Sapiranga (RS) qualifica gestão municipal com tecnologia nativa web IPM
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IPM
5 out, 2022
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Última atualização: 16 jul às 15:03
A Prefeitura, a Câmara de Vereadores e o Fundo de Aposentadoria e Pensões do Servidor de Sapiranga (RS), município de 80,5 mil habitantes na Região Metropolitana de Porto Alegre, estão implantando tecnologia nativa web para gestão pública Atende.Net. O novo sistema é desenvolvido pela IPM e proporciona diversas facilidades à administração municipal e aos cidadãos.
A modernização digital que será promovida em Sapiranga a partir de outubro tem foco na qualificação do atendimento aos cidadãos, oferecendo mais agilidade, transparência e economia. Por exemplo, entre as novidades, está a oferta de diversos serviços para autoatendimento pela Internet, o que evitará deslocamentos desnecessários e filas.
“Esse é mais um passo na modernização do município, no qual o cidadão poderá contar com serviços prestados pela Prefeitura de maneira on-line”, destaca o secretário municipal de Indústria, Comércio e Tecnologia, José Della dos Santos, em matéria no site da Prefeitura.
O Atende.Net é desenvolvido em plataforma única de dados, que fica disponível 24h todos os dias pela Internet, inclusive para acesso por celular. Isso evita duplicações de informações e permite cruzar dados e gerar relatórios em tempo real, proporcionando uma administração mais ágil e eficiente.
“Desde o início da gestão, assumimos o compromisso de transformar Sapiranga em uma cidade digital. Esse é mais um investimento em tecnologia que vem para facilitar a vida de cada sapiranguense, qualificando o serviço prestado e desburocratizando processos”, salienta a prefeita Carina Nath, também em divulgação da Prefeitura.
O processo de instalação da tecnologia inovadora web e migração dos dados será iniciado em 07/10/2022. Entre os dias 10 e 14/10, os Servidores municipais estarão envolvidos em treinamentos para uso da nova ferramenta. Devido à complexidade desse trabalho, as atividades na Prefeitura serão paralisadas por alguns dias. Por isso, a recomendação é que comunidade e prestadores de serviços antecipem suas demandas.
Confira o anúncio feito pela prefeita Carina nas redes sociais da Prefeitura de Sapiranga:
Modernização digital resultará em economia e agilidade
A partir de outubro, a gestão municipal de Sapiranga passará a ser realizada com tecnologia cloud computing (100% em nuvem sem emuladores), que é muito mais segura do que o antigo sistema desktop. Além de ter foco no cidadão, essa modernização também resultará em uma importante economia, devido à redução substancial do uso de papel, aluguel de impressoras e despachos por correios, bem como não precisará mais gastar com diversos equipamentos de TI.
A Prefeitura terá um novo website, para divulgação de notícias e avisos à comunidade, e também serviços que, aos poucos, serão liberados para autoatendimento pela Internet, como emissão e pagamento de guias (IPTU, ITBI, ISS, etc), acompanhamento de protocolos e processos digitais, etc. E o acesso poderá ser feito inclusive por aplicativo de celular. Além disso,contará com um Portal da Transparência, para acompanhamento da receita e gastos públicos.
A modernização digital dos processos administrativos envolverá várias outras áreas, incluindoObras e Posturas, Ouvidoria, Diário Oficial, Compras, Licitações e Contratos, Folha de Pagamento e Ponto Eletrônico, Gestão Contábil, Financeira e Prestações de Contas, IPTU, ISSQN e Taxas, Nota Fiscal Eletrônica,Gestão Ambiental, Procuradoria,Gestão de Cemitérios, entre vários outros.
Registro dos Servidores públicos de Sapiranga (RS) recebendo treinamento da equipe IPM para operação do novo software de gestão pública nativo web Atende.Net. Fotos: Divulgação.
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