Aplicativo para gestão pública Atende.Net atinge 100 mil downloads

Aplicativo para gestão pública Atende.Net atinge 100 mil downloads no Google Play

Cases
24 ago 2021

O aplicativo do sistema para gestão pública municipal Atende.Net, da IPM Sistemas, é o mais baixado e o mais bem avaliado do segmento no Google Play. O App já registra mais de 100 mil downloads e tem nota 4,1 em um universo superior a 1.200 avaliações.

“A alta aderência ao App pelo cidadão comum, funcionários e gestores da entidade cliente destaca o quanto o aplicativo da IPM facilita a prestação de serviços, indo muito além da emissão de boletos”, destaca o coordenador de Tecnologia & Pesquisa da IPM, Cleber Nardelli. “E todos os comentários são analisados e respondidos, servindo como base para a melhoria constante”, completa.

O aplicativo é uma extensão do sistema de gestão pública municipal desenvolvido com cadastro único e nativo WEB (sem emuladores), o qual é acessado via Portal, sem precisar de deslocamentos ou ficar em filas. Isso inclui, ainda, o uso de identidade única: login e senha são os mesmos.

Porém, a propagação do uso de smartphones está incentivando, ainda mais, a utilização do App. Tanto que os acessos dos cidadãos ao Portal de Autoatendimento pelo aplicativo cresceram 104% de janeiro a julho de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020.

Os números reforçam o pioneirismo do uso da tecnologia de ponta na gestão pública. Conforme explica Cleber, o App Atende.Net foi lançado em 2017, sendo o primeiro aplicativo integrado ao sistema de gestão de prefeituras no Brasil. Ou seja, permitindo ao cidadão interagir com a administração municipal sem ter de ir pessoalmente ao prédio da Prefeitura, nem ligar.

Até então, só existiam aplicativos independentes no mercado, que serviam para uma demanda específica, como informar problemas nas ruas da cidade, uma realidade que ainda existe em vários municípios. 

Confira os números comparativos:

comparativo aplicativo para gestão pública Atende Net

*OBS.: Dados extraídos em 10/08/2021. Aqui são destacadas as informações Google Play, mas o aplicativo está disponível também no Apple Store.

Facilidades oferecidas pelo App Atende.Net:

  • Gestores públicos: prefeitos, secretários e demais gestores públicos podem acompanhar a gestão municipal na palma da mão utilizando o App Atende.Net. Podem, por exemplo: tramitar processos e assinar documentos digitalmente, acessar indicadores e relatórios em tempo real (como índice de inadimplência, arrecadação anual, arrecadação de IPTU, dívida ativa, comparativo de compras empenhadas, de orçado x arrecadado, etc), enviar notificações tipo Push para usuários do sistema, realizar reuniões por videoconferência, entre outros, tudo de forma célere e sem uso de papel.
  • Servidores públicos: têm acesso tanto como cidadão quanto servidor público, podendo registrar e conferir seu ponto, consultar holerite, emitir comprovante de rendimentos (IRRF), consultar ou agendar férias, verificar extrato anual de contribuição previdenciária, emitir certificados, entre outros.
  • Munícipes: as Prefeituras que utilizam o sistema de gestão pública IPM podem disponibilizar diversos serviços aos cidadãos via aplicativo Atende.Net. Por exemplo: agendar consultas e acessar resultados de exames médicos, realizar teleconsultas, verificar disponibilidade de medicamentos nos postos de saúde, utilizar carteira de vacinação digital, consultar, parcelar ou pagar taxas e impostos como IPTU, ITBI e ISS, solicitar alvará sanitário, abrir empresas, emitir nota fiscal eletrônica, consultar licitações, registrar demandas na Ouvidoria, solicitar reparos em ruas, entre outros. Tudo de casa, sem filas, 24 horas por dia.

Acesso pelo Login Único da plataforma Gov.Br

Outra grande facilidade é que o acesso aos serviços do aplicativo Atende.Net pode ser realizado por meio do Login Único da plataforma Gov.Br, tanto para o primeiro acesso como acessos posteriores.

Dessa forma, garante e facilita o acesso da pessoa com base em uma identidade única também para as entidades clientes IPM. Essa prática é totalmente alinhada à estratégia de Governo Digital do Governo Federal (Decreto Nº 10.332 de 28/04/2020).

Cidadão comum também pode assinar digitalmente

E uma importante novidade destacada pelo coordenador de Tecnologia & Pesquisa da IPM, Cleber Nardelli. “Agora o cidadão comum também pode realizar assinaturas digitais de documentos diretamente pelo App, sem custos adicionais”, conta. Essas assinaturas em documentos são possíveis com base no uso de certificados avançados.

“Com isso, a entidade poderá enviar documentos para assinatura do cidadão a qualquer momento. E o cidadão receberá um alerta no dispositivo para acessar o serviço e realizar o procedimento de assinatura, em poucos toques na tela do seu smartphone”, completa Cleber.

 

> Vídeo: 3 vantagens da modernização digital dos órgãos públicos

 

Tecnologia IPM trabalha com base de dados única compartilhada 

A IPM Sistemas desenvolve tecnologia de ponta em plataforma única e nativa WEB para modernizar e desburocratizar os processos de órgãos públicos. Dessa forma, atende Prefeituras, Fundos, Fundações, Autarquias, Institutos, Câmaras de Vereadores. Como resultado, essas entidades ficam em conformidade com o Decreto nº 10.540/2020, que determina novas regras para o Siafic, que entrará em vigor em 01/01/2023.

Além disso, têm redução de gastos com correios, impressoras, papéis, arquivo morto, equipamentos e manutenções de TI, além de obter maior celeridade e eficácia na prestação de serviços públicos.

“As Prefeituras que utilizam o Atende.Net não precisam de papel em rotinas como empenhamentos, liquidações, pagamentos, compras, departamento pessoal, e o gestor pode utilizar assinatura digital nos processos internos, tudo pela Internet, tudo em um único sistema”, explica o gerente de Relações Institucionais da IPM Sistemas, Sedi Zanella.

Outro diferencial é que o próprio sistema utilizado no trâmite dos processos digitais também realiza os lançamentos em contabilidade, folha, arrecadação, compras e em outras áreas. Ao contrário dos demais sistemas existentes no mercado, que não conseguem gerar e também enviar os documentos. Ou seja, enquanto os usuários do Atende.Net utilizam um único sistema inclusive por aplicativo, quem não tem IPM precisa pagar dois ou mais sistemas diferentes.

Portanto, a tecnologia IPM proporciona mais eficiência e economia, indo muito além da simples abertura de protocolos ou envio de memorandos e requerimentos por meios informatizados. E com atualização dos dados em tempo real, inclusive no Portal de Transparência.

 

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