Município de Tibagi protocola prestação de contas até maio de 2015 ao TCE-PR. - IPM

Município de Tibagi protocola prestação de contas até maio de 2015 ao TCE-PR.

Fiscal
13 ago 2015

O município paranaense de Tibagi, com aproximadamente 20 mil habitantes, protocolou junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) a entrega da prestação de contas do Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal (SIM-AM) referente ao mês de maio de 2015. A entrega, feita bem antes da maior parte dos municípios do Paraná, representa uma conquista do setor contábil do município, diante de dificuldades de adaptação que enfrentam diversas administrações do Estado devido às novas novas regras da contabilidade. O Paraná foi o primeiro Estado brasileiro a implantar, em 2014, as mudanças previstas no novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público. 

No final do primeiro trimestre de 2015, por exemplo, o TCE-PR divulgou que apenas 52% das 1.253 entidades públicas do Estado haviam efetuado a entrega de todos os dados do SIM-AM referentes ao exercício de 2014. 

Tibagi utiliza sistema de gestão pública em cloud computing da IPM, que permite aos usuários a operação via web, por meio de login e senha, a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel, como tablet e smartphone. A adoção do modelo de sistema ajudou o município na adaptação ao sistema do TCE-PR, também via web, para as prestações de contas, conforme a contadora da Prefeitura de Tibagi, Emanuelle de Almeida Ravarena. 

“A entrega do trabalho até o mês de maio reflete o grande comprometimento dos servidores públicos municipais envolvidos e também a eficiência do sistema. Isso inclui o atendimento e suporte da IPM para as mudanças que se fizeram necessárias, diante de novas demandas do Tribunal de Contas no decorrer do ano” explica a contadora. 

A responsável ressalta que a agilidade na prestação de contas municipais tem uma fórmula conhecida, que demanda disciplina e competência: não postergar a resolução dos problemas, lidar com demandas complexas de forma pró-ativa e providenciar as soluções o mais cedo possível. 

“Enfrentamos dificuldades de adaptação ao sistema do TCE como outros municípios, mas no âmbito do sistema da prefeitura, por exemplo, conseguimos junto ao desenvolvedor algumas adaptações importantes para evitar que o usuário cometa erros ao usar o software”, reforça Emanuelle. 

A IPM desenvolve soluções de gestão pública a dezenas de municípios no Sul do país. Entre eles, estão alguns dos primeiros acima de 50 mil habitantes a abrirem o exercício 2015 do SIM-AM, caso de Pinhais e Campo Mourão.

Voltar Voltar para notícias
Compartilhe essa notícia
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin
Retornar ao topo da página