Camaquã (RS) moderniza gestão pública municipal com tecnologia Atende.Net
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A gestão pública de Camaquã (RS), que fica na Região Metropolitana de Porto Alegre e tem cerca de 66,6 mil habitantes (IBGE, 2021), passará por um processo de modernização e transformação digital. Prefeitura, Câmara de Vereadores e Instituto de Previdência dos Servidores Públicos implantarão a tecnologia de gestão cloud computing Atende.Net, desenvolvida pela IPM para uma gestão pautada em dados e holística.

A migração dos dados para a tecnologia IPM será realizada na primeira quinzena de maio de 2023, quando os Servidores receberão treinamento para tirarem o máximo proveito da nova e moderna solução de gestão, dentro de padrões mundiais de tecnologia em nuvem.

“Com a mudança do software, estamos na expectativa de que os efeitos produzidos no Município pelas inovações e funcionalidades trazidas venham oferecer maior confiabilidade nos processos da gestão governamental, a redução de custos e o gerenciamento qualificado, visando aperfeiçoar a prestação de serviços para a sociedade camaquense, buscando tornar suas atividades mais eficientes, bem como a agilidade e segurança dos processos”, destaca um dos coordenadores do processo na Prefeitura, o técnico em informática Douglas Kenne.

O Atende.Net oferece solução completa para gestão pública municipal (GovTech), ou seja, tem a capacidade de reunir os dados de todas as secretarias em uma única base de dados em nuvem, permitindo uma visão 360º da administração, com todas as áreas integradas. E as ferramentas são implementadas conforme as definições de cada Município.

Como exemplo dessas funcionalidades, estão os indicadores de Business Intelligence (BI), que são recursos para análise de dados visando melhorar a tomada de decisão baseada em informações concretas – que é a gestão data-driven. E isso será usado pela Prefeitura de Camaquã, assim como abertura e gestão digital de protocolos, e automatização de diversas rotinas em uma gestão por processos (workflow), o que dará celeridade aos trâmites internos e ao atendimento dos munícipes. 

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A seguir, confira outras ferramentas que serão implementadas na administração municipal de Camaquã.

Software Atende.Net IPM no computador e no celular

Tecnologia Atende.Net pode ser acessada por computador, tablet ou celular com Internet, ficando disponível 24h todos os dias e de qualquer lugar. Foto: IPM/Divulgação.

Modernização digital atingirá diversos setores da prefeitura

O processo de modernização digital da gestão pública da Prefeitura de Camaquã inclui o Portal do Cidadão que, aos poucos, oferecerá diversos serviços para autoatendimento on-line. Por exemplo, será possível emitir e pagar guias (IPTU, ITBI, ISS, etc.), acompanhar processos digitais, entre outros, tudo pela Internet. O Município terá ainda um novo website, para disponibilização de notícias da gestão e avisos à comunidade. Também haverá um novo Portal da Transparência, para os munícipes acompanharem de perto a receita e os gastos públicos.

Inclusive, os cidadãos poderão acessar esses serviços por aplicativo de celular, a qualquer hora do dia, 7 dias por semana, eliminando a necessidade de deslocamentos e filas. Ou seja, essa modernização digital tem foco no cidadão, reduzindo a burocracia e dando agilidade nas rotinas internas para gerar facilidades no atendimento aos camaquenses. 

As novidades incluem também a modernização das rotinas de gestão de Obras e Posturas, Compras, Licitações e Contratos, Frota, Folha de Pagamento e controle de Ponto Eletrônico, Medicina e Segurança do Trabalho, Gestão Contábil, Financeira e Prestações de Contas, Gestão Ambiental, Procuradoria, Ouvidoria, entre outros departamentos e rotinas administrativas.

Com a tecnologia Atende.Net IPM, os dados da administração pública serão armazenados em nuvem, em data center próprio da IPM, dentro de padrões mundiais de tecnologia cloud, com trâmites e processos ocorrendo em tempo real, inclusive com aprovação via assinatura digital. Tudo fica mais fácil e rápido, porque o próprio software tramita os processos e realiza os lançamentos em contabilidade, RH, arrecadação, compras e em outras áreas, sem uso de papel. 

Ou seja, são diversas novidades que aceleraram o processo de transformação de Camaquã em uma cidade inteligente – que são as cidades que usam tecnologia de ponta para descomplicar a gestão e gerar eficiência, economia e transparência, além de colocar o cidadão no centro das decisões, fortalecendo a conexão entre cidade, pessoas, e gestão pública.

>> Vídeo: Atende.Net: solução cloud de gestão pública que deixa a vida mais leve

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