Rio do Sul vence prêmio nacional de Cidade Empreendedora do Sebrae

Rio do Sul vence prêmio nacional do Sebrae de Cidade Empreendedora

Cases
29 jun 2022

O XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) revelou os vencedores da etapa nacional na noite desta terça-feira, 28/06/2022, em Brasília. O prefeito de Rio do Sul (SC), José Eduardo Rothbarth Thomé, venceu na categoria Cidade Empreendedora – Região Sul com o projeto “Rio do Sul – Capital de Oportunidades”, sendo a única cidade sulista premiada na etapa nacional.

A cerimônia de reconhecimento dos gestores públicos que investem no empreendedorismo e na modernização da gestão pública local reuniu centenas de prefeitos, parlamentares e autoridades. Ao todo, foram selecionados para a disputa nacional 182 prefeitos(as) e 199 projetos.

“Orgulho! Recebemos o prêmio Prefeito Empreendedor nacional do Sebrae, sendo a única prefeitura catarinense entre os agraciados. Isso mostra como nosso trabalho, em parceria com o Sebrae-SC, fez toda a diferença ao longo dos últimos cinco anos”, destacou o prefeito José Thomé. “Isso é uma conquista de equipe. São diversos serviços, programas e projetos que fazem de Rio do Sul um lugar único e especial. E agora reconhecido nacionalmente por uma entidade séria e competente como o Sebrae. Agradeço a toda a nossa equipe, e continuaremos firmes trabalhando cada vez mais”, completou.

Rio do Sul vence prêmio nacional do Sebrae Cidade Empreendedora

Prefeito de Rio do Sul (SC), José Thomé, no momento de recebimento da premiação em nível nacional do Sebrae. Foto: Divulgação.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul, Paulo Fiamoncini, também comemorou a conquista do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022.

“Rio do Sul foi reconhecida nacionalmente por todas as políticas de desenvolvimento aplicadas, que geram resultados efetivos na vida das pessoas. Isso envolve a revisão e modernização da legislação e também a desburocratização de processos que, aliada à tecnologia oferecida pela IPM, nos possibilitou implantar todas as medidas necessárias, proporcionando mais praticidade e rapidez em todos os processos. Exemplo disso foi a adesão do município à RedeSim, que ocorreu graças à modernização dos sistemas de informação desenvolvidos pela IPM, que hoje possibilitam ao cidadão abrir uma empresa em questão de minutos”, salienta Fiamoncini.

Ao abrir os trabalhos da noite, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, elogiou o comprometimento dos prefeitos com o crescimento socioeconômico.

“Esta é uma edição histórica: marca os 20 anos do PSPE e os 50 anos do Sebrae. Com esse prêmio, o Sebrae incentiva a inclusão do empreendedorismo na agenda municipal, em uma parceria que utiliza os pequenos negócios como ferramenta de desenvolvimento local. Sabemos que o desenvolvimento nasce e cresce nos municípios”, destacou Melles, antes de anunciar os vencedores.

Rio do Sul vence prêmio nacional do Sebrae Cidade Empreendedora

O prefeito de Rio do Sul (SC), José Thomé, com o presidente do Sebrae, Carlos Melles. Foto: Divulgação.

Rio do Sul é exemplo de inovação e incentivo ao empreendedorismo

Rio do Sul, que utiliza tecnologia de gestão pública municipal da IPM sistemas há mais de 20 anos, tem colecionado destaque. Por exemplo, foi case de sucesso no Brasil Mais Simples – Etapa Santa Catarina, realizado no início de junho pelo Sebrae em Florianópolis (SC), com o tema desburocratização na gestão pública.

Na ocasião, apresentou justamente o projeto de adesão à RedeSim via integração com o sistema de gestão Atende.Net. É devido a essa tecnologia que o processo de abertura de empresas ficou mais simples e ágil, sendo realizado de forma on-line e automatizada.  

“Nós criamos um mecanismo no Atende.Net que importa o Plano Diretor do Município, de forma que os processos de solicitação de viabilidade de empresas ficam automatizados. Além disso, os pedidos de alterações e baixas de empresas também estão 100% integrados”, explica o Coordenador de Desenvolvimento de Soluções de Tributação da IPM Sistemas, engenheiro especializado em gestão pública Marcelo Alvin Kiefer.

Confira alguns destaques recentes de Rio do Sul:

  • 1º lugar nacional na categoria Cidade Empreendedora – Regional Sul do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (JUN/22)
  • 4º lugar nacional (grupo 6) do Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) de 2022, do Conselho Federal de Administração (MAI/22)
  • 2º lugar geral em SC no Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) de 2022, do Conselho Federal de Administração (MAI/22)
  • 1º lugar estadual na categoria Cidade Empreendedora do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – etapa Santa Catarina (ABR/22)
  • 2º lugar nacional no ranking de Atendimentos das Salas do Empreendedor do Sebrae em 2021 (JAN/22)
  • Destaque nacional de “Boa Gestão” do Índice Firjan de Gestão Fiscal 2021 (NOV 21)
  • 1° lugar estadual em Transparência na Gestão Municipal em estudo realizado por professores da UDESC e da UFSC (ABR 21)
  • 1º município a enviar dados via e-Sfinge on-line em SC (ABR 21)

Imprensa destaca a conquista 

O programa Balanço Geral Blumenau (NDTV – afiliada Record) destacou o prêmio nacional do Sebrae recebido por Rio do Sul na categoria Cidade Empreendedora. Abaixo, confira a matéria com entrevista de usuários e também do Secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, Paulo Fiamoncini: 

A jornalista Estela Benetti, do NSC Total (portal da NSC Comunicação – afiliada Globo), também destacou a conquista de Rio do Sul em sua coluna.

Estella Benetti Rio do Sul vence prêmio nacional do Sebrae Cidade Empreendedora

Saiba mais sobre a tecnologia da IPM Sistemas:

> Tecnologia de Inteligência Fiscal aumenta a arrecadação das Prefeituras

> Governo Digital: Módulo Memorando simplifica a comunicação pública

> E-book gratuito tem tudo sobre Governo Verdadeiramente Digital

> Índice Firjan destaca 88 clientes IPM com boa ou excelente gestão fiscal

> Índice CFA 2022: clientes IPM são destaque nacional em Governança Municipal

> Portal da Transparência: 50 clientes IPM têm excelente avaliação do TCE-RS

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página