquistaram o 2º lugar em suas categorias (confira abaixo). A premiação ocorreu na tarde de 27/03/2023, na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo YouTube. O evento contou com a participação do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin.

Ao todo, as três categorias receberam inscrição de 479 projetos, de 331 prefeituras, 96 instituições públicas e 52 organizações não-governamentais de 23 Estados brasileiros, sendo que 168 projetos foram habilitados a concorrer. Os primeiros lugares receberam troféu, certificado e um prêmio de R$ 250 mil, enquanto os segundos e terceiros colocados receberam certificados.

Foto de Indaial recebendo o prêmio de 1º lugar no I Prêmio Cidades Empreendedoras do Ministério do Desenvolvimento e Enap

O coordenador da Sala do Empreendedor de Indaial, Altair Simão (com o troféu), recebeu o prêmio em Brasília, durante evento que contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Foto: Reprodução/Youtube.

>> IPM Saúde é eleita a melhor solução do Brasil para Smart Cities

>> Rio do Sul é o mais rápido do Brasil em abertura de empresas

>> Previne Brasil 2023: clientes IPM têm destaque na primeira avaliação do ano

Confira os clientes IPM destacados no Prêmio Cidades Empreendedoras 2022:

Categoria 1 – 100.001 a 285.000 habitantes: 

  • Apucarana (PR) –  2º lugar no Macrotema Cultura Empreendedora com a iniciativa “Economia solidária e protagonismo feminino”. 

Categoria 2 – 50.001 a 100.000 habitantes:

  • Indaial (SC)1º lugar no Macrotema Inovação com a iniciativa “Cidade empreendedora – Criando oportunidades”.

Categoria 3 – até 50.000 habitantes:

  • Guaíra (PR)2º lugar no Macrotema Ambiente Regulatório com a iniciativa “Guaíra, desburocratizando o desenvolvimento”.

Esse prêmio é uma iniciativa da Secretaria da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDICS), em parceria com a Enap. Destinada a projetos de Municípios de pequeno e médio porte (com até 285 mil habitantes), tem como objetivo homenagear iniciativas empreendedoras que promovem a competitividade empresarial e contribuem para o crescimento econômico das cidades. 

Foto de todos os finalistas do I Prêmio Cidades Empreendedoras do Ministério do Desenvolvimento e Enap

Registro de todos os finalistas do primeiro Prêmio Cidades Empreendedoras do Ministério do Desenvolvimento e Enap 2022. Foto: Divulgação.

>> 5 motivos para ter um sistema de gestão pública com Inteligência Artificial

>> Inteligência Artificial da IPM ajuda a combater a evasão escolar

>> Gestão preditiva com IA facilita planejamento urbano e reduz filas de espera

Clientes IPM no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023

Durante a cerimônia de revelação dos vencedores e entrega do Prêmio Cidades Empreendedoras 2022, também foi anunciado o resultado do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023. O ICE é o ranqueamento das cidades mais populosas do país (no total de 101) com as melhores condições para se empreender. E 3 clientes IPM aparecem no ranking:

  • Cascavel (PR) – 30º lugar nacional
  • Gravataí (RS) – 57º lugar nacional
  • Sumaré (SP) – 93º lugar nacional

Tecnologia ajuda a fomentar a economia local e a aumentar a arrecadação

Conforme o regulamento informa, o objetivo do Prêmio Cidades Empreendedoras é estimular o ecossistema de empreendedorismo e a replicação de boas práticas no país. Para isso, pretende dar visibilidade a projetos que promovam a competitividade empresarial e contribuam para o crescimento econômico das cidades.

Um desafio que é enfrentado com mais facilidade pelos Municípios que utilizam a tecnologia cloud computing de plataforma única de dados para gestão pública Atende.Net IPM, como é o caso de Apucarana (PR), Cascavel (PR), Gravataí (RS), Guaíra (PR), Indaial (SC) e Sumaré (SP), citados acima. 

Isso porque esse software possibilita a redução da burocracia, assim como a qualificação do atendimento aos cidadãos com oferta de centenas de serviços para autoatendimento pela Internet. O acesso pode ser feito tanto pelo Portal do Município quanto pelo App Atende.Net, 24h todos os dias. Ou seja, dispensando uso de papel, deslocamentos e filas, e garantindo acessibilidade e agilidade.

Essa solução inovadora também permite automatizar rotinas como a análise de viabilidade, de forma que se torna possível abrir uma empresa em menos de 10 minutos. Portanto, ao incentivar o empreendedorismo local, também promove o aumento da arrecadação municipal. E tudo isso contribui, ainda, para a qualidade de vida em geral, ao gerar mais recursos para investimentos em saúde, educação, segurança, infraestrutura e lazer, etc.

Leia também:

>> Radar da Transparência Pública 2022 destaca 87 clientes IPM

>> Ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios 2022 destaca clientes IPM

>> Clientes IPM se destacam no Ranking de Competitividade dos Municípios 2022

>> Prefeitura de São José (SC) migra 76 bancos de dados para plataforma única em tempo recorde

 

Peça uma demonstração aos consultores IPM

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página