Tecnologia a serviço do cidadão: Terra Roxa (PR) aumenta em 94% a emissão de guias de IPTU Digital
Por
IPM
11 maio, 2021
Tempo de leitura: 5 mins
Última atualização: 13 jul às 14:29
Além de possibilitar uma gestão pública mais célere, econômica e transparente, a tecnologia 100% em nuvem proporciona facilidades à população. Por exemplo, pode-se citar Terra Roxa, no Oeste do Paraná, onde o sistema Atende.Net registrou aumento de 94% na emissão de guias de IPTU Digital em 2020 na comparação com 2019.
Isso significa maior comodidade ao munícipe, que pode se autoatender no Portal do Cidadão, sem precisar ir até a Prefeitura. E melhor uso do dinheiro público, devido à economia com impressão de papel e logística de entrega.
Outra vantagem de usar um sistema 100% WEB é a possibilidade de o Servidor público realizar trabalho remoto. Afinal, a computação em nuvem garante acesso 24h a partir de dispositivos com internet, sendo que a digitalização de documentos também elimina o uso de papel.
Aliás, trabalhar com processos digitalizados é um caminho sem volta nas “Cidades Inteligentes”. E Terra Roxa já atua com esse conceito. Tanto que cresceu 123% o número de consultas de Processo Digital em 2020 na comparação com o ano anterior.
Inclusive essa digitalização está sendo acelerada pela pandemia de Covid-19. Conforme levantamento feito com Prefeituras de SC, RS, PR, SP e MG que usam o software Atende.Net, desenvolvido pela IPM Sistemas, o total de processos digitais abertos via portal ou aplicativo aumentou 255% em 2020. Além disso, a quantidade de documentos assinados digitalmente entre 2019 e 2020 cresceu 268%.
A gestão municipal terra-roxense também utiliza o software de gestão pública da IPM, uma parceria que vem desde 2008 e que acaba de ser renovada em abril de 2021 para mais quatro anos. Além de ser desenvolvido 100% em nuvem, é uma plataforma única. Dessa forma, os dados de todos os setores ficam acessíveis no mesmo ambiente e em tempo real, facilitando a tomada de decisão.
Confira os benefícios gerados pela implantação do IPTU Digital
Apostar na tecnologia para implantação do IPTU Digital gera diversos benefícios para a gestão pública. Foi o que fez a Prefeitura de Terra Roxa. Em 2020, a emissão de guias de IPTU registrou aumento de 94% em relação a 2019. Confira as vantagens dessa mudança:
Para o município = o software Atende.Net permite consultar histórico, filtrar arrecadação por bairro, listar estatísticas de pagamento e emitir guias de IPTU para Ano de Cálculo diferente do Ano do Exercício, entre outras funcionalidades. Também facilita a adequação do valor venal dos imóveis para a correta cobrança do IPTU, assim como possibilita enviar alerta ao contribuinte, via push nos celulares, sobre o prazo de pagamento. Ou seja, promove redução de custos com a otimização do trabalho dos Servidores e, ainda, elima gastos com impressão e Correios.
Para o cidadão = significa o fim da burocracia, das filas e dos extravios de carnês. Com o sistema em nuvem, o terra-roxense conta com serviço de autoatendimento no site da Prefeitura. Por exemplo, pode emitir e pagar suas guias de IPTU em qualquer dia e horário, a partir de um dispositivo com internet.
Entenda como a digitalização de processos gera economia e agilidade
Aquela antiga imagem de pilhas de papel sobre as mesas das repartições públicas está mudando. Com a implantação dos processos digitais, tudo está indo para a nuvem. Até mesmo o tradicional arquivo morto. Outro benefício que, aos poucos, a tecnologia está proporcionando a Terra Roxa. Por exemplo, em 2020 houve crescimento de 123% nas consultas de Processo Digital no site da prefeitura terra-roxense. Entenda as vantagens:
Digitalização de processos = todas as rotinas que antigamente eram feitas com papel agora podem ser realizadas pelo computador. Além da economia com papel, também é reduzido significativamente o risco de extravios e, inclusive, de fraude. E tudo com muita facilidade, pois o Atende.Net oferece o serviço de Gestão Eletrônica de Documentos (GED), quando qualquer processo pode ser catalogado e tramitado de forma integralmente digital. Essa digitalização pode ser feita diretamente no sistema por escaneamento do documento, por captura com câmera, link externo ou upload.
Agilidade de busca = os documentos digitalizados podem ser catalogados por meio de uma série de filtros, facilitando a organização e a busca. Além disso, o sistema converte qualquer documento digitalizado em texto, permitindo a busca por palavras-chave. Também é possível criar documentos a partir de template, converter em PDF, compartilhar e juntar arquivos. Ou seja, uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho do Servidor público e, ainda, resultam em agilidade na prestação de serviço.
Assinatura digital = a solução tecnológica IPM é 100% nuvem, ou seja, pode ser acessada 24h, de qualquer lugar, a partir de um dispositivo com internet. Dessa forma, o gestor municipal consegue incluir a assinatura digital em empenhos, liquidações e pagamentos, mesmo que não esteja na repartição pública, acelerando o encaminhamento de soluções de demandas dos cidadãos. Como resultado, evita-se ainda que documentos “viagem” para coleta de assinaturas, evitando perdas e fraudes.