Sistema de gestão pública em nuvem facilita prestação de contas em Paranaguá (PR)

Sistema de gestão pública em nuvem IPM facilita prestação de contas em Paranaguá (PR)

Administração Geral
09 ago 2021

A Prefeitura de Paranaguá (PR) utiliza, desde 2015, o sistema de gestão pública Atende.Net, desenvolvido em plataforma única e 100% em nuvem. Desde então, a tecnologia da IPM Sistemas tem promovido grandes facilidades na rotina dos Servidores públicos desta cidade da região metropolitana de Curitiba com cerca de 156 mil habitantes. 

O secretário da Fazenda, Maurício Coutinho, lembra como era trabalhar com o sistema antigo, e compara com a plataforma única da IPM

“Naquela época, que durou até 2015, quando a IPM iniciou as atividades no município, era tudo fragmentado. Tínhamos, pelo menos, uns sete sistemas contratados pelo município. Hoje o panorama é diferente. A IPM tem diversos módulos, todos integrados”, salienta Coutinho.

Por exemplo, o secretário cita a facilidade para a gestão tributária. “Hoje você gera a guia para o contribuinte, tem o arquivo de retorno, e já é lançado na receita automaticamente. Coisa que a gente antes tinha de fazer na mão”, destaca.

O superintendente de Contabilidade da Prefeitura, Joseildo Teixeira, também está satisfeito com a modernização. 

“Dentro do sistema IPM, a gente tem tudo mastigado. Falhas acontecem somente quando são manuais mesmo, como uma nota emitida de uma forma errada, ou falta de um documento que habilite o pagamento. Mas, fora isso, esse sistema da IPM, para mim aqui, é perfeito”, comemora Teixeira.

Por ser um sistema 100% em nuvem, os dados ficam disponíveis 24h para acesso pela Internet, via computador, tablet ou smartphone. Além disso, com o cadastro único, todas as informações ficam no mesmo banco de dados. Dessa forma, evita-se tanto o retrabalho com digitação quanto a duplicidade de dados.

Ainda, com o sistema de gestão pública IPM, a Prefeitura consegue realizar todos os procedimentos de contabilidade, pagamentos, arrecadação, fiscalização, pessoal, compras, licitações, procuradoria, e muitos outros, sem uso de papel.

 

> Vídeo: confira depoimentos da equipe da Prefeitura de Paranaguá

Comunicação mais fácil com o Tribunal de Contas

O uso de tecnologia de ponta na gestão pública facilita também a prestação de contas. Aliás, essa é uma das vantagens destacadas pelo secretário da Fazenda da Prefeitura de Paranaguá (PR), Maurício Coutinho. Por exemplo, ele cita a facilidade para enviar os dados ao Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR).

“A IPM gera todos os arquivos, e exporta o arquivo necessário para o SIM-AM. Hoje nós estamos com três exercícios aprovados junto ao Tribunal de Contas. O último está sendo examinado agora. Então tudo isso por quê? Porque a gente tem toda uma estrutura que possibilita trabalhar de uma forma mais tranquila, dentro da legalidade, apontando os caminhos corretos”, salienta Coutinho. “Então, para mim, tem sido uma ótima experiência trabalhar com a IPM”, completa.

Conforme o superintendente de Contabilidade, Joseildo Teixeira, a facilidade na prestação de contas, além da comunicação com o SIM-AM, também vem da base de dados única.

“Isso é reflexo de todo um trabalho dentro do sistema que nós temos hoje, que é todo amarrado, intercalado. Tudo é ajustado na hora de ser feito. Qualquer problema que dá, o próprio sistema avisa que ‘não é possível’. Então você vai ver o porquê, se tem alguma coisa errada, e já faz as correções”, explica Teixeira. “Hoje em dia, sem essa tecnologia, não tem mais como trabalhar. A tecnologia, com certeza, é um caminho que não tem mais volta”, salienta Teixeira.

 

Transparência com atualização em tempo real

Contar com um sistema de gestão pública 100% em nuvem, além de permitir acesso 24h por dia, também facilita a prestação de contas. Por exemplo, com o sistema Atende.Net, desenvolvido pela IPM Sistemas, as informações são publicadas em tempo real no Portal da Transparência da Prefeitura. Uma facilidade que é destacada pela diretora da Tesouraria, Daiane Monegaglia.

“O sistema, hoje em dia, ajuda na transparência para a população, assim como para o Tribunal de Contas. A partir do momento que você está lançando um dado, ele já sobe para o Tribunal de Contas. Por exemplo, tudo que é pago no dia, já aparece ali no Portal da Transparência. Todos os pagamentos efetuados, liquidação, nota fiscal, tudo que a Prefeitura compra, aparece no Portal da Transparência também”, explica Daiane.

O secretário da Fazenda também comemora essa facilidade para disponibilizar os dados em tempo real.

“Paranaguá normalmente tem um índice altíssimo, junto ao Tribunal inclusive, em relação à transparência. Por quê? Porque o meu pessoal tá fazendo o empenho, e a população já consegue visualizar no site da Prefeitura o empenho sendo feito. A Tesouraria está fazendo o pagamento, e já se consegue visualizar. Então, a gente está trabalhando e está levando para a população através do Portal da Transparência que, para mim, também é muito importante”, salienta Maurício Coutinho.

> Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

 

Tecnologia também é uma aliada da arrecadação

Com uso da tecnologia IPM, a Prefeitura de Paranaguá também está fortalecendo a economia local, ao mesmo tempo em que combate a sonegação de impostos e aumenta a arrecadação municipal. No fim de julho, a Prefeitura realizou o primeiro sorteio do programa Nota Parnanguara, durante um evento com telão em praça pública e transmitido ao vivo pela TV. O software utilizado é desenvolvido pela IPM Sistemas e, conforme a própria Prefeitura destacou em seus canais de comunicação, é de última geração.

“Tivemos a preocupação de garantir e assegurar a credibilidade do Nota Parnanguara. O software foi construído para evitar fraudes, com tecnologia moderna e algoritmos conceituados no mercado. Com toda a certeza, teremos um processo idôneo e confiável”, disse o chefe do Departamento de TI da Prefeitura, Tabajara Machado de Souza Júnior, na ocasião do lançamento do programa.

 

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