Gestão Pública de Sucesso: Prefeitura de Arapongas otimiza gestão e mantém a eficiência dos serviços durante quarentena

Situada na região Norte do Estado do Paraná, a 381 km da capital Curitiba, Arapongas tem mais de 123 mil habitantes e continua ganhando destaque por demonstrar números expressivos no progresso empresarial.

Além de desenvolver parques industriais extensos de móveis e brindes que são exportados para toda a região Sul do país, Arapongas tem progredido e é considerada um dos maiores centros urbanos do Estado.

O município permanece em constante avanço, principalmente depois de modernizar os serviços públicos com a utilização da tecnologia para desburocratizar os processos da Prefeitura Municipal.

 

Prefeitura Digital: Arapongas transforma gestão pública via cloud computing


 

Hoje, o cidadão araponguense pode fazer solicitações online e monitorar o trâmite do seu processo em poucos cliques, através do Portal de autoatendimento do município.

A tecnologia cloud computing de um software para gestão não beneficia apenas o cidadão, que ganha mais flexibilidade, mas também otimiza o trabalho dos servidores municipais.

Ao trocar os sistemas desktop pelo sistema em nuvem, os servidores perceberam que é possível transformar a imagem da gestão pública de vagarosa e ineficiente para ágil e eficaz.

 
>> Saiba mais sobre o que é a computação em nuvem, cloud computing, assistindo ao vídeo a seguir.



Contar com uma Prefeitura Digital é uma grande vantagem para os gestores, já que eles conseguem ter um controle maior de todos os setores do município em apenas uma tela.

No celular, tablet ou no notebook, como preferir, o gestor da prefeitura de Arapongas tem acesso a plataforma Atende.Net, de qualquer lugar e a qualquer horário.

Nela, o gestor de cada secretaria tem visualizações personalizadas, de modo que todos podem acompanhar suas atividades online, sem a necessidade do uso de papel e de buscas de documentos em arquivo morto.

Uma Prefeitura Digital permite que o gestor possa analisar informações de Contabilidade, Recursos Humanos, Suprimentos, Fiscal e Procuradoria, por exemplo, em poucos cliques, numa plataforma única e integrada.

O Atende.Net oferece uma funcionalidade valiosa: o cadastro único.

Essa integração garante que o servidor possa identificar facilmente todos os dados dos cidadãos em qualquer setor da prefeitura, sem precisar realizar cadastros distintos.

 

Prefeitura de Arapongas: eficiência durante a quarentena


 

As prefeituras que usam sistemas desktop têm tido dificuldades para manter os serviços públicos em pleno funcionamento, uma vez que o acesso físico as prefeituras se encontra restrito.

Algo que não acontece com a Prefeitura de Arapongas que tramita a maioria dos seus processos de forma online com o sistema de gestão em nuvem, e permite que seus servidores trabalhem de forma remota.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Arapongas, Tiago Valadão, 70% dos servidores estão trabalhando em home office.

Embora não seja novidade na Prefeitura o atendimento online, já que desde 2014 essa funcionalidade permanece disponível, no momento essa característica ganha bastante relevância.

Nenhum dos serviços públicos teve alteração, mesmo com a restrição ao atendimento presencial. Principalmente a Saúde, área imprescindível para o município, continua oferecendo serviços de qualidade.

Com o IPM Saúde, as unidades de Saúde ganham agilidade e podem enfrentar a crise do coronavírus com mais segurança.

 
Com a implantação do prontuário eletrônico foi possível integrar todas as unidades de saúde do município, facilitando o atendimento médico, o controle de distribuição de medicamentos e os pedidos de exames”, relatou Valadão.

 

Efetividade do sistema de gestão em nuvem


 

Desde que a prefeitura implantou o Atende.Net, software de gestão em nuvem da IPM Sistemas, os resultados têm apresentado grandes avanços.

Podemos destacar o número da arrecadação da cidade, que teve um aumento de 17% em 2019, em comparação ao ano de 2018.

A arrecadação de um município é a soma dos valores de impostos como o IPTU, ISS, ITBI e outras receitas.

Um dos fatores chaves para esse aumento se deve ao fato de que com um sistema em nuvem, não há necessidade de enviar guias de pagamento em papel para o endereço físico dos cidadãos.

As emissões podem ser feitas online, através do Autoatendimento, o que diminui significativamente os índices de inadimplência.

Somente em 2019, o Portal do Cidadão contabilizou mais de 371 mil acessos. Entre eles, 51 mil foram os acessos para emissão de guias de IPTU e mais de 26 mil acessos na emissão da certidão negativa de débitos, CND.

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