8 vantagens de usar software cloud de gestão escolar municipal
IPM - Blog
Educação Educação

Quem já participou da elaboração de uma grade de horários sabe muito bem o quanto fazer isso é difícil e demorado, requerendo muita concentração e paciência. Uma tarefa que, até pouco tempo, era totalmente manual, levando dias para ficar pronta. Felizmente, a tecnologia cloud computing chegou para facilitar a vida dos gestores escolares. Como exemplo, pode-se citar o software de gestão escolar IPM Educação, que oferece centenas de facilidades para a administração da rede municipal de ensino

Utilizando um software desenvolvido 100% em nuvem, é possível contar com rotinas automatizadas que facilitam e agilizam o trabalho dos Servidores das secretarias municipais de Educação. Entre elas, estão a geração de calendário escolar, o controle completo dos corpos docente e discente, bem como dos demais funcionários, da central de vagas e de bibliotecas (gestão de empréstimos, devolução e aplicações de multas, se for o caso), entre muitas outras.

Facilidade inclusive para a gestão da estrutura física, com cadastros para controle da área e demais características, como as referentes a abastecimento de água e destinação de lixo, por exemplo, informações que são importantes para realização do censo escolar. Tudo gerenciado pela Internet, com atualização de dados em tempo real e acesso 24h, todos os dias, por computador, tablet ou smartphone

Para exemplificar melhor como a tecnologia cloud computing facilita a gestão da rede municipal de ensino, listamos 8 motivos para ter essa solução no seu Município: 

  • Criação de Calendário Escolar Digital para todo o Município
  • Realização de Censo Escolar de forma automatizada
  • Gerenciamento prático e ágil da Central de Vagas
  • Praticidade com o Portal do Professor
  • Painel para controle pedagógico
  • Editor próprio de textos com recurso de voz
  • Facilidade e economia na gestão de alimentação e nutrição
  • Maior controle do transporte escolar

Abaixo, entenda como esses recursos qualificam a gestão municipal de ensino.

1. Criação de Calendário Escolar Digital para todo o Município

Já pensou em poder criar o calendário escolar de forma 100% digital, prática e rápida, e para toda a rede municipal de ensino? O software de gestão escolar IPM faz exatamente isso. Ele permite criar um calendário geral para o Município, ao qual as unidades escolares podem atribuir as suas especificidades e, então, criar o calendário da sua escola. Depois disso pronto, também é possível gerar os calendários das turmas. E o melhor: tudo pode ser feito no silêncio de qualquer sala, pois o sistema fica disponível 24h, todos os dias, mediante configuração de acesso conforme os privilégios definidos pela alta gestão.

Software IPM Educação permite criar calendário escolar para o Município todo

Software IPM Educação permite criar calendário escolar para o Município todo, por escola e, também, por turma. Imagem: IPM/Reprodução.

>> Inteligência Artificial da IPM ajuda no combate à evasão escolar

>> Gestão preditiva facilita planejamento urbano e reduz filas de espera

>> IPM eComunica simplifica a comunicação pública 

2. Realização de Censo Escolar de forma automatizada

Trocando as planilhas de papel e os sistemas desktop pela tecnologia cloud computing IPM Educação, para gestão escolar, é possível automatizar a realização do censo, tornando esse processo muito simples e ágil. Basta ir inserindo todos os dados corretamente no software ao longo de todo o período letivo. Quando chegar a hora de fazer o censo, bastará que um Servidor dê o comando que automaticamente será gerado o arquivo para posterior envio ao Sistema Educacenso (Inep/MEC), garantindo ao Município o correto repasse de verbas. Se houver inconformidades, o próprio software sinaliza para o devido ajuste, proporcionando tempo hábil para o envio.

3. Gerenciamento prático e ágil da Central de Vagas

Gerenciar as solicitações de vaga e/ou transferência, a lista de espera por vagas e o abandono escolar também fica muito mais fácil com uso de tecnologia de última geração para gestão da educação municipal. Por exemplo, o software da IPM permite fazer esse controle com poucos cliques, e com emissão de comprovantes para cada fase. Também possibilita realizar o cruzamento dos dados e emissão de relatórios atualizados em tempo real, dando agilidade aos processos, ao mesmo tempo em que reduz a carga de trabalho.

IPM Educação tem painel de gestão administrativa escolar com visão completa

Painel da gestão administrativa escolar apresenta visão completa dos dados da instituição, inclusive alertando para pendências. Imagem: IPM/Reprodução.

4. Praticidade com o Portal do Professor

Usar tecnologia cloud computing para gestão escolar também significa aposentar o tradicional Diário de Classe em papel. O professor não precisa mais ficar carregando peso nem correr o risco de pegar o diário da turma errada. Além disso, consegue ter uma visão gerencial das suas atividades de forma 100% digital, registrando desempenho, avaliações e frequência das suas turmas, plano de ensino (trimestral, semestral ou anual), ocorrências e/ou observações. Tudo de forma digital, por computador, tablet ou smartphone. Além de tudo disso e outras funcionalidades, a tecnologia IPM Educação também permite consultar e visualizar os detalhes das pendências de frequência, desempenhos de avaliações e fechamento de módulo letivo de um diário de classe selecionado de forma muito fácil, a qualquer hora do dia. 

IPM Educação tem Portal do Professor com todos os dados sobre turmas, planos de ensino, frequências e avaliações

Portal do Professor reúne todos os dados sobre turmas, planos de ensino, frequências, avaliações e ocorrências, tornando a rotina do educador muito mais simples, fácil e rápida. Imagem: IPM/Reprodução.

5. Painel para controle pedagógico

O trabalho dos coordenadores pedagógicos também é facilitado e agilizado pelo uso de tecnologia de última geração, como é o software de gestão escolar da IPM. Esse software permite que eles façam o acompanhamento dos diários de classe diretamente pelo sistema, a qualquer hora do dia. Também podem acompanhar o fluxo de dados e os diários que possuem pendências, bem como ter acesso a diversos indicadores de inteligência de dados, atualizados em tempo real.

>> IPM Saúde é eleita a melhor solução do Brasil para Smart Cities

>> Rio do Sul é o mais rápido do Brasil em abertura de empresas

>> São José migra 76 bancos de dados para plataforma única em tempo recorde

6. Editor próprio de textos com recurso de voz

A vida dos professores e coordenadores pedagógicos ficaria muito mais fácil se eles não precisassem abrir vários sistemas diferentes nem ficar horas escrevendo relatórios e planos de aula, não é mesmo? Novamente vem a tecnologia para resolver isso. O IPM Educação conta com um editor de textos próprio da plataforma, para que os professores digitem seus trabalhos, provas e recados, por exemplo. E eles também podem ganhar tempo ditando seus textos, por meio do recurso de reconhecimento de voz oferecido pelo software IPM, que irá transcrevendo a fala instantaneamente, facilitando o trabalho do educador, que ganhará agilidade e conseguirá realizar outras tarefas importantes com a economia de tempo de digitação. Tudo de forma simples e intuitiva. Além disso, o Município não precisará gastar com compra de licenças e/ou antivírus, por exemplo.

7. Facilidade e economia na gestão de alimentação e nutrição

Garantir um bom controle da alimentação oferecida nas escolas é fundamental, tanto para a saúde dos educandos quanto para os cofres públicos. Para garantir as quantidades nutricionais corretas, bem como o estoque necessário, o Município deve manter um controle rigoroso dessas informações. E isso é facilitado pela tecnologia 100% em nuvem e de plataforma única de dados da IPM, que proporciona controle antropométrico, gerenciamento de receitas, cardápios, estoque e distribuição. Também tem rotinas para controle de consumo por unidade da rede de ensino, evitando desperdícios ou número insuficiente de alimentos. Tudo isso facilita e agiliza a prestação de contas, bem como o atendimento da legislação vigente, como as estabelecidas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

8. Maior controle do transporte escolar

Outro importante benefício que um software de gestão escolar cloud computing tem a oferecer à rede de ensino municipal é um minucioso controle de alunos que utilizam o escolar, bem como das rotas oferecidas. Por exemplo, por estar na plataforma única de dados Atende.Net, a solução da IPM para Educação se comunica com as demais soluções, como Frotas e Almoxarifado (caso a prefeitura utilize também esses módulos), o que garante uma eficiente gestão de rota, de manutenções e dos contrato de terceiros. Tudo com atualização em tempo real e com indicadores que permitem uma gestão pautada em dados.

Leia também:

>> Gestão de Obras e Posturas: 7 benefícios do uso da tecnologia 

>> Gestão de cemitérios: tecnologia facilita o trabalho das Prefeituras

>> Vigilância em Saúde: como a tecnologia melhora a gestão municipal

>> Gestão municipal da água: 6 vantagens do uso da tecnologia 

>> Gestão ambiental municipal: 4 benefícios do uso da tecnologia IPM

Peça uma demonstração aos consultores IPM

Siga a IPM no Linkedin, Facebook, Twitter, Instagram e YouTube

Voltar Página anterior
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Retornar ao topo da página