Receita Federal passa a receber pagamento de Darf por cartão de crédito

Receita Federal passa a receber pagamento de Darf por cartão de crédito

Arrecadação
06 mar 2023

A facilidade de realizar pagamentos via cartão chegou na esfera dos tributos federais. Em fevereiro de 2023, a Receita Federal iniciou um projeto-piloto para receber pagamentos de Darf – Documento de Arrecadação de Receita Federais com cartão de crédito. 

Inicialmente, isso só será possível no caso de débitos em Darf na versão numerada emitidos pelo Sicalc Web, pelos parcelamentos ordinários e simplificados da Receita Federal, pelo “Regularize” para débitos inscritos em Dívida Ativa da União, e das multas por atraso na entrega das declarações do Simples Nacional (PGDAS-D e DASN-Simei). E, por enquanto, somente poderão ser pagos débitos de até R$ 15 mil e apenas com cartões das bandeiras Visa, Mastercard e Elo, de qualquer instituição.

Na esfera municipal, essa prática já é possível. Além dos tradicionais boletos e o Pix, as Prefeituras que utilizam a tecnologia de gestão pública Atende.Net IPM podem oferecer a opção de pagamentos de tributos, como o IPTU e ITBI, via cartão de crédito à vista ou em até 12x. Além de facilitar a vida financeira dos munícipes, a modalidade ajuda a melhorar o índice de inadimplência e, consequentemente, gera aumento da arrecadação.

“A IPM vem na vanguarda de tecnologia cloud computing para gestão pública e, agora, criou uma Fintech, justamente com o intuito de facilitar e agilizar a vida dos contribuintes no pagamento dos impostos e taxas públicas em seus Municípios de forma rápida e segura pela Internet. Além disso, essa solução melhora a arrecadação municipal, o que resulta em mais investimentos na qualidade de vida”, salienta o gerente da Fintech By IPM, Fábio Cunha.

Leia também:

>> O que é fintech e como a tecnologia qualifica a gestão municipal

>> Importe dados do Simples Nacional e aumente a arrecadação

>> Starter IPM facilita a abertura de empresas no seu Município

>> 8 razões para usar tecnologia IPM na contabilidade pública

>> Tempo recorde: São José migra 76 bancos de dados para cadastro único

> Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

Fale com um consultor IPM, peça uma demonstração

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página