Sistema da IPM moderniza gestão de RH na administração pública - IPM

Sistema da IPM moderniza gestão de RH na administração pública

Recursos Humanos
23 jun 2016

Atende.Net oferece tecnologia exclusiva para rotinas de recursos humanos.

Um dos grandes desafios do gestor público municipal é administrar a área de recursos humanos com maior eficiência e em conformidade com estatuto específico, além de outras diretrizes previstas na legislação. Buscando auxiliar prefeituras, câmaras de vereadores e autarquias, a IPM Sistemas oferece um módulo exclusivamente voltado para a gestão de RH. Disponível na plataforma em nuvem Atende.Net, a tecnologia integra seis macroprocessos do setor de recursos humanos.

O coordenador do Núcleo de RH Web da IPM, Jullian Creutzberg, explica que as funcionalidades da ferramenta abrangem desde o procedimento de folha de pagamento até o processo de avaliação de desempenho. Outras aplicações voltadas para o recrutamento e seleção, ponto eletrônico, estágio probatório e saúde ocupacional, também estão disponíveis para o gestor municipal.

Em Rio do Sul – município catarinense de cerca de 70 mil habitantes, localizado na região do Alto Vale do Itajaí – a Prefeitura utiliza o módulo de RH para dois processos importantes na administração do funcionalismo: geração da folha de pagamento e controle do ponto eletrônico. Conforme a diretora do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração, Laiana Ossemer, as rotinas foram otimizadas. “A integração com o sistema de controle do horário de trabalho dos servidores agilizou os processos de apuração do ponto”, esclarece. A melhoria permitiu reduzir erros na folha de pagamento. A Prefeitura de Rio do Sul tem aproximadamente 1,9 mil servidores ativos.

Através da funcionalidade de processamento da folha, o gestor tem à disposição o cadastro dos servidores públicos – com as movimentações e todo o histórico funcional –, pode realizar cálculos e lançamentos, aplicar reajuste, visualizar movimentações, gerar relatórios, promover o controle de concursos, processos seletivos e candidatos, além de possibilitar a integração automática com o módulo contábil. Por meio do Portal do Cidadão, o funcionalismo municipal conta ainda com o autoatendimento para a emissão de recibo de pagamento, comprovante de IRRF, relatório de períodos de férias, entre outras possibilidades de solicitações.

Na área de recrutamento e seleção, a ferramenta possibilita, por exemplo, o controle de vagas, currículos, processo de seleção e cursos. Para o monitoramento de frequência, o mecanismo de ponto eletrônico otimiza o procedimento com o registro de horários, motivos de abono, permite a importação de dados, além de facilitar a emissão de relatório. No caso do estágio probatório, o módulo de RH oferece ferramenta para a avaliação do funcionário concursado no início de sua carreira, com instrumentos para acompanhamento e controle.

Outra funcionalidade importante é a avaliação de desempenho, que consiste na análise sobre a possibilidade de progressão salarial do servidor público dentro de um plano de carreira municipal, geralmente iniciado após a finalização do estágio probatório com avaliações periódicas. E, fechando o ciclo de macroprocessos integrados pelo módulo de RH do Atende.Net, entre outras aplicações voltadas para a área de saúde ocupacional, o sistema auxilia no agendamento de médico, consultas e exames com emissão de guias de autorização, o cadastro de atestados, além do controle de despesas e mensalidades com planos de saúde.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página