Prêmio Gupy Destaca: RH da IPM é um dos mais inspiradores do Brasil

Prêmio Gupy Destaca: RH da IPM é eleito um dos mais inspiradores do Brasil

Carreira
27 out 2022

A IPM recebeu notoriedade nacional com o Prêmio Gupy Destaca – 100 RHs que mais inspiram 2022, da Gupy e Ideafix. O resultado foi anunciado em 26/10/2022, em São Paulo (SP). A seleta lista traz as empresas com as maiores pontuações no somatório de três pilares: Atração, Desenvolvimento e Encantamento. E a IPM ficou no Top 5 Encantamento e no Top 15 Geral (11º nacional) entre mais de 1.000 inscritos. Empresas de todos os portes e segmentos participaram do concurso gratuito, tendo suas práticas, iniciativas, e resultados da área de RH avaliados externamente. 

“O maior diferencial estratégico que uma empresa pode ter são as pessoas. Nos últimos 12 meses, estivemos focados como nunca em impulsionar e promover essa mentalidade na IPM, de ponta a ponta, promovendo uma cultura de alta performance, inovação e transformação, centrada nas pessoas. Isso é fruto do trabalho de um time de Gente extremamente talentoso, e agora reconhecido com um dos 100 RHs mais inspiradores e de destaque no Brasil”, comemora Lúcia Mees, gerente de Gente & Gestão, Tecnologia e Inovação da IPM.

E tem muita coisa “no forno”. Em breve, novas iniciativas serão implementadas, e as existentes passarão por melhorias. São inovações que vêm das experiências de Lúcia nos Estados Unidos e no Brasil. Formada em Engenheira Eletrônica e em Engenharia da Computação na universidade de Duke, uma das melhores do mundo, também atuou em organizações como o Bank of America, BTG Pactual e na área de desenvolvimento de empresas através de parceria entre a Bill & Melinda Gates Foundation e a própria Duke.

“Também iniciamos um programa de mentoria para novos colaboradores, reformulamos nosso onboarding, redefinimos avaliações de desempenho, instituímos ouvidorias anônimas, pesquisas para entendermos o momento de cada profissional, treinamentos técnicos, dentre muitas outras. Isso tudo além de darmos conta das demandas de atração e seleção de novos profissionais”, salienta Lúcia. 

IPM sistema na entrega do prêmio de RH inspiradores da Gupy 2022

Registro da entrega do troféu, com Lúcia Mees entre a CEO da Gupy, Mariana Dias, e a COO e Co-founder da Gupy, Bruna Guimarães. À direita, Lúcia e Luciane Mees comemoram o destaque nacional. Fotos: Gupy/Divulgação.

Prêmio reconhece duas décadas de práticas inovadoras

A IPM nunca havia participado de uma premiação relacionada ao trabalho do time de Gente e Gestão, e já na primeira que concorreu recebeu o reconhecimento. O Prêmio Gupy Destaca 2022 veio para comprovar que as iniciativas criadas há mais de 20 anos continuam sendo destaque e pioneiras no Brasil. 

Um ótimo exemplo disso é o Programa Jovens Talentos, que em duas décadas já qualificou e impulsionou a carreira de mais de 1.000 novos profissionais em tecnologia, em uma formação prática e 100% gratuita, que serve de porta de entrada também para integrar nos times da IPM. 

“Muitos desses talentos viram na IPM sua primeira oportunidade de emprego, vieram de grupos sociais e econômicos menos favorecidos, e hoje ocupam posições de liderança na IPM, participando da construção do futuro da gestão pública através da tecnologia”, salienta Lúcia Mees.

A IPM é pioneira entre empresas de tecnologia ao oferecer esse tipo de programas de formação profissional, enquanto a maioria só agora está despertando para ações de formação profissional. 

Outro exemplo é a valorização dos relacionamentos interpessoais, como o Programa de Mentoria IPM, com o qual os novos colaboradores contam com um mentor experiente durante seus 6 primeiros meses na IPM, assim como o IPM Birthday, que dá um bônus para que os profissionais comemorem a data com seus familiares.

Tem ainda as comemorações de datas especiais, como Festa Junina, Halloween, etc. Juntas, todas essas ações têm colaborado na construção de um clima agradável, colaborativo e inovador, que tem sido confirmado pelas conquistas consecutivas do Selo GPTW, conferido anualmente pela consultoria global Great Place to Work.

Prêmio Gupy Destaca: RH da IPM é eleito um dos mais inspiradores do Brasil

A Gerente de Gente & Gestão, Lúcia Mees, comemorando o prêmio nacional com a equipe: à esquerda estão Lúcia e o time da Sede e, à direita, o time do Centro de Tecnologia (RH e Treinamento e Desenvolvimento). Fotos: Divulgação.

IPM tem projeto para uma universidade corporativa

A IPM vive um momento de expansão, que inclui a construção de uma torre de seis andares junto ao Centro de Tecnologia, em Rio do Sul (SC). A elaboração do projeto já foi iniciada, e o terreno foi adquirido no início de 2022. O espaço extra abrigará a equipe ampliada e também a universidade corporativa, projeto desenhado para preparar mais profissionais para a área de tecnologia, sendo a evolução do Programa Jovens Talentos IPM. 

Pioneira em cloud computing e SaaS para gestão pública de Prefeituras, Câmaras, Fundações e outras entidades municipais, a IPM desenvolve soluções tecnológicas  há quase três décadas. Sempre à frente no quesito inovação, em 2012 lançou a versão nativa web (sem emuladores) das suas tecnologias, muito antes dos governos públicos pensarem nessa possibilidade. Ainda, neste ano, conquistou o primeiro lugar nacional com a melhor solução do Brasil para cidades inteligentes, com o IPM Saúde, vencedor do prêmio Connected Smart Cities 2022. 

E continua conquistando mercados. Hoje, além do Centro de Tecnologia em Rio do Sul (SC), também possui Sede Administrativa em Florianópolis (SC) e dois datacenters próprios: um em Curitiba (PR) e outro em Osasco (SP). São mais de 650 clientes espalhados pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, havendo equipes dedicadas em todos esses estados. 

Prêmio Gupy Destaca: RH da IPM é eleito como um dos mais inspiradores do Brasil

Registros do encerramento, em outubro de 2022, de mais duas turmas do Programa Jovens Talentos. Os cursos de Delphi e PHP foram realizados presencialmente e 100% gratuitos no Centro de Tecnologia IPM. Fotos: Divulgação.

Premiação da IPM é destaque na imprensa

Vários portais e jornais do Brasil estão destacando a premiação conquistada pela IPM. Entre eles, pode-se citar Revista Exame, Estadão, MundoRH, Acontecendo Aqui, Noticenter, Jornal de Blumenau, entre outros canais de mídia.

Prêmio Gupy Destaca: RH da IPM é eleito um dos mais inspiradores do Brasil

Leia também:

> IPM Saúde é a melhor solução do Brasil para Cidades Inteligentes

> Clientes IPM são destaque no Ranking do SICONFI 2022

> Prêmio Band Cidades Excelentes: o pódio do Oscar da Gestão Pública

> Ranking nacional de gestão econômica 2022 destaca clientes IPM 

> 40 clientes IPM são destaque em ranking de gestão fiscal da Austin Rating e Revista IstoÉ

> Tecnologia IPM está preparada para a Lei do Governo Digital

> Tecnologia permite abrir uma empresa em 10 minutos

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página