Gravataí desenvolve solução online para gestão de veículos de transporte

Ferramenta vai auxiliar a administração municipal na expedição de licenças e vistorias de vans escolares, ônibus e táxis

A cidade de Gravataí, ao norte de Porto Alegre (RS), está implantando uma ferramenta inovadora para gerenciar os veículos de transporte que trafegam pelo município e precisam de licença para atuar. Disponível no Portal do Cidadão, site de serviços da prefeitura, a solução permitirá que a expedição de licenças e vistorias de vans escolares, ônibus e táxis, e seus respectivos motoristas, possam ser feitas totalmente de forma online.

“A ferramenta facilita muito a gestão, trazendo eficiência ao serviço e redução de custos. É possível, por exemplo, ver no mapa do aplicativo todos os pontos de táxis da cidade e vincular com os responsáveis, além de ter informações completas sobre cada motorista e cada veículo, como marca e ano”, explica Giovani Lunelli, gerente do Centro Tecnológico da IPM, desenvolvedora da ferramenta.

Com a solução, a administração municipal também poderá enviar via e-mail notificações aos motoristas em caso de multas ou necessidade de renovar a licença. Os dados, tanto dos condutores quanto dos veículos, são obtidos por meio de cadastro no momento da emissão da licença para o transporte e para o motorista. Dependendo da legislação da prefeitura, a ferramenta pode fazer também a gestão do tráfego de caminhões e carros de transporte associados a aplicativos como Uber.

A ferramenta foi desenvolvida pela IPM a pedido da própria Prefeitura de Gravataí que, até então, fazia o controle manual em programas como Word e Excel. Além desses softwares não serem integrados com o sistema interno, gerando muito mais trabalho na alimentação das informações, não garantiam a segurança dos dados. “Qualquer pessoa poderia apagá-los ou um vírus poderia afetar o computador. Agora teremos registro de quem acessou e todo o histórico permanecerá organizado para as próximas gestões”, explica Silvano Goulart,  chefe da Divisão de Inspeção Veicular.

A gestão de transportes está atrelada o módulo ISSQN e Taxas do Atende.Net, sistema de gestão pública em nuvem utilizado na administração municipal desde 2013. Em fase final de ajustes, a ferramenta deve ser utilizada pela prefeitura ainda neste ano.

Sobre a IPM

A IPM Sistemas atua há 20 anos no desenvolvimento de soluções destinadas à gestão pública, com foco em redução de custos, maior disponibilidade, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis, conta com aproximadamente 300 profissionais, que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento aos milhões de usuários espalhados pelo País.

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