Primeiro aplicativo de autoatendimento em prefeitura é lançado em SC

Chamado de App Atende.Net, aplicativo para autoatendimento em prefeituras permite que cidadãos solicitem reparos em ruas, marquem consultas e acessem guias de recolhimento de impostos, entre outras ações


O primeiro aplicativo integrado ao sistema de gestão de prefeituras do Brasil foi lançado esta semana em Santa Catarina. A novidade começou a funcionar no município de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, distante cerca de 200 quilômetros de Florianópolis. Chamado de App Atende.Net, o novo recurso permite que qualquer cidadão interaja com a prefeitura sem ter que ir pessoalmente ao prédio da administração municipal nem ter que telefonar para os órgãos.

Pela tela do celular é possível agendar consultas médicas e odontológicas, verificar a disponibilidade de remédios nos postos de saúde, emitir carnês de IPTU, acompanhar processos, consultar débitos com o município e efetuar o pagamento de impostos municipais por meio da leitura automática do código de barras das guias pelos aplicativos de bancos, sem a necessidade de impressão do documento. Além disso, o App Atende.Net permite que o morador tire uma foto e informe à prefeitura, por meio do GPS do próprio smartphone, a existência de buracos nas vias públicas ou o entupimento de bueiros e peça o conserto ao órgão responsável.

Para o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, a adoção de um aplicativo de autoatendimento para prefeitura que concentre diversos serviços públicos vai ao encontro das facilidades oferecidas pela tecnologia. “O cidadão quer ser autônomo nas suas ações, e não é mais possível que ele ainda seja obrigado a enfrentar filas ou perder tempo com procedimentos que podem ser resolvidos quase que instantaneamente”. Thomé acredita que a novidade trará mais organização e eficiência para a prefeitura, por meio da aceleração do andamento de processos em diversas áreas.

Além de melhorar a chegada das demandas ao município, o aplicativo também aproxima a prefeitura do cidadão e facilita a comunicação com ele. É possível mantê-lo informado sobre assuntos relacionados ao perfil cadastrado — se pessoa física ou jurídica — por meio de notificações. O App Atende.Net permite cadastrar várias contas em um mesmo dispositivo, sejam elas de empresas, moradores ou servidores públicos.

A disponibilidade do recurso é ininterrupta, e os serviços podem ser solicitados 24 horas por dia. Os dados estão vinculados ao Portal do Cidadão, solução também desenvolvida pela IPM Sistemas baseada na computação em nuvem (cloud computing, em inglês). Essa característica mantém a segurança e confere agilidade ao processamento.

O diretor presidente da IPM, Aldo Luiz Mees, destaca que a solução é inédita no Brasil. “Nenhum outro aplicativo faz parte de um sistema completo de gestão de prefeituras, muito menos que permita o autoatendimento em diversas áreas e com um login único. O que existem são aplicativos independentes ou para a marcação de consultas, ou para informar problemas nas ruas, ou para acessar o carnê de IPTU e guias municipais. A novidade está na integração, que permite fazer tudo isso e outras atividades em um lugar só”, diz.

Depois de Rio do Sul, outras prefeituras que utilizam a plataforma de gestão pública Atende.Net devem implantar o aplicativo.

— O App Atende.Net tem ainda um caráter social ao facilitar o acesso ao serviço público. Em alguns casos isso é possível por meio dos computadores, mas já se sabe que eles correspondem a cerca de 40% dos acessos à internet. Hoje, 90% da população tem celular.

O aplicativo está disponível para celulares Android e pode ser baixado por meio deste link. Até o final do ano, a versão para iOS será liberada.

Benefícios do App Atende.Net


Multicidade (entidade): permite que o cidadão acesse, a partir de um único dispositivo e instalação, diversas entidades. Com isso um proprietário de imóvel em diferentes cidades pode utilizar o mesmo aplicativo.

Multiconta: permite que um proprietário de imóvel (pessoa física) e empresa (pessoa jurídica) de um mesmo município use o mesmo aplicativo.

Multiperfil: uma vez identificado o usuário (pelo CPF/CNPJ), os serviços são agrupados de forma automática por perfil. Isso permite, por exemplo, que um funcionário público acesse com seu CPF e visualize serviços de cidadão comum e também de servidor público.

Plataforma única de serviços: os serviços disponíveis são uma extensão do Portal do Cidadão/Autoatendimento e, dessa forma, o mesmo login (CPF/CNPJ e senha) de acesso utilizado via web, através do navegador no site oficial da entidade, pode ser utilizado para acesso.

Login Anônimo: é possível que o acesso seja realizado sem identificação, com isso alguns serviços ficam disponíveis como consulta de empresas, autenticidade de recibo de pagamento (folha RH) e consulta de licitações.

Notificações: as entidades comunicam os cidadãos através de push notification: Folha de Pagamento Disponível, Débitos Pendentes, Manutenções Agendadas e Realizadas, entre outros.

Na versão inicial são mais de 30 serviços diferentes que podem ser disponibilizados pela entidade. Confira abaixo alguns dos serviços em destaque:

Cidadão

  • Gestão de Serviços Públicos como manutenção de vias, boca de lobo, limpeza de  tubulação, manutenção de pontes etc.);

  • Permite o envio de fotos e localização por GPS;

  • Permite consulta de registros anteriores;

  • Consulta de Autenticidade de Documentos;

  • Débitos em Aberto (permite emissão de guias para pagamento individuais ou agrupadas) / Emissão de CND;

  • Consulta de Protocolos/Processos Digitais;

  • Empresas devidamente inscritas (e ativas) no município.


Saúde

  • Consultas Médicas: Agendamento, Agendadas, em Espera, Realizadas;

  • Atendimentos Médicos (Enfermagem, Multiprofissional, Odontológico);

  • Medicamentos Disponíveis e em uso;

  • Vacinas Aplicadas / Atrasadas e Pendentes;

  • Resultados de Exames;

  • Visitas Domiciliares.


Servidor Público

  • Recibo de Pagamento / Contra-Cheque;

  • Comprovante de Rendimentos IRRF;

  • Férias, Saldo e Relatório Gerencial;

  • Ficha Financeira;

  • Demonstrativo de Tempo de Serviço;

  • Extrato Contribuição Previdenciária;

  • Inscrições e Certificados de Cursos;

  • Margem Consignável;

  • Espelho do Registro de Ponto Eletrônico.


Fornecedor

  • Licitações;

  • Valores a Receber.




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