Irineópolis (SC) vira exemplo em transparência e empreendedorismo com ajuda de soluções da IPM
Por
IPM
7 maio, 2025
Tempo de leitura: 3 mins
Última atualização: 29 abr às 15:28
Transformar os serviços físicos em atendimentos digitais e com menos burocracia era o objetivo principal de Irineópolis, em Santa Catarina. Ainda assim, a cidade de 10.285 habitantes enfrentava dificuldades em simplificar os processos para atender a população com mais transparência e rapidez.
Empreendedorismo e transparência
Com soluções da IPM desde 2021, cinco instituições do Município já conseguiram modernizar os atendimentos: Prefeitura, Câmara, os Fundos Municipais de Assistência Social e Saúde e o Hospital Municipal Bom Jesus. Ou seja, atualmente todos operam com o sistema 100% em nuvem.
O secretário de Administração e Finanças de Irineópolis, Rodrigo Jurck, cita que a tecnologia foi essencial para a transformação positiva da cidade.
“O sistema público é burocrático por natureza, o grande desafio do gestor é simplificar o atendimento ao cidadão. Quando colocamos os serviços em um aplicativo de celular, na palma da mão, na casa das pessoas, estamos fazendo isso. Dessa forma, conseguimos simplificar a gestão pública e atender o cidadão de forma mais eficiente. Quando democratizamos o acesso aos serviços temos maiores chances de sucesso”, pontua Jurck.
Gestão eficiente
Em 2024, Irineópolis foi um dos 35 clientes IPM que recebeu o Selo Diamante de Transparência pelo PNTP (Programa Nacional de Transparência Pública), mais conhecido como Radar da Transparência, que reconhece o trabalho de Estados e Municípios que atuam de forma transparente.
“A IPM tem nos fornecido, através dos módulos, as ferramentas necessárias para que possamos modernizar nossa administração. Somos reconhecidos como um município transparente, um dos três no estado com maior agilidade para abertura de empresas, tudo isso graças à modernização dos processos”, finaliza o secretário de Administração e Finanças do Município.
Nesse sentido, ainda no ano passado, o ranking Sinconfi, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), também listou a cidade com nota máxima pela qualidade das informações fiscais e contábeis encaminhadas ao órgão de administração pública.
Os sistemas desenvolvidos pela IPM permitem mais transparência às gestões por conta da automatização das atividades feitas pelos servidores. As soluções hoje fazem de forma ágil o que antes era inserido no sistema manualmente, com mais chances de erros e retrabalho da equipe.
A tecnologia identifica irregularidades relacionadas aos débitos dos contribuintes. Em seguida, ela notifica o respectivo órgão, que avisa o munícipe para fazer o pagamento da dívida. Dessa forma, além do aumento na arrecadação da cidade, a população também consegue se livrar de restrições para emitir documentos na Prefeitura.
Conheça outras gestões que também inovam com a IPM: