IPTU 100% digital: Rio do Sul elimina impressão de carnês a partir deste ano - IPM

IPTU 100% digital: Rio do Sul elimina impressão de carnês a partir deste ano

Administração Geral
06 fev 2019

Os contribuintes de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, não vão mais receber o carnê de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) impresso para pagamento. É que um projeto de lei do ano passado tornou o processo 100% digital a partir de 2019. A medida vale ainda para a cobrança de ISS Fixo, Taxa de Verificação do Cumprimento de Normas Municipais (TVCNM) e a Taxa de Vigilância Sanitária (TVS) também já lançadas neste ano.

A novidade integra a política municipal de desburocratização e emprego da tecnologia para facilitar e dinamizar a relação com o contribuinte. O cidadão poderá fazer o pagamento pelo App Atende.Net usando smartphone ou tablet. Quem preferir, poderá ainda fazer a impressão do documento ou pagar através de meios digitais bancários.

Para o secretário de Administração e Fazenda, Alexandre Pereira, a medida se faz necessária diante da modernização e do uso constante dos recursos digitais.  “Não é preciso mais esperar pelo carnê em casa. Assim que o imposto é lançado, o contribuinte já pode acessar e fazer a sua programação. Assim vamos contribuir com a diminuição da emissão de papel, com os custos com entrega e com o tempo do contribuinte”, explica.

A prefeitura estima que 45 mil unidades gerem cobrança de IPTU no município. Destes, em torno de 6 a 7 mil ao ano já haviam aderido ao sistema digital da cobrança, sem emissão do carnê em papel. O índice de retorno dos carnês do correio era de aproximadamente 10% todos os anos, sendo que muitos contribuintes nunca buscam o documento, o que representa desperdício de dinheiro público.

Confira mais informações no site da prefeitura de Rio do Sul.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página