Paranaguá (PR) comemora 373 anos com primeiro sorteio do Nota Parnanguara 

Tecnologia IPM: Paranaguá (PR) comemora 373 anos com primeiro sorteio do Nota Parnanguara 

Arrecadação
30 jul 2021

Paranaguá (PR), cidade da região metropolitana de Curitiba com cerca de 156 mil habitantes, comemorou seus 373 anos nesta quinta-feira, 29 de julho. E uma das ações comemorativas foi a realização do primeiro sorteio da Nota Parnanguara. Um verdadeiro evento, realizado com telão em praça pública e transmitido ao vivo pela TVCI. 

“É um projeto de grande importância para o orçamento do nosso município, e unindo o útil ao agradável. Você pede a Nota Parnanguara e tem direito a participar todos os meses de um prêmio, como o Diego da Silva, que ganhou R$ 5 mil aqui, agora”, falou o prefeito Marcelo Roque em entrevista ao vivo, logo após o sorteio. “É também um incentivo para pedir a nota, para entrarem os recursos que são devidos para a Prefeitura de Paranaguá”, completou.

A lei que instituiu o programa foi sancionada no dia 29 de junho, ou seja, há exatamente um mês, para fortalecer o comércio local. Além disso, é uma ação de combate à sonegação fiscal no município. A iniciativa da Prefeitura incentiva que os consumidores peçam a Nota Fiscal de prestação de serviços dentro do município, como em academia e salões de beleza, por exemplo.

“Às vezes, você vai cortar o cabelo e não pede a nota, ou vai no lavacar ou faz até a manutenção de uma calha em uma casa, e não pede a nota. Mas isso é importante”, salientou o prefeito Marcelo Roque.

Conforme divulgado pela Prefeitura, esse primeiro sorteio incluiu pessoas que solicitaram o Nota Parnanguara de 1 a 28 de julho. No entanto, os contribuintes podem aderir ao programa a qualquer momento, entrando no site www.paranagua.pr.gov.br e clicando no banner “Nota Parnanguara”. 

> Vídeo: como foi o primeiro sorteio do Nota Parnanguara

IPM desenvolveu o sistema com tecnologia de ponta

O software utilizado no programa Nota Parnanguara é desenvolvido pela IPM Sistemas. Conforme a Prefeitura de Paranaguá salienta em seus canais de comunicação, a tecnologia é de última geração, tendo plataforma própria de programação padrão fechado e algoritmo que embaralha os números aleatórios de forma genuína. Aliás, é o mesmo algoritmo usado pelo Governo do Estado do Paraná no Programa Nota Paraná.

Por fim, para chegar ao vencedor, a Prefeitura utilizou os números extraídos pela Loteria Federal, que possui as características de imprevisibilidade e aleatoriedade necessárias à lisura do programa.

“Tivemos a preocupação de garantir e assegurar a credibilidade do Nota Parnanguara. O software foi construído para evitar fraudes, com tecnologia moderna e algoritmos conceituados no mercado. Com toda a certeza, teremos um processo idôneo e confiável”, disse o chefe do Departamento de TI da Prefeitura, Tabajara Machado de Souza Júnior, na ocasião do lançamento do programa.

Paranaguá (PR) faz sorteio do Nota Parnanguara IPM Sistemas

Divulgação Prefeitura Paranaguá | Além do prefeito Marcelo Roque e do secretário de Fazenda e Orçamento, Maurício Coutinho, o evento de sorteio contou com a presença dos vereadores Renan Britto, Welington Frandji, Ozéias Bisson e Ezequias Rederd (Maré), assim como o vice-prefeito, José Carlos Borba

Tecnologia é uma aliada da arrecadação

O Brasil deixa de arrecadar pelo menos R$ 417 bilhões por ano devido à sonegação de impostos, segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Caso seja considerado apenas o ICMS, o setor do comércio é o que mais sonega, seguido das empresas industriais e das prestadoras de serviços.

Por isso, mais do que um incentivo para os cidadãos fazerem suas compras no município, oferecer um programa do tipo Nota Fiscal Premiada é um meio de combate à sonegação de impostos. Afinal, nesse caso, a população precisa solicitar o CPF na nota fiscal para concorrer, o que obriga o comércio a emitir a nota.

Diversas Prefeituras que utilizam o software Atende.Net, desenvolvido em plataforma única e 100% em nuvem pela IPM Sistemas, oferecem esse tipo de programa. Com uso da tecnologia, sempre que uma nota é emitida, garante-se o recolhimento de impostos e, consequentemente, o aumentando a arrecadação. 

E o Atende.Net disponibiliza essa ferramenta para as Prefeituras. Inclusive, para garantir a segurança do processo, permite realizar a apuração de forma eletrônica e vinculada à loteria federal.

> Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

LEIA TAMBÉM:

> Governo Digital: o que é e sua importância na gestão pública

> Cronograma do eSocial: fique atento aos prazos para Órgãos Públicos

> Novo Siafic: entenda o que muda com o Decreto 10.540

> Clientes IPM ganham Selo APS de Qualidade do Ministério da Saúde

> Atende.Net localiza MEIs registrados após a Resolução CGSIM 59/2020

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página