Vigilância Sanitária: 6 motivos para usar tecnologia web na gestão
IPM - Blog
Vigilância Vigilância

A boa gestão da Vigilância Sanitária (Visa) é fundamental para assegurar a segurança da população em geral, ao ser responsável por um conjunto de atividades rotineiras bastante extenso, que incluem: autorização de funcionamento de estabelecimentos, licenciamento de empresas, realização de inspeções e fiscalização, certificação de boas práticas, entre outras.

Tudo isso sob coordenação da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Lei nº 9.782/1999), embora as Visas sejam órgãos independentes e autônomos na sua atuação, seja estadual, municipal ou distrital. 

Portanto, é um trabalho complexo, que precisa ser realizado por equipes devidamente preparadas e apoiado em tecnologias que se mantenham sempre atualizadas em relação às normas da Anvisa. Como exemplo de inovação em gestão nessa área, podemos citar a tecnologia cloud computing desenvolvida pela IPM Sistemas.

O software Atende.Net conta com um módulo dedicado à Vigilância Sanitária, mantido sempre atualizado em relação às normas vigentes, permitindo que os Municípios tenham uma gestão ágil, eficiente e transparente. Afinal, a tecnologia IPM é 100% web (sem emuladores), ficando disponível 24h (todos os dias) para acesso por computador, tablet ou celular com Internet, facilitando o trabalho dos Servidores públicos, bem como o atendimento da população. 

Abaixo, confira 6 dos diversos benefícios oferecidos pela tecnologia IPM para a gestão da Vigilância Sanitária municipal:

  1. Ganho de eficiência e agilidade
  2. Integração com o sistema de Arrecadação
  3. Geração automática dos procedimentos BPA
  4. Restrições de acessos por perfil de profissional
  5. Confirmação de autenticidade dos documentos
  6. Opções de denúncia normal, sigiloso ou anônima

Agora, entenda por que a tecnologia de gestão sanitária IPM possibilita uma administração municipal mais inteligente:

1. Ganho de eficiência e agilidade

A solução para gestão de Vigilância Sanitária desenvolvida com tecnologia cloud computing IPM permite uma administração mais eficiente das informações, agilizando o trabalho dos agentes. Por exemplo, proporciona gestão completa de cadastros, atividades sanitárias, profissionais da vigilância, inclusão de competências, atenuantes, agravantes, itens relacionados à coleta de amostra, estabelecimentos e outros. 

Também faz gestão de vistorias, atendimento de denúncias, geração de autos de infração, intimação e penalidade são registrados diretamente no sistema, consulta de produção ambulatorial, entre outras funções gerenciais. Além de permitir controle total de indicadores, com cruzamento de dados e geração de relatórios em tempo real.

Tudo isso dispensando o uso de papel, com disponibilidade de 24h por dia, por acesso em computador, tablet ou celular com Internet. Dessa forma, facilita especialmente o trabalho de campo e, ainda, resulta em economia de tempo e dinheiro.

Software Atende.Net IPM no computador e no celular

Tecnologia IPM para gestão pública fica disponível para acesso 24h, todos os dias, por computador, tablet e celular com Internet. Foto: IPM/Divulgação.

>> 5 motivos para ter um sistema de gestão pública com Inteligência Artificial

>> Inteligência Artificial da IPM ajuda a combater a evasão escolar

>> Gestão preditiva com IA facilita planejamento urbano e reduz filas de espera

2. Integração com o sistema de Arrecadação

A solução Vigilância Sanitária IPM faz parte do software de gestão pública Atende.Net, desenvolvido com cadastro único de dados e 100% em nuvem. Ou seja, um CPF ou CNPJ é registrado uma única vez na base de dados, o que evita duplicidades, ao mesmo tempo em que permite o cruzamento de informações, gerando dados fidedignos para uma gestão data-driven. Ainda, isso permite que as atividades cadastradas conforme a legislação municipal ou estadual sejam integradas ao sistema de Arrecadação da Prefeitura, de forma que possam ser utilizadas como base para o cálculo de taxas, pois poderão ser vinculadas às atividades desenvolvidas pela empresa.

3. Geração automática dos procedimentos BPA

Uma grande vantagem de utilizar a tecnologia cloud computing desenvolvida pela IPM é que ela realiza o registro automático do BPA – Boletim de Produção Ambulatorial, de acordo com as atividades executadas pelos profissionais. Por exemplo, ao realizar uma inspeção sanitária, ao atender uma denúncia e/ou na emissão do alvará sanitário. Além disso, o sistema permite a exportação automática do BPA para o Ministério da Saúde. Para isso, basta selecionar as informações que você deseja importar/exportar, informando competência, período, órgão e outros dados gerais.

Outra facilidade oferecida pelo software é a importação da tabela SIGTAP – Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS, de forma muito simples e rápida. Inclusive, esse processo pode ser agendado para um horário mais adequado. Essas rotinas facilitadas resultam em agilidade, eficiência, economia de tempo e redução da carga de trabalho dos Servidores públicos.

4. Restrições de acessos por perfil de profissional

Para segurança dos dados gerados e/ou compartilhados com a Prefeitura, a tecnologia IPM segue rigorosamente as determinações da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018). Além disso, conta com uma funcionalidade que permite restringir os acessos dos Servidores públicos, fazendo com que o profissional só tenha acesso a processos e/ou denúncias sanitárias a que estiver vinculado. Para isso, basta habilitar essa configuração e determinar o coordenador responsável pela distribuição dessas demandas.

5. Confirmação de autenticidade dos documentos

Outra grande preocupação da fiscalização é ter certeza da autenticidade dos documentos apresentados, para saber se realmente foram emitidos pela Vigilância Sanitária do Município. Por isso, a tecnologia IPM permite fazer a verificação acessando o serviço de autenticação do Portal do Cidadão/Autoatendimento, bastando informar o código identificador do relatório (imagem abaixo). Inclusive, é possível realizar o download do documento. Outra forma de confirmar a autenticidade dos documentos sanitários é utilizando um leitor de QR Code.

Tela autenticação de documentos do software IPM Vigilância Sanitária

Software desenvolvido pela IPM para gestão da Vigilância Sanitária conta com recurso de conferência de autenticidade dos documentos, conferindo segurança aos processos. Foto: IPM/Divulgação.

6. Opções de denúncia normal, sigiloso ou anônima

Muitos cidadãos deixam de fazer denúncias por medo de serem identificados e sofrerem algum tipo de repreensão. Porém, nos Municípios em que é utilizada a tecnologia IPM para gestão de Vigilância Sanitária, o denunciante poderá escolher como deseja ser identificado: de forma normal (permite identificar os seus dados nos autos do processo), sigilosa (somente terá seus dados visíveis para os fiscais da vigilância encarregados dos processos de denúncias, sendo que os dados não constarão no documento da denúncia) ou anônima (nenhum dado do denunciante será exibido, nem para fiscais nem no documento da denúncia).

>> IPM Saúde é a melhor solução do Brasil para Cidades Inteligentes

>> Clientes IPM são destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes 2022

>> Sua Prefeitura é digital? Faça o teste e descubra!

Tecnologia completa para Vigilância Municipal

Como visto acima, a tecnologia IPM para Vigilância Sanitária conta com um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir e/ou prevenir riscos à saúde, assim como de intervir nos problemas sanitários decorrentes do ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços do interesse da saúde. 

Também facilita o gerenciamento dos processos sanitários para emissão de documentos (alvarás sanitários, licenças de transporte, certidões, etc.), assim como a realização de cadastros diversos (empresas, automóveis, eventos etc.), de solicitações de denúncias e termos, além de gerar relatórios e outras funções específicas.

E vai além. A IPM desenvolve solução completa para Vigilância Municipal, abrangendo também as vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e da Saúde do Trabalhador, com inspeções sanitárias off-line, emissão e controle de Habite-se, controle de notificações de receitas, certidão de responsabilidade técnica, Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), entre outras facilidades.

Leia também:

>> IPM eComunica simplifica a comunicação pública 

>> Gestão de Obras e Posturas: confira 7 benefícios do uso da tecnologia 

>> Gestão de cemitérios: tecnologia facilita o trabalho das Prefeituras

>> Vigilância em Saúde: como a tecnologia facilita a gestão municipal

>> Gestão municipal da água: 6 vantagens do uso da tecnologia 

>> Gestão ambiental municipal: 4 benefícios do uso da tecnologia IPM

 

Quero falar com um consultor IPM e ter uma demonstração

 

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube 

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página