A IPM vem a público informar aos colaboradores, clientes e demais partes interessadas que mantém um compromisso inabalável com a garantia da igualdade salarial e das oportunidades, promovendo um ambiente de respeito, desenvolvimento e construção de carreira para pessoas de todos os gêneros, idades, orientações sexuais, origens ou deficiência.
Esse comprometimento tem alcançado resultados expressivos em nosso mercado, nos tornando reconhecidos nacionalmente pela promoção de oportunidades e de um espaço de equidade e respeito.
Como resultado, no primeiro semestre de 2024, a IPM Sistemas foi premiada pela 5° vez consecutiva com o selo de Excelente Empresa para Trabalhar da consultoria global Great Place to Work. Além disso, a empresa foi considerada uma das 25 melhores empresas do país para Mulheres e uma das 3 empresas para uma pessoa LGBTQIA+ trabalhar, segundo análise da consultoria global GPTW, na qual participam mais de 4000 empresas brasileiras.
Nesse sentido, reconhecemos que a diversidade é um dos principais pilares em nossa empresa e acreditamos firmemente que todos os nossos colaboradores, independentemente do gênero, devem ser valorizados e recompensados de forma justa. Assim, asseguramos que as remunerações sejam estabelecidas mediante critérios objetivos e imparciais, refletindo, assim, nosso empenho pela equidade e transparência em todas as práticas de gestão de pessoas.
É com grande honra que mantemos ao longo dos anos a equidade de salários entre homens e mulheres cargo a cargo, considerando condições iguais de experiência, desempenho, habilidades e conhecimentos.
É importante ressaltar que, enquanto valorizamos as análises externas como o relatório divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), reconhecemos que estas consideram exclusivamente comparações objetivas dos Grandes Grupos da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), que unem em uma mesma categoria de comparação cargos totalmente distintos, em áreas, níveis de experiência e conhecimentos diferentes. Ou seja, a análise compara cargos diferentes como se fossem iguais.
De forma mais específica, a análise do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) não considera diferenças objetivas entre requisitos, formação, tempo de experiência, conhecimentos, carga horária, habilidades, ou mesmo questões de mercado entre os diferentes cargos, como disponibilidade de profissionais com conhecimentos específicos e avançados. Dessa forma, tal abordagem restrita pode distorcer a interpretação do relatório, gerando interpretações equivocadas.
Entretanto, a própria IPM já passou por auditorias e análises externas sobre questões de igualdade salarial. Da mesma forma, é destacado no próprio relatório do MTE que a IPM promove diversas ações afirmativas para garantir a diversidade, a igualdade salarial e critérios remuneratórios justos, como representatividade e incentivo para a promoção de mulheres em cargos de liderança, a implementação de um plano de cargos e salários objetivo, dentre muitas outras.
Nosso plano de cargos e salários e processos de avaliação de desempenho são minuciosamente estruturados, considerando critérios claros e objetivos como experiência, habilidades, responsabilidades e desempenho, assegurando que todas as decisões relacionadas a remuneração sejam fundamentadas e livres de viés de gênero ou qualquer forma de discriminação.
Da mesma forma, destacamos que na IPM Sistemas cerca de 35% dos colaboradores nos diferentes setores e níveis hierárquicos são mulheres. Temos orgulho de proporcionar um ambiente onde mulheres constroem carreiras de sucesso.
Além disso, reforçamos nosso compromisso com o cumprimento integral das exigências da Lei nº. 14.611/2023 (Lei de Igualdade Salarial e Critérios Remuneratórios).
Acesse aqui o relatório!