IPM avança no plano de expansão com novo Datacenter em SP

IPM avança no plano de expansão com novo Datacenter em SP e ampliação do Centro de Tecnologia em SC

Governo Digital
09 set 2022

Pioneira em cloud computing e SaaS para gestão pública de Prefeituras, Câmaras e outras entidades municipais, a IPM desenvolve soluções tecnológicas inovadoras há mais de 26 anos. Com sede em Florianópolis (SC) e Centro de Tecnologia em Rio do Sul (SC), atende atualmente 550 clientes no RS, SC, PR, SP e MG. E mantém plano de expansão arrojado para os próximos 5 anos. A primeira ação foi a atualização do datacenter de Curitiba (PR) e a aquisição de uma segunda unidade, em Osasco (SP)

A nova estrutura, que foi adquirida da Ascenty – maior empresa em infraestrutura de datacenters e conectividade da América Latina, é classificada pela Uptime Institute como TIER 3, contando com três nobreaks e maior nível de resiliência. Isso significa que garante 72 horas de proteção contra interrupção de abastecimento de energia, além de não ficar mais do que 96 minutos fora do ar por ano. 

Um investimento feito com recursos próprios e que veio para ampliar a segurança de dados dos clientes. Conforme explica o gerente do Datacenter IPM, Alexsandre Constantino de Paula, o sistema conta com hardwares extras que podem ser acionados em casos de necessidade. 

“A IPM já tinha um datacenter em Curitiba (PR), implantado em abril de 2013 e que acabamos de atualizar. Com o início da operação da unidade de Osasco (SP) em junho de 2022, garantimos que não haja descontinuidade no atendimento dos nossos clientes, nem mesmo em situações extremas, como catástrofes naturais. Por exemplo, se ocorrer uma tempestade que afete as vias de comunicação de uma região, podemos fazer a gestão dos dados sem prejudicar os clientes, acionando o plano de contingência para uso do outro datacenter”, explica Alexsandre.

IPM mantém datacenters exclusivos para clientes

A IPM dobrou a sua capacidade de processamento de dados, obtendo maior performance, com a aquisição do segundo datacenter. E, embora os equipamentos fiquem em locais alugados, eles são de propriedade da empresa, garantindo dedicação exclusiva. Isso quer dizer que a IPM fornece uma “gaveta individual” para cada cliente guardar os seus dados.

Outro ponto de grande destaque é a segurança. Por exemplo, a nova unidade em Osasco fica no mesmo complexo onde estão os maiores players do mercado, entre eles o Google. O espaço é altamente protegido, com controle de temperatura e forte esquema de segurança, rede de fibra óptica própria e subestação própria redundante Tri-bus, com três linhas de energia abastecendo cada módulo. Além disso, conta com sistema de geração a diesel com autonomia de 48 horas sem reabastecimento.

“Expandimos a nossa capacidade seguindo o nosso projeto de expansão para os próximos cinco anos. Adquirimos equipamentos de altíssima performance, de alta disponibilidade e que atendem a todas as especificações da ISO 27001, entre outras certificações internacionais”, salienta Alexsandre.

E novos clientes continuam chegando. Apenas no primeiro semestre de 2022, a IPM conquistou 82 novos clientes entre Prefeituras, autarquias, Câmaras de Vereadores e outros órgãos municipais. Todos buscam tecnologia nativa web (sem emuladores) para uma gestão pública mais eficiente, econômica e transparente, e com melhor prestação de serviços aos cidadãos.

Um crescimento responsável e estruturado que já tem reflexo direto na contratação de pessoal – a equipe IPM passou de 500 para 650 colaboradores nos primeiros seis meses de 2022. E há vagas abertas na página de carreira da empresa.

centro de tecnologia IPM sistemas

O Centro de Tecnologia IPM, que fica na cidade de Rio do Sul (SC), terá um segundo prédio com estimativa de seis andares.

Centro de Tecnologia também será ampliado

Outra frente de trabalho do plano de expansão da IPM é a ampliação do Centro de Tecnologia, em Rio do Sul (SC). Para isso, foram adquiridos dois terrenos recentemente na cidade, sendo que o estudo do projeto para construção de uma torre de seis andares já está em andamento. O espaço extra abrigará a equipe ampliada e também a universidade corporativa, projeto desenhado para preparar mais profissionais para a área de tecnologia. 

“Atuamos em um mercado de trabalho em forte expansão. Apostamos muito na geração de oportunidades no setor, inclusive oferecemos formação gratuita para jovens há mais de 20 anos, sendo pioneiros com esse trabalho em Santa Catarina”, destaca o presidente da IPM, Aldo Luiz Mees.

O Programa Jovens Talentos IPM oferece diversos cursos gratuitos que ajudam estudantes da região de Rio do Sul a se prepararem para atuar em áreas como programação e sucesso do cliente, entre outras. Apenas nos últimos quatro anos mais de 1.000 pessoas receberam a certificação, sendo que diversas delas encontraram a oportunidade do primeiro emprego na empresa.

> Vídeo: Conheça a sede administrativa da IPM Sistemas

Leia também:

> Clientes IPM são destaque no Ranking Melhores Cidades do Brasil 2022

> E-book gratuito tem tudo sobre Governo Verdadeiramente Digital

> Tecnologia permite abrir uma empresa em 10 minutos

> Memorando digital simplifica a comunicação pública

> E-book gratuito explica o Novo Siafic e o Decreto 10.540/2020

> Atende.Net localiza MEIs registrados após a Resolução CGSIM 59/2020

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página