IPM Social facilita gestão de benefícios assistenciais na Prefeitura de Pomerode - IPM

IPM Social facilita gestão de benefícios assistenciais na Prefeitura de Pomerode

Social
03 fev 2016

Nesta semana, um grupo de vinte servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, da Prefeitura de Pomerode, no Vale do Itajaí (SC), está participando de um treinamento para operação do IPM Social, da IPM, voltado exclusivamente para gestão de convênios e benefícios sociais em municípios. Para o grupo, a adoção do novo programa vai melhorar as atividades da secretaria em todos os aspectos, desde a agilidade no atendimento das famílias que recebem benefícios quanto nas rotinas administrativas da pasta.

Em Pomerode, em torno de cem famílias com vulnerabilidade recebem benefícios sociais, principalmente, um auxílio alimentação, no valor mínimo de R$ 70. Antes da implantação do IPM Social, todo o controle destes benefícios eram feitos manualmente, em papel e planilhas de Excel. “É tudo manual, não temos como emitir relatórios de forma rápida para saber, por exemplo, saber o número de beneficiários que moram em casa própria. Com o IPM Social, esses dados sairão de forma automática pelo sistema”, ressalta Irani Reinke Ender, gerente da proteção social básica. Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.

Com o novo sistema também será possível gerar automaticamente o arquivo RMA (Relação Mensal de Atendimentos) para importação direta ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Com isso, vão acabar os relatórios manuais e a necessidade de redigitá-los no sistema do MDS.

O novo sistema também permite o acompanhamento mais apurado sobre os encaminhamentos de casos para outras unidades assistenciais, unidades de saúde ou outros órgãos da rede socioassistencial. Isso porque há integração com o IPM Saúde, módulo do sistema de gestão utilizado na prefeitura voltado à saúde.

Integração com o Google Maps
Outro benefício destacado destacado pela equipe da secretaria é a possibilidade de consultar, de forma integrada com o Google Maps, onde está a população com vulnerabilidade, os indivíduos que recebem Bolsa Família, entre outros programas assistenciais. “Estamos bem animados e ansiosos. Hoje o controle manual nos toma um tempo considerável de trabalho”, afirma a gerente.

Na Secretaria, a equipe em treinamento é formada por técnicos, assistentes sociais, psicólogos, diretores, integrantes do setor financeiro e o próprio secretário. Após a capacitação, todos estarão aptos a acessar o sistema, emitir relatórios e conferir dados diversos resultado do trabalho da pasta.

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