A é um dos principais desafios dos municípios, pois o recurso arrecadado afeta o desenvolvimento das cidades e serviços aos cidadãos. Em contrapartida, elaborar estratégias para aumentar os valores passa por uma série de fatores e desafios públicos.
Na maioria dos municípios brasileiros, a arrecadação municipal é a principal fonte de recursos para serviços públicos essenciais. Saúde, educação, segurança, saneamento básico e infraestrutura são alguns exemplos.
Nesse contexto, o município de Novo Hamburgo (RS), adotou mais uma estratégia para fortalecer o ecossistema de facilidades para o cidadão. No ar desde outubro, a solução já trouxe quase 4 milhões aos cofres públicos.
Mais de 3 milhões na arrecadação municipal com facilidade
Desde outubro de 2023, a parceria entre IPM e Novo Hamburgo ganhou mais um aliado para facilitar a vida dos contribuintes. O Banco do Brasil apoiou a inclusão do Pix Híbrido como forma de pagamento dos tributos municipais.
Essa modalidade de pix permite que o contribuinte realize o pagamento dos débitos de forma fácil, dessa forma o valor entre no mesmo instante para o município, que realiza a baixa do débito do contribuinte de forma automática, liberando a Certidão Negativa de Débitos (CND).
Dessa maneira, Novo Hamburgo não precisa mais aguardar 1 ou 2 dias para receber a arrecadação municipal, como ocorre na modalidade boleto. O cidadão também pode regularizar sua situação junto ao município com rapidez.
“A nova funcionalidade desenvolvida para Novo Hamburgo é muito interessante porque está a todo momento recebendo pagamentos no formato pix. Os servidores conseguem acompanhar em tempo real os pagamentos através do sistema. Também não é mais preciso ter um servidor dedicado para processos arquivos de retorno, que geralmente ocorrem em D+1 ou D+2. O recebimento é automático”, explicou Coordenador de Desenvolvimento da IPM Sistemas, Marcelo Kiefer.
Tecnologia é chave para aumentar a arrecadação municipal
Além disso, em conjunto com a nova modalidade, a prefeitura lançou o Programa de Recuperação Fiscal, em consonância com a legislação municipal. A medida prevê descontos de até 100% em multas e juros. “O cidadão realiza o pagamento de suas dívidas online com o pix, sem precisar se deslocar até a prefeitura, e no mesmo ato tem acesso à confirmação de baixa de seus débitos”, frisou Marcelo.
Desde o lançamento da solução, foram registradas mais de 4.500 operações pagas e quase 4 milhões arrecadados para os cofres públicos apenas nessa modalidade. A expectativa é que os números cresçam nos próximos meses, pois já foram registrados mais de 25 mil acessos ao serviço no Portal do Cidadão.
Trajetória de incentivo ao empreendedorismo
Em maio de 2022, a Prefeitura de Novo Hamburgo promoveu a integração do seu sistema de gestão pública, o Atende.Net da IPM Sistemas, à plataforma Tudo Fácil Empresas, por meio de uma parceria com o governo do Estado, a Junta Comercial e o Sebrae/RS.
A segunda cidade gaúcha a aderir ao projeto no RS, Novo Hamburgo virou um exemplo no estado ao permitir a abertura de uma empresa de forma fácil, 100% digital e sem custos.
O sistema analisa viabilidade do endereço, liberação de licenças (ambiental, sanitária e análise de bombeiros) e conclui na criação do CNPJ junto à Receita Federal e cadastro mobiliário fiscal junto ao município.
Com tudo pronto, a nota fiscal é liberada imediatamente. O Tudo Fácil Empresas integrou-se, tornando o processo mais simples e rápido, permitindo sua conclusão em menos de 10 minutos.
Portanto, com a utilização de tecnologia e a simplificação de processos, atualmente o tempo total do processo – desde a análise de viabilidade até a emissão do alvará – é de 1 dia em média em Novo Hamburgo.
Inovação a favor da Gestão Pública
Atende.Net: o sistema para gestão de prefeituras que os gestores confiam, e que permitiu que cidades como Novo Hamburgo aumentassem sua arrecadação municipal.
Os avanços conquistados em modernização do processo de abertura de empresas e o aumento na arrecadação municipal de Novo Hamburgo, são frutos do investimento do município em transformação digital para construir uma gestão mais inteligente, econômica e transparente.
A cidade utiliza o Atende.Net, uma tecnologia da IPM Sistemas que funciona 100% em nuvem, como um sistema nativo web, com disponibilidade ininterrupta e acesso por qualquer dispositivo com acesso à internet.
Atende.Net é o sistema de gestão pública referência em cloud
O software para gestão pública da IPM foi desenvolvido com foco em desempenho e segurança, assim elimina a necessidade de estar preso a uma rede local. Com banco de dados único, toda plataforma funciona de forma integrada e as informações circulam em tempo real, sem perdas ou múltiplos cadastros.
Dessa forma, a solução cloud democratiza o acesso aos serviços públicos, amplia e facilita o atendimento ao cidadão. Em Novo Hamburgo, nos últimos 18 meses, foram 6.743.302 acessos aos serviços disponíveis em tributação, contabilidade, fiscalização, notas fiscais, compras e recursos humanos.
Além de Prefeituras, as soluções da IPM estão disponíveis também para Câmara de Vereadores, Autarquias e outros órgãos públicos. Promovendo otimização de processos e diminuição da burocracia com gestão de empenhos, ordens de compra, folha de pagamentos, memorandos, saúde, social, meio ambiente, cemitérios e demais áreas em um ambiente único, com acesso único via aplicativo ou navegador.
Gestores e servidores públicos interessados em construir governos digitais e cidades inteligentes, podem oferecer centenas de serviços digitais por meio do Atende.Net. Assim, cidadãos tem acesso a atendimento de qualidade sem precisar se deslocar, enfrentar filas ou gastos com papel.
Se você quer conhecer mais sobre a nossa tecnologia, entre em contato com nosso time de especialistas e agende uma demonstração.
>> Aumento da arrecadação municipal e muito mais: por que o Atende.Net é a melhor solução?