O 5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, principal encontro de tecnologia para Prefeituras catarinenses e que ocorreu em novembro, foi palco da entrega do prêmio Prefeito Inovador 2022. Dos 31 destacados, 14 (45%) são usuários da tecnologia cloud computing para gestão pública Atende.Net IPM. Já durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), em julho, 4 (36%) dos 11 premiados são clientes IPM.
Esses eventos, bem como a entrega dos títulos, são iniciativas da RCD – Rede Cidade Digital, que está retomando os encontros presenciais. Para tanto, conta com o apoio das federações estaduais e das associações regionais de municípios.
Para a definição dos premiados, foram considerados diversos fatores, entre eles: utilização da tecnologia e da inovação de forma estratégica na gestão pública; resultados em prol do desenvolvimento das cidades; ações implantadas durante a atual gestão (2020-2024); melhoria na prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe.
“São inúmeras as aplicações que trazem economia e melhorias na vida das pessoas. Por este motivo, nosso objetivo é atender à grande demanda por informações e conhecimentos a respeito de soluções e alternativas implementadas por prefeituras e disponíveis no mercado, visando dotar os municípios com conhecimentos digitais e tecnológicos, e de acordo com a realidade enfrentada nas cidades”, resumiu José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital, durante o evento de Santa Catarina, realizado em Balneário Camboriú nos dias 17 e 18 de novembro de 2022.
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A IPM Sistemas é pioneira em cloud computing e SaaS para gestão pública, trabalhando com tecnologia 100% em nuvem (sem emuladores) desde 2012 estando, portanto, plenamente consolidada no mercado. E cumpre os requisitos do novo Siafic (Decreto 10.540/2020), que entrará em vigor em 01/01/2023.
Trata-se de uma solução inovadora de cadastro único de dados para gestão completa de Prefeitura, Câmaras de Vereadores, Fundos, Fundações e Autarquias, e que fica disponível 24h todos os dias. Além disso, o acesso pode ser feito via computador, tablet ou celulares com Internet.
O software único de governança Atende.Net reduz a burocracia ao mesmo tempo em que aumenta a agilidade, a transparência e a economia. E também aproxima o governo das pessoas, permitindo a oferta de autoatendimento pela Internet, dando às prefeituras a possibilidade de disponibilizar mais de 400 serviços com acesso on-line. Tudo sem papel, deslocamentos ou filas.
“As prefeituras que utilizam a tecnologia IPM conseguem otimizar e automatizar seus processos, diminuindo a burocracia, com gestão de empenhos, ordens de compra, folha de pagamentos, memorandos, saúde, social, meio ambiente, cemitérios e demais áreas em ambiente único, inclusive com acesso via aplicativo de celular, como é típico nas smart cities. Por exemplo, os empreendedores conseguem abrir uma empresa em todas as esferas de governo em poucos minutos”, explica o gerente de Relações Institucionais da IPM, Sedi Zanella.
Com a transformação digital proporcionada pela IPM, os municípios conseguem gerir melhor seus recursos, cruzando dados e gerando indicadores em tempo real, para uma tomada de decisão mais ágil e assertiva.
Outro exemplo vem das automações e funcionalidades de inteligência fiscal, que resultam no aumento da arrecadação sem mexer em taxas e impostos. Com mais recursos em caixa, torna-se possível ampliar os investimentos em educação, saúde, segurança, lazer e infraestrutura, proporcionando melhora da qualidade de vida em geral.
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