Prefeitura de Matinhos (PR) comemora facilidades do uso da tecnologia na gestão pública

Prefeitura de Matinhos (PR) comemora facilidades do uso da tecnologia na gestão pública

Administração Geral
02 ago 2021

O uso da tecnologia na gestão pública tem atribuído facilidades e agilidade à rotina diária da Prefeitura de Matinhos (PR), município de 35 mil habitantes da região Metropolitana de Curitiba. Em 2019, o sistema desktop foi trocado pela computação em nuvem da IPM Sistemas, com tramitação de processos de forma on-line.

“Começamos com a IPM em março de 2019 e foi um progresso gigantesco por ser em nuvem”, destaca o diretor de RH da Prefeitura, Jefferson Mantovani. “O sistema anterior nosso era em desktop, o que dificultava bastante a rotina do trabalho. Um exemplo prático é a virada da folha de pagamento, que levava cerca de um dia todo no sistema anterior. Levamos, hoje, cerca de 5 minutos para fazer”, comemora.

Outra grande vantagem, conforme o diretor de RH, é a facilidade para gerenciar os documentos digitalmente. “Com os processos digitais, foi um avanço. Conseguimos anexar todos os documentos. Porventura, se extraviarmos qualquer processo, temos acesso integralmente na nuvem, o que no sistema anterior não tínhamos. Isso é um ponto favorável, positivo, que a IPM nos trouxe”, reforça.

Alta disponibilidade agiliza trabalho e atendimentos

Por ser um sistema 100% em nuvem, os dados da Prefeitura ficam disponíveis 24h a partir de dispositivos com Internet, podendo ser um computador, tablet ou smartphone. De acordo com o auxiliar administrativo Anderson Ribas, ficou mais fácil acompanhar todos os passos da gestão, verificando onde e com quem está um processo.

“Hoje em dia, a gente sabe todo o andamento do processo através do sistema, sabe quais foram as pessoas que pegaram esse processo, onde ele está parado”, explica Anderson. “O trâmite total do processo a gente consegue ver pelo sistema IPM”, completa.

Todos os departamentos aproveitam as vantagens de um sistema único e 100% em nuvem. “Todos os processos de trabalho, desde uma certidão até uma declaração de tempo de serviço, facilitou muito”, salienta o diretor de RH da Prefeitura, Jefferson Mantovani. “Porque as informações são sintetizadas, de fácil acesso. Então facilitou muito a rotina do trabalho, do departamento, uma vantagem em relação ao sistema anterior gigantesca”, explica.

Além da facilidade de tramitação e controle dos documentos, ainda há a economia de papel. Com a possibilidade de fazer tudo pela Internet, inclusive com uso de assinaturas eletrônicas, não é necessário fazer impressões, bem como alugar impressoras ou usar serviços de entrega.

> Vídeo: confira depoimentos sobre as vantagens da tecnologia na gestão pública da Prefeitura de Matinhos (PR)

Cadastro único evita duplicações de dados

O sistema de gestão desenvolvido pela IPM tem plataforma única, tendo base em tabelas únicas e fazendo uso compartilhado entre os usuários. Ou seja, as informações de todos os departamentos ficam em um único banco de dados. Sendo assim, evita-se retrabalho com digitação, o que resulta em economia de tempo e redução do risco de erros.

Afinal, a Prefeitura pode controlar todos os procedimentos de contabilidade, compras e licitações, gestão de pessoas, folha de pagamento, lançamentos, fiscalização e arrecadação de tributos, por exemplo, em um único sistema, sem uso de papel.

Por consequência dessa característica, evita-se também a duplicação de dados. Uma vantagem destacada pelo secretário de Planejamento da Prefeitura de Matinhos, Ivo Mendes Júnior. 

“Um benefício enorme que eu vi no sistema da IPM é o cadastro único. O sistema tem uma ferramenta que se chama Unificação de Pessoa, onde você coloca o CPF, e o sistema puxa tudo. Como é dado migrado, vai puxar sete, oito pessoas, vai ter oito ‘Ivos’ lá. Você faz a análise de qual é o cadastro principal, deixa marcado e ele unifica todos os dados em uma pessoa só. É uma ferramenta fenomenal do sistema”, comemora o secretário Ivo. 

Prestação de contas também é facilitada

Com o uso da tecnologia na gestão pública, fica mais fácil, inclusive, fazer a prestação de contas. Uma vantagem que também é destacada pelo secretário de Planejamento de Matinhos (PR), Ivo Mendes Júnior. Por exemplo, ele fala da facilidade para enviar os dados ao Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR).

“A IPM já vai fazendo as validações conforme o serviço vai processando, e isso facilita muito na hora do envio dos dados para o Tribunal de Contas. Antigamente, com o sistema desktop, a gente demorava de 10 a 15 dias para fazer essa prestação de contas. Hoje, no máximo, eu demoro 4 dias. Já consegui fazer em 2 dias essa prestação de contas. É praticamente só importar”, salienta o secretário Ivo.

Esse processo tornou-se mais fácil e ágil para a equipe do secretário porque, com o sistema unificado da IPM, todas as informações referentes a despesas e receitas são salvas na nuvem. Dessa forma, rapidamente são gerados os arquivos a serem enviados para os órgãos competentes, como SIOPE; SIOPS; SICONFI; Lei de Responsabilidade Fiscal; Tribunal de Contas; Programação Financeira; e outros. 

> Vídeo: como a tecnologia IPM ajuda a construir Cidades Inteligentes

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