Município gaúcho implanta app para facilitar o autoatendimento

Cidadãos e servidores municipais já podem acessar serviços básicos pela tela do celular

Os moradores de Gravataí, no Rio Grande do Sul, já contam com mais uma ferramenta para facilitar a interação com os serviços da prefeitura. O App Atende.Net, integrado ao sistema interno de gestão pública, permite que o cidadão realize o autoatendimento através de celulares.

Segundo o secretário de Administração, Alexsandro Lima Vieira, a proposta da gestão é, primeiramente, criar na população o hábito de acessar o App Atende.Net, assim como ocorreu com a implantação do sistema homônimo, há cerca de seis anos.

“Queremos introduzir a ideia do aplicativo para evitar deslocamentos e ligações desnecessárias à prefeitura. Com o tempo vamos implantando novas funcionalidades. O objetivo é atingir 100% dos usuários de smartphone e internet”, prevê.

Já os servidores municipais, que possuem mais familiaridade com o sistema, contam com algumas funções a mais como a emissão de contracheque e extrato de Imposto Renda. “A cada ano cerca de 400 servidores buscam a prefeitura para a impressão do extrato, agora já é possível baixar no próprio celular”, explica.

App Atende.Net

O App Atende.Net está disponível para os sistemas IOS e Android. Lançado no fim de 2017, é o primeiro aplicativo de autoatendimento do Brasil a ser integrado ao sistema de gestão municipal.

Com ele é possível agendar consultas médicas e odontológicas, verificar a disponibilidade de remédios nos postos de saúde, emitir carnês de IPTU, acompanhar processos, consultar débitos com o município e efetuar o pagamento de impostos municipais por meio da leitura automática do código de barras das guias pelos aplicativos de bancos, sem a necessidade de impressão do documento.

Além disso, o App Atende.Net permite que o morador tire uma foto e informe à prefeitura, por meio do GPS do próprio smartphone, a existência de buracos nas vias públicas ou o entupimento de bueiros e peça o conserto ao órgão responsável.

IPM SISTEMAS

A IPM Sistemas atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de softwares em nuvem destinados à gestão pública, com foco em redução de custos, aumento de receita, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis e Centro Tecnológico em Rio do Sul (SC), conta com aproximadamente 300 profissionais que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento aos milhões de usuários espalhados pelo País.

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