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O que é o Cadastro Único?

  • Foto do Autor Por IPM
  • 19 dez, 2024
  • Tempo de leitura: 4 mins
  • Última atualização: 17 dez às 15:19
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  • O Cadastro Único é uma ferramenta, cada vez mais essencial, para a gestão pública, que permite a centralização e organização das informações dos cidadãos de um Município.

    Trata-se de um banco de dados único e integrado, onde são registradas informações detalhadas sobre os contribuintes, como dados pessoais, localização de imóveis, débitos tributários, entre outras. 

    Este cadastro serve como a base para diversas operações administrativas, como a arrecadação de tributos e a prestação de serviços públicos, sendo uma peça-chave na modernização e otimização dos processos administrativos municipais.

    A implementação de um Cadastro Único eficaz é um passo indispensável para uma gestão integrada de dados, possibilitando uma administração pública mais eficiente, transparente e focada nas necessidades da população. 

    Além disso, ele é fundamental para garantir uma atualização constante das informações, melhorando o relacionamento entre o município e os cidadãos e otimizando a tomada de decisões. 

    Principais benefícios do Cadastro Único

    1. Melhoria na arrecadação

    Um cadastro único bem estruturado ajuda a garantir que todas as informações fiscais dos contribuintes estejam corretamente registradas e atualizadas. Isso facilita a arrecadação de tributos, como IPTU, ITBI, e taxas municipais, pois permite que a prefeitura identifique de maneira rápida todos débito ou se precisa de algum tipo de regularização.

    Além disso, ter uma gestão atualizada em tempo real e com visão geral das informações gera maior controle de compras, pagamentos e prestação de contas, por exemplo. Facilidades que geram impacto especialmente nas equipes de contabilidade.

    1. Melhoria no atendimento ao cidadão

    Com um cadastro unificado, o atendimento ao cidadão se torna muito mais rápido e personalizado. Os servidores públicos conseguem acessar o histórico completo de um munícipe, o que facilita a resolução de dúvidas, a concessão de benefícios e a aplicação de políticas públicas direcionadas a segmentos específicos da população.

    Além disso, com o autoatendimento oferecido pelo Atende.Net, a população tem acesso direto a suas informações e pode, por exemplo, consultar débitos, emitir boletos e regularizar pendências sem precisar se deslocar até a prefeitura. Isso melhora significativamente a experiência do contribuinte e contribui para uma gestão pública mais ágil e eficaz.

    1. Visão geral de todos os departamentos

    O Atende.net funciona com base em tabelas únicas e de uso compartilhado entre os usuários. Ou seja, as informações de todos os departamentos ficam em um único banco de dados.

    Dessa forma, é mais fácil atualizar as informações, evita-se o retrabalho com digitação e, ainda, é reduzido o risco de erros. Afinal, a Prefeitura controlará contabilidade, compras e licitações, gestão de pessoas, folha de pagamento, lançamentos, fiscalização e arrecadação de tributos, por exemplo, em um único sistema.

    1. Economia com papel e logística

    Uma grande vantagem do sistema de cadastro único de dados 100% em nuvem é a aposentadoria do papel. Afinal, todos os dados estão acessíveis com poucos cliques. E todos os documentos podem ser criados e tramitados integralmente pela internet. Inclusive assinados digitalmente. Além da praticidade e agilidade, resulta em economia aos cofres públicos.

    1. Maior controle da dívida ativa

    Ter uma gestão econômica eficiente é meta de todo gestor público. E a possibilidade de cruzamento de dados em tempo real facilita o processo de identificação e correção de inconsistências. Isso significa, portanto, maior agilidade e controle das dívidas.

    1. Melhoria no planejamento e na implementação de políticas públicas

    O Cadastro Único também facilita a coleta e análise de dados sobre as necessidades e características da população local. Ao contar com informações centralizadas e bem estruturadas, a prefeitura pode tomar decisões mais precisas e estratégicas para o planejamento de ações públicas, como a construção de infraestrutura, a distribuição de serviços e a execução de programas sociais.

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