Prefeituras aumentam presença digital e oferecem autoatendimento - IPM

Prefeituras aumentam presença digital e oferecem autoatendimento

Governo Digital
30 maio 2017

Com menos burocracia, cidadãos podem solicitar documentos e serviços sem sair de casa.

As cidades de Gravataí, Concórdia, Barra Velha, Mirim Doce e Aurora passam a oferecer um novo recurso para atender às solicitações dos moradores: o Portal de Autoatendimento. A novidade, que foi desenvolvida pela especialista em softwares baseados em nuvem para a gestão pública IPM Sistemas, permite otimizar o atendimento dos pedidos feitos pelos contribuintes, eliminando a burocracia e os deslocamentos desnecessários à sede administrativa.

O Portal está disponível no próprio site das prefeituras e reúne centenas de serviços que o executivo municipal oferece ao cidadão. Para ter acesso a alguns deles, o munícipe precisa de um login e uma senha de acesso, que podem ser criados on-line. Além de garantir mais segurança, a solicitação de uma identificação pessoal permite a criação de uma área personalizada dentro do Portal, onde o contribuinte encontra as opções mais acessadas e áreas restritas, geralmente relacionadas à emissão de documentos imobiliários.

Em Concórdia, cidade de cerca de 80 mil habitantes do Oeste catarinense, o Portal de Autoatendimento começou a funcionar no começo de maio. O secretário de Finanças do município, Jacir Mazocco, diz que a população já compreendeu o funcionamento da plataforma, e apesar do pouco tempo de operação, já mudou a forma de se relacionar com a Prefeitura quando precisa solicitar documentos ou serviços.

“Era comum a gente chegar na sede da Prefeitura e encontrar várias pessoas esperando para tirarem uma Certidão Negativa de Débitos, emitir guias de IPTU ou fazer outras solicitações, muito simples. Desde o começo do mês, essa situação mudou e a quantidade de pessoas que vão pessoalmente tratar das demandas caiu 70%”, avalia.

Pertencente à região da Grande Porto Alegre (RS) e com mais de 255 mil habitantes, Gravataí adota as soluções da IPM para melhorar a gestão pública desde 2013. De lá pra cá, os servidores contam com mais agilidade e facilidade nas rotinas da administração municipal. A plataforma em funcionamento já fez a cidade ser reconhecida pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul com o selo digital “Boas práticas de transparência na internet”, por duas vezes consecutivas. Agora, com o Portal de Autoatendimento, essa agilidade será estendida também aos contribuintes.

O Portal permite a renovação de alvarás para empresas, solicitação de corte de árvores, reserva de vagas em creches ou escolas, licenciamento para a construção civil e a emissão de guias para o recolhimento de tributos pertinentes à administração municipal. Além disso, a solução integra todas as áreas da gestão pública, buscando os dados em uma base comum — o que mantém a transparência e a atualização das informações.

A expansão do Portal para outras cidades continua. Até o começo do próximo mês, o município catarinense de Massaranduba, na região Norte do Estado, vai liberar o acesso dos contribuintes à plataforma. Em Rio do Sul, cidade localizada no Alto Vale do Itajaí, o cidadão já conta com os serviços de autoatendimento desde fevereiro.

 

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