Cliente IPM Sistemas é um dos cinco municípios mais competitivos de SC - IPM

Cliente IPM Sistemas é um dos cinco municípios mais competitivos de SC

Administração Geral
01 ago 2016

Concórdia ficou entre os primeiros no levantamento feito pela Secretaria da Fazenda.

A região administrativa de Concórdia, no Oeste do Estado, é a quinta mais competitiva de Santa Catarina. O resultado está no Índice de Competitividade Regional (ICR-SC), levantamento feito pela Secretaria de Estado da Fazenda com 36 unidades administrativas catarinenses que considera 66 indicadores de 10 fatores de competitividade como educação básica e superior, saúde, mercado de trabalho, sustentabilidade social e ambiental, infraestrutura, tamanho da economia, solidez fiscal e segurança pública. Desde 2011 o município usa as soluções para gestão pública desenvolvidas pela IPM Sistemas.

Para chegar ao resultado, técnicos da Fazenda estadual estabeleceram valores que variaram entre zero e dez a cada um dos indicadores, conforme o desempenho da região. Na classificação geral, que leva em conta uma média das notas de cada um dos itens avaliados, Concórdia obteve 5,48 pontos. A nota mais alta foi a da Segurança Pública (6,70). Outros destaques positivos foram a Solidez Fiscal (5,85) e a Infraestrutura (5,65).

Esse último quesito avalia, entre outras características, como a prefeitura atende os cidadãos, o consumo de energia elétrica por habitante, a quantidade de rodovias e a facilidade de acesso às telecomunicações. Na parte fiscal foram analisadas a autonomia financeira da prefeitura, a capacidade de poupança, a receita e o percentual dela comprometido com a folha de pagamento, além de outros itens.

Nas duas áreas, a forma como os recursos são gerenciados tem peso importante. Para isso, os gestores municipais contam com sistemas baseados em nuvem como o Portal do Cidadão e os módulos de contabilidade, suprimentos, folha de pagamentos e tributação, que facilitam o controle dos recursos e aperfeiçoam a rotina do executivo municipal.

O gerente de projetos da IPM Sistemas, Antonio Begnini, afirma que a forma como Concórdia administra suas receitas, despesas e necessidades por meio de ferramentas modernas foi importante para a obtenção do resultado. “Os nossos softwares surgem como ferramentas de gestão importantes para aumentar os índices de arrecadação das cidades e são ainda uma porta digital aberta para os contribuintes terem acesso à prefeitura”, diz.

O uso da tecnologia está alinhado ainda com a estratégia Concórdia 2030, um plano de desenvolvimento para os próximos 20 anos que propõe eixos para o crescimento municipal. A ideia é buscar uma cidade planejada, sustentável, inovadora, e que proporcione qualidade de vida aos moradores. No Índice de Competitividade Regional, Concórdia ficou atrás apenas da região da Grande Florianópolis (7,03), Blumenau (6,59), Jaraguá do Sul (6,32) e Joinville (6,07).

 

 

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página