Alvará Fácil Online rende o título de Projeto Inovador ao município de Cascavel

Ferramenta desenvolvida pela IPM Sistemas agiliza a regulamentação de empresas

A adoção do Alvará Fácil Online, na Prefeitura Municipal de Cascavel, oeste do Paraná, rendeu o prêmio Projeto Inovador ao município durante o IV Fórum de Cidades Digitais da região. O evento ocorreu na última quinta-feira (9), no Parque de Exposições de Pato Bragado, e reuniu prefeitos, gestores, vereadores e empresários para tratar do desenvolvimento das cidades a partir de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Desenvolvido pela IPM Sistemas, desenvolvedora e fornecedora do sistema de gestão usado pela prefeitura, o Alvará Fácil Online foi implantado em agosto do ano passado para desburocratizar os serviços municipais, facilitando a regulamentação de empresas e a vida dos empreendedores.

Na plataforma, o cidadão pode realizar todo o processo de qualquer computador com internet. É só acessar o portal do município no campo disponível para empresários e contadores, fazer a solicitação e, caso o contribuinte esteja regularizado, imprimir o certificado.

"Em pouco mais de oito meses de implantação, fechamos o balanço com 5.484 processos protocolados, 5.131 concluídos em três dias, ou seja, 93,56%. É um resultado excelente para o município e para os empresários", explica o secretário de Finanças, Renato Segalla.

O prefeito Leonaldo Paranhos também lembrou da importância da agilidade na emissão do alvará para a cidade. “Obra parada esperando aprovação significa menos impostos circulando, menos empregos gerados. Empresa esperando alvará para trabalhar significa também menos recursos para investimos em saúde, educação, assistência social, estradas rurais, enfim, em políticas públicas que melhoram a qualidade de vida das pessoas", comenta.

Segundo o diretor-presidente da IPM Sistemas, Aldo Luiz Mees, a iniciativa vai ao encontro dos modelos modernos de gestão pública, que buscam dar autonomia ao cidadão e, com isso, agilizar os trâmites municipais.

“A tecnologia possibilita que o cidadão se desloque cada vez menos até a prefeitura, evitando filas e possibilitando que o servidor público seja direcionado a atividades que não podem ser automatizadas, resultando em ganho de produtividade. Tudo isso se reflete na qualidade da gestão”, comenta.

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