A partir de novembro, a Prefeitura, a Câmara, Fundos e Fundações de Tijucas (SC) contarão com um novo sistema de gestão pública, agora 100% em nuvem (sem emuladores), que resultará em mais agilidade, eficiência, economia e transparência. A administração municipal da cidade, que fica na Grande Florianópolis e tem cerca de 40 mil habitantes, está adotando tecnologia inovadora, desenvolvida pela IPM Sistemas e com foco no cidadão.
O Atende.Net IPM chega para proporcionar mais agilidade aos processos internos e na prestação de serviços à população, além de economia, pois dispensa o uso de papel, reduzindo os custos com impressões, aluguel de impressoras e despachos por correios. Além disso, também dispensa a compra de diversos equipamentos de TI.
“Estamos muito confiantes nas funcionalidades do novo sistema, e nossa equipe está sendo treinada para que todos possam aproveitar o máximo possível das ferramentas que ele traz. Aproveito para reforçar o convite aos contabilistas para que também participem da capacitação e, assim, fiquem por dentro das mudanças que teremos a partir do mês que vem”, disse o secretário de Administração e Finanças, Rosenildo de Amorim.
Devido à complexidade do trabalho de migração dos dados do sistema antigo para a nova tecnologia Atende.Net IPM, será necessário paralisar algumas atividades na Prefeitura entre os dias 7 e 15 de novembro de 2022.
Os setores que ficarão temporariamente fora de operação são:
- Tributos;
- Protocolo;
- Fiscalização (apenas NFe e Livro Eletrônico continuarão disponíveis on-line);
- Obras e Engenharia (não haverá emissão de documentos, nem protocolos em geral);
- Licitações (não haverá pregões e outros processos licitatórios agendados para este período).
Já as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, o Samae e o Sine de Tijucas manterão o atendimento ao público normalmente.
Para que os tijuquenses possam antecipar suas demandas junto ao Paço Municipal, os setores de Tributos e de Planejamento e Engenharia da prefeitura trabalharão com atendimento ampliado entre os dias 31/10 e 04/11, atendendo das 7h às 16h, sem intervalo para almoço.
Contabilistas do município receberão capacitação
A equipe da IPM também promoverá uma capacitação para os contabilistas tijuquenses. O objetivo é apresentar o Atende.Net e as novas ferramentas que estão sendo implantadas no município. Tudo para garantir o aproveitamento máximo das funcionalidades oferecidas.
O encontro foi agendado pela Secretaria de Administração e Finanças e está marcado para o dia 10/11/2022 no auditório da Univali Tijucas.
Atende.Net, o novo sistema de gestão pública da Prefeitura de Tijucas (SC), é 100% em nuvem sem emuladores e pode ser acessado inclusive por aplicativo de celular, 24h por dia, 7 dias por semana.
Entidades tijuquenses que estão passando pela modernização:
- Prefeitura
- Câmara Municipal de Vereadores
- Fundação Municipal de Esportes
- Fundo Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente
- Fundo Municipal de Assistência Social
- Fundo Municipal de Saúde
- Previserti – Instituto Previdência Social Servidores Públicos
- Samae – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto
Modernização qualificará gestão pública e atendimento ao público
Entre as novidades que serão implementadas na administração municipal de Tijucas, está o novo Portal do Cidadão, onde serão liberados, aos poucos, diversos serviços para que os tijuquenses possam se autoatender pela Internet. Ou seja, direto de casa ou escritório, poderão emitir e pagar guias de IPTU, ITBI e ISS, acompanhar seus processos digitais, fazer denúncias na ouvidoria digital, entre outros.
A Prefeitura também terá um novo Portal da Transparência, pelo qual a população poderá acompanhar as ações da administração pública, como receita e gastos públicos, atualizados em tempo real. E tanto os serviços quanto a transparência poderão ser acessados inclusive por aplicativo de celular, 24h por dia, 7 dias por semana.
Para deixar mais fáceis e rápidos os processos, a modernização digital da gestão pública em Tijucas também abrangerá as áreas de gestão de Obras e Posturas, Compras, Licitações e Contratos, Folha de Pagamento e controle de Ponto Eletrônico, Gestão Contábil, Financeira e Prestações de Contas, Nota Fiscal Eletrônica, Procuradoria, entre outros departamentos e rotinas administrativas.
Todas essas novidades chegam para acelerar o processo de transformação de Tijucas em uma Smart City. Com a tecnologia IPM, os dados da administração pública são armazenados em nuvem, em servidor próprio da IPM, o trâmite de processos ocorre em tempo real e a aprovação é via assinatura digital.
O próprio Atende.Net tramita os processos e também realiza os lançamentos em contabilidade, RH, arrecadação, compras e em outras áreas, sem uso de papel. Além disso, já atende aos requisitos do Siafic – Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle, que entrará em vigor no dia 01/01/2023.
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