Cliente IPM, município de Nova Santa Rosa é o campeão de transparência no Paraná. - IPM

Cliente IPM, município de Nova Santa Rosa é o campeão de transparência no Paraná.

Cases
11 dez 2015

Ranking foi divulgado no dia 09.12 pelo Ministério Público Federal

O município de Nova Santa Rosa, no Oeste do Paraná, possui a administração mais transparente do Estado segundo ranking divulgado pelo Ministério Público Federal no dia 09 de dezembro. A cidade, que conta com cerca de 7 mil habitantes, foi a única a obter nota acima de 9 no Paraná e desde 1998 utiliza sistemas da IPM para qualificar a gestão pública.

O Ministério Público Federal avaliou se os sites de prefeituras e governos estaduais cumprem 14 obrigações de transparência previstas em lei e dois itens considerados boas práticas. Entre os itens avaliados estão a publicação na internet de todas as receitas e despesas, editais e resultados de licitações, e relatórios de gestão orçamentária. Também foi checada a possibilidade de entrega de pedidos de informação de maneira presencial e pela internet.

O município utiliza sistemas desktop na área administrativa (contabilidade, folha, almoxarifado, planejamento), tributária (IPTU, ISS, Receitas Diversas, Contribuição de Melhoria, Fiscalização de Obras, Arrecadação, Divida Ativa), protocolo e praça de Atendimento. Entre os sistemas Web da IPM, são utilizados pela prefeitura desde 2012: controle interno, patrimônio, frotas, nota fiscal eletrônica, portal do cidadão e escrita fiscal.

Segundo o secretário de Finanças do município, Roberto Luiz Jacoby, “o uso dos sistemas auxiliaram a obter um melhor controle orçamentário, financeiro e patrimonial. O gerencial da arrecadação contribuiu muito para um melhor controle dos tributos, aumentando consequentemente a arrecadação. Com a mudança para a nova contabilidade pública, implementada em 2013 no Paraná e o envio das informações para o Tribunal de Contas do Estado, as dificuldades iniciais foram todas superadas”.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página