Muito além da eliminação do papel: benefícios do Governo Digital - IPM
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Em tempos de modernização digital das prefeituras por todo Brasil, é fundamental reforçar que os benefícios do Governo Digital vão muito além da eliminação do papel da rotina.

Sem o uso da tecnologia, muitas das tarefas que realizamos hoje seriam inviáveis. Reuniões remotas, compras on-line e transferências via PIX, são exemplos da nova rotina que vieram para ficar.

Cada vez mais os setores privados buscam inovar e lançam funcionalidades tecnológicas para atingir um número maior de pessoas.

Apesar de muitos dos órgãos públicos ainda estarem em sistemas desktop e com o uso excessivo de papéis, muitas cidades estão se adaptando a nova realidade e construindo governos digitais.

Um governo digital, além de ter como um dos principais pilares um sistema de gestão 100% em nuvem, precisa oferecer mobilidade e eficiência nos serviços prestados aos cidadãos.

A gestão pública, para se tornar digital, precisa manter uma comunicação direta e eficiente para melhorar a performance e reduzir o tempo na resolução de demandas.

Sabemos que um Governo Digital não precisa de papel para tramitar processos, mas esta é apenas uma das várias características que definem a modernização da administração pública.

Podemos destacar outras características para nortear a definição de um Governo Digital. Entre elas estão:

1. Sistema único de gestão

É fundamental contar com um sistema de gestão integrado e único para modernizar e agilizar os serviços públicos.

Assim, os servidores não precisam alimentar múltiplas plataformas e deixar as informações espalhadas e desconexas.

Utilizando uma plataforma única de gestão pública municipal, é possível gerar processos licitatórios, rotinas de RH, Compras, Contabilidade, Tributação, Arrecadação e Atendimento ao Cidadão.

Além disso, os servidores também conseguem descrever memorandos, solicitar ordens de compras e efetuar pagamentos.

O gestor pode ainda acompanhar a fila de processos e seus prazos, por setor ou funcionário. E através dos indicadores, é possível colher informações para administrar a receita do município.

2. Processos digitais

Os benefícios do Governo Digital vão muito além da eliminação do papel na gestão pública. Conheça outras características desse modelo.

Digitalização de processos promove uma série de benefícios.

Um sistema em nuvem e integrado substitui os processos tradicionais que anteriormente eram realizados em papel.

Você pode digitalizar documentos físicos que ainda precisam ser consultados e armazená-los no software de gestão para tramitá-los com facilidade e agilidade.

Além disso, o servidor pode classificar cada arquivo digitalizado e separar por categorias, facilitando o controle e possibilitando o acesso em poucos cliques.

Assim, ao digitalizar os processos, os servidores municipais ganham:

  • Tempo na resolução de processos;
  • Facilidade para realizar suas tarefas diárias;
  • Eficiência nos serviços;
  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade.

Processos feitos em papel como solicitação de férias, avaliação de desempenho, memorandos, ofícios, solicitações de diárias/adiantamentos, por exemplo, levam muitos dias para serem solucionados.

Com a modernização dos documentos, tornou-se mais ágil e rápido concluir a resolução dos processos.

assinatura eletrônica é outro ponto forte para contribuir para a desburocratização dos serviços e é um dos motivos para romper com a necessidade do uso de papéis na tramitação de processos.

O envio de documentos em papel no meio físico para colher assinaturas atrasa os processos, fato que não acontece com o uso da assinatura digital.

Com certificações de segurança, as assinaturas digitais permitem que o gestor municipal consiga assinar empenhos, liquidações e pagamentos de qualquer lugar.

3. Workflow de processos

Para organizar o trâmite de processo em meio digital, é necessário mapear os processos e criar fluxos de trabalho (workflow) para padronizar etapas e direcionar o trabalho dos servidores.

O mapeamento de processos é uma abordagem que garante a padronização de etapas para a execução de quaisquer tipo de atividades dentro da administração.

Com a implementação do Workflow, tramitar processos, enviar notificações, solicitar assinaturas, validar pareceres, entre outras atividades podem, assim, ser realizadas automaticamente.

Ou seja, o workflow direciona a realização de cada atividade para o setor e servidor responsável, oferecendo transparência aos procedimentos e evitando que o processo fique parado.

Dessa forma, é possível identificar inconsistências e etapas que podem ser descartadas, aprimorando as rotinas de trabalho.

Dara é capaz de atender de forma natural e orgânica através da Inteligência Artificial

Dara é a primeira assistente virtual para gestão pública que realmente usa Inteligência Artificial

4. Autoatendimento para cidadãos

Parte fundamental de um Governo Digital é a disponibilização de serviços ao cidadão por meio de um portal unificado e acessível na internet.

Nele, devem constar todos os serviços oferecidos e informações sobre como solicitá-los.

A transformação digital de uma prefeitura depende da digitalização de documentos, da automatização de processos e também da capacidade de oferecer serviços online efetivos aos cidadãos.

Além de solicitar serviços digitalmente, o cidadão precisa acompanhar o andamento dos seus processos e interagir, anexando documentos faltantes.

O autoatendimento online elimina a necessidade de deslocamento do cidadão até a prefeitura, trazendo economia de tempo e de gastos com transporte.

As solicitações, ouvidoria e protocolos também devem ser digitais, para que tudo permaneça registrado no sistema, gerando transparência e agilidade no processo.

5. Gestão preditiva

Outro benefício de governos digitais é a chamada gestão preditiva. Com auxílio de tecnologia e de uma forte cultura pensada para inovação, é possível prever demandas e antecipar ações.

Atualmente, várias soluções solicitam meios para analisar e buscar antecipar quais serão as necessidades dos cidadãos. A análise de dados, por exemplo, é uma dessas variantes.

Quando um Governo Digital utiliza uma plataforma integrada de dados, ele pode aproveitar essas informações em técnicas de análise para desenhar cenários mais precisos sobre a população.

O governo, então, pode utilizar essas informações para planejar ações e agir preditivamente, o que gera benefícios aos cidadãos e economias para a administração pública.

Tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial, podem combinar-se ainda a essa abordagem para realizar análises mais profundas e rápidas dos dados, o que gera resultados superiores.

Esse é um dos pilares do Governo Digital, quando a gestão pública deixa de ser apenas imediatista e constrói ações com olhar no futuro das cidades.

A Dara, da IPM Sistemas, é a primeira IA para gestão pública abrangente que auxilia gestores públicos nessa jornada com agilidade e de maneira intuitiva.

Criada no Brasil pelo time IPM Sistemas, Dara é a primeira Inteligência Artificial para gestão pública

Desenvolvida no Brasil, Dara é a primeira Inteligência Artificial abrangente para gestão pública

6. Inovação administrativa

Para a garantir plena execução de todos os benefícios citados, é necessário então contar com o auxílio das ferramentas tecnológicas.

Através do software de gestão em nuvem da IPM Sistemas, é possível gerenciar com eficiência as atividades administrativas de órgãos públicos municipais.

Além de possuir todos os pilares essenciais para uma Prefeitura Digital, o Atende.Net engloba em uma única plataforma todas as áreas da gestão pública.

A modernização da administração pública é urgente e a eficiência da gestão depende não só de bons gestores, mas também do uso de ferramentas tecnológicas que facilitem governos digitais.

Se você quer saber mais vantagens de implementar o Atende.Net, software de gestão em nuvem, fale com um de nossos consultores agora mesmo.

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